Inversor de frequência: o que é e onde utilizar?

02/06/2015 - Dicas Ageon, Inversores de Frequência

O que é um inversor de frequência?

Inversores de frequência (também chamados de conversores de frequência) são utilizados em diversas situações, principalmente no ramo industrial. Apesar de pouco conhecidos, esses aparelhos desempenham um papel muito importante. Você sabe o que é um inversor de frequência? Sabe para que servem esses aparelhos?

 

O que é um Inversor de Frequência?

De modo geral, um inversor de frequência é um dispositivo eletrônico capaz de controlar a velocidade de um motor de indução. Com a utilização de um inversor, o motor passa a trabalhar com frequências diferentes da fornecida pela rede, o que possibilita a variação da velocidade de giro. Isso permite que o motor trabalhe em diferentes velocidades, sem a utilização de meios mecânicos, como polias, válvulas e redutores.

Além da variação da velocidade do motor, utilizar inversores de frequência traz diversas outras vantagens. A possibilidade de acionamentos suaves contribui para elevar a vida útil do sistema, principalmente em relação a engrenagens e outras transmissões mecânicas. A economia de energia também é um fator importante. Há ainda modelos de inversores com funções extras, como acionamento de relés e temporizadores incorporados.

Outra vantagem é a economia no consumo de energia elétrica. Para ilustrar, pensemos numa moto-bomba que alimenta uma caixa d’água. Se utilizarmos uma válvula ou registro para reduzir a vazão de água para o reservatório, o motor continuará trabalhando com a mesma frequência, e ainda trabalhará forçado. Utilizando um inversor de frequência, reduzimos a rotação da moto-bomba, reduzindo a vazão e economizando energia elétrica.

 

Onde são utilizados Inversores de Frequência?

A Ageon fabrica inversores de frequência que podem ser utilizados em diversas aplicações, principalmente pela indústria.

Os inversores de frequência da Série XF e da Série YF, por exemplo, podem ser utilizados em uma infinidade de máquinas, como tanques resfriadores de leite, esteiras transportadoras, bobinadeiras, ventiladores e muitas outras.

Existem alguns inversores de frequência que são destinados a aplicações específicas. É o caso do modelo YF iR, que foi desenvolvido mais especialmente para climatizadores evaporativos e possui funções de temporização e acionamento da bomba, além de controle remoto. Já o modelo YF Ice foi desenvolvido para aplicação em máquinas de sorvete e conta com funções próprias para esta utilização. Outro exemplo é a Série IEX70, que possui inversores específicos para esteiras ergométricas profissionais.

***

Você utiliza inversores de frequência? Conhece as vantagens de sua utilização?

Deixe sua opinião abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    cristiane cavour disse:

    Ola boa tarde
    tenho um touro mecânico com motor trifásico e gostaria de saber se o inversor de frequência serve para eu ligar na rede monofásico ou bifásico???

    Olá Cristiane, como vai?
    Os inversores de frequência Ageon podem ser utilizados em ambos os casos, desde que a soma das fases seja igual a 220V.
    Caso possua alguma dúvida sobre a utilização dos nossos inversores de frequência, possuímos uma equipe de suporte técnico disponível pelo telefone (48) 3028-8878.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Messias Sousa disse:

    Tenho uma dúvida, preciso usar um inversor em um motor de 2CV baixa rotação (aprox 1700 rpm).. Eu preciso ter ainda um redutor de velocidade ou posso instalar o inversor sem precisar do redutor? O que muda não tendo o redutor, perde potência, torque, etc?

    Olá Messias, como vai?
    No caso dos inversores da Ageon que são escalares, a função tensão x frequência não deve alterar o torque. Porém, em aplicações AC em frequência muito baixa não é possível manter o torque constante nas rotações muito baixas, dada a própria curva de rendimento do motor. É preciso estudar a aplicação para que não tenha problemas na operação.
    Caso possua alguma dúvida sobre a utilização dos inversores de frequência Ageon, entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Rogério disse:

    Preciso converter uma rede de monofásica para trifásica, porem não é para alimentação de motores e sim para outros aparelhos do tipo resistivo, posso utilizar os inversores?

    Olá Rogério, tudo bem?
    Isto vai depender a corrente máxima por fase utilizada. Se ultrapassar o limite do inversor, o mesmo irá desarmar.
    É preciso tomar cuidado com o balanceamento de cargas para que isto não prejudique o módulo IGBT do inversor. Caso desejar mais detalhes, sinta-se à vontade para entrar em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878. Nossa equipe poderá ajudá-lo a identificar se sua aplicação permite o uso de inversores e, em caso positivo, qual o modelo mais indicado.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Pedro Constant disse:

    Tenho dois relógios bifásicos na minha casa e queria montar um quadro de comando que recebesse as 4 fases de 110V (tenho as 3 fases da rede entre as 4) + o neutro e saísse com 2 fases de 110V, sendo que esse quadro deveria: possuir DPS, balancear a carga entre os dois relógios, mesmo que uma ou mais fases de entrada caiam continuar provendo duas fases de 110V, e, por fim, não deixar passar sobre ou subtensão parametrizada. Seria possível fazer isso via inversor de frequência? Qual modelo deveria ver?
    Muito obrigado

    Olá, Pedro
    Os inversores de frequência não são destinados para este tipo de aplicação.
    Sua principal função é variar a velocidade de motores de indução trifásicos.
    De qualquer forma agradecemos o contato.

    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Rodrigo Duarte disse:

    boa noite preciso de um inversor de frequencia para um touro mecanico minha rede monofase de 220 uma fase e um neutro touro com motor de 4cv / 2.5 com 1750/870 rpm trifase o que vc me indica e valores?

    Olá, Rodrigo
    Primeiramente a Ageon agradece seu interesse em nossos produtos.
    Dito isto, gostaríamos que você nos enviasse seu número de telefone ou endereço de e-mail. Dessa forma, nosso departamento comercial pode entrar em contato para indicar o melhor produto e apresentar uma proposta.
    Se preferir, você pode entrar em contato direto com nossa equipe pelo telefone (48) 3028-8878.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    carlos antero disse:

    posso instalar um IF em um motor de 8 polos trifássico

    Olá Carlos,

    Respondendo a sua questão, sim você pode. Entretanto para isso ser possível é necessário que o motor tenha configuração 220V e o inversor de frequência esteja dimensionado corretamente para a corrente nominal do motor.

    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Caio Brito disse:

    Olá,

    Gostei muito do atendimento de uma empresa que apresentou vossos produtos ( http://www.invercenter.com.br ), em breve iremos adquirir alguns itens

    valdir disse:

    tenho um motor monta carga motor trifasico 2 cv estou usando sem inversor de frequencia , o motor ta superaquecendo, o inversor ajudaria o motor nao se aquecer tanto ou isso nao tem nada a ver?

    Olá Valdir,

    Os inversores de frequência da Ageon possuem diversas funções de proteção, como você pode ver no post Inversor de Frequência – Protegendo o Equipamento. Entre essas funções, estão a proteção contra superaquecimento e contra sobrecorrente.
    Entretanto, é importante identificar o motivo do superaquecimento. Certifique-se de que o motor não está danificado ou se a carga é compatível com a potência do motor.

    Em caso de dúvidas sobre a utilização dos nossos inversores, entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878.

    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Anderson Santos disse:

    O EQUIPAMENTO PEDE DE ACORDO COM O PROJETO UMA ROTAÇÃO NA ENTRADA DO MOTO-REDUTOR DE 1750 RPM E UMA VELOCIDADE DE 96,40 RPM (REDUÇÃO 1:18) NA SAÍDA E O MOTO-REDUTOR NOVO QUE COLOCARAM TEM 1750 NA ENTRADA E UMA VELOCIDADE DE 36,4 ( REDUÇÃO DE 1:48) ELES COLOCARAM UM INVERSOR DE FREQUÊNCIA MAIS NÃO ADIANTOU MUITO ESTAMOS TENDO MUITA PERDA DE PRODUTO. ACHEI MEIO ESTRANHO AQUELA VELOCIDADE TÃO BAIXA. LOGO ENTRAREI EM CONTATO COM VCS E FICO MUITO GRATO PELA ATENÇÃO!
    Técn. Mecânica Anderson.

    Muito obrigado por acompanhar nosso blog, Anderson.
    Estamos à disposição para tirar dúvidas e fornecer informações sobre nossa linha de produtos.

    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Anderson Moura disse:

    Na verdade eu nunca vi um inversor de frequência trabalhando em motor acoplado em moto-redutor, seria meio estranho, sabendo que na empresa de acordo com o projeto da máquina, o moto-redutor tem uma redução de 1:18 e os supervisores de manutenção trocaram o moto-redutor com uma redução de 1:48… o encarregado então colocou m inversor e dá claramente para perceber que o motor trabalha com ruídos estranhos, isso pode acarretar na danificação do motor?

    Olá, Anderson

    É preciso analisar estes ruídos. Temos que levar em conta o ruído do chaveamento do inversor. Este é comum e, quanto menor a frequência de chaveamento empregada, maior o ruído. O principal nesta questão é saber a potência e velocidades necessárias para atender o seu equipamento. Analisando os dados de placa do motor (numero de pólos e RPM), poderemos saber se este atende a relação de transmissão necessária. Observe também a corrente nominal do motor, alterando os parâmetros proteção no inversor. Isto garantirá que o motor não seja danificado.

    Caso ainda possua dúvidas, nossa equipe técnica ficará feliz em atendê-lo através do telefone (48) 3028-8878.

    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Anderson Moura disse:

    O INVERSOR DE FREQUÊNCIA INSTALADO PARA AUMENTAR A VELOCIDADE DE UM MOTO-REDUTOR DE VELOCIDADE PODERÁ ACARRETAR DANOS, SABENDO QUE, QUANDO O MOTO-REDUTOR FOI PROJETADO PARA UMA VELOCIDADE “X”, ISSO NÃO MUDARIA O TORQUE E A RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO DO MOTO-REDUTOR E SUAS CAPACIDADES?

    Olá, Anderson

    O inversor de frequência em si já altera a velocidade de rotação do motor, não necessitando a utilização de moto-redutores. Caso o motor esteja acoplado em um moto-redutor, alterar a velocidade iria sim, mudar o torque e a relação de transmissão do mesmo. Desta maneira é necessário analisar a necessidade e as vantagens dos dois equipamentos, escolhendo a opção mais viável para o projeto.

    Caso ainda possua alguma dúvida, nosso suporte técnico está à disposição para lhe atender através do telefone (48) 3028-8878.

    Muito obrigado pelo contato e por acompanhar nosso Blog.

    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Ivo Eugenio Guntzel Ramos disse:

    Necessito construir uma bancada de teste de eficiencia de trocadores de calor casco tubo com duas bombas de 1 cv controlados por inversor de frequencia e 4 tomadas de temperatura . Uma bomba será para óleo e a outra para água de refrigeração e as tomadas serão para entrada e saída de óleo e entrada e saída de água do trocador.
    Agradeço a colaboração.
    Engº Ivo Ramos

    Olá Sr. Ivo Ramos

    Sua solicitação já foi encaminhada ao setor responsável. Em breve nossa equipe estrará em contato através do seu e-mail para sanar suas dúvidas.

    Gratos pelo contato,
    Equipe Ageon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.