Configurando um controlador de temperatura: Parâmetros Básicos

06/08/2020 - Como Configurar, Controladores de Temperatura, Dicas Ageon
Configurando um controlador de temperatura: Parâmetros Básicos

Quando falamos de controladores de temperatura alguns parâmetros são comuns a diversos modelos. Setpoint, histerese e calibração, por exemplo, são termos utilizados com frequência para nos referirmos a alguns dos principais ajustes a serem realizados no controlador antes de sua utilização. Neste post vamos apresentar os parâmetros básicos para a configuração de um controlador de temperatura e como configurá-los nos controladores Ageon.


Setpoint – Temperatura de controle

O setpoint é o mais básico de todos os parâmetros dos controladores de temperatura. Este parâmetro deve ser configurado com a temperatura na qual o sistema deve se manter ou, em outras palavras, a temperatura na qual o sistema de aquecimento ou refrigeração deve ser desligado. Se você possui uma câmara refrigerada e deseja que ela permaneça a 5°C, por exemplo, o setpont deve ser ajustado para 5°C.

Na maioria dos controladores de temperatura Ageon o setpoint ajustado pode ser visualizado pressionando a tecla SET. Ainda com a tecla pressionada também é possível ajustar seu valor, utilizando as teclas Cima e Baixo para atingir o valor desejado.

Histerese ou Diferencial

Da mesma forma que o setpoint determina a temperatura na qual o sistema de aquecimento ou refrigeração é desativado, a histerese determina a temperatura na qual o sistema será ligado novamente. No entanto, a histerese é ajustada com um valor de temperatura absoluto, mas sim uma diferença em relação ao valor definido no setpoint.

Voltando ao exemplo da câmara refrigerada em que definimos o setpoint em 5°C. Dessa forma, o compressor ficará acionado até que a temperatura atinja 5°C e então será desligado. Naturalmente, com o passar do tempo a temperatura tende a subir e em algum momento o compressor deve ser acionado novamente para que a temperatura volte à faixa desejada. Assim, caso desejarmos que a temperatura não ultrapasse 7°C, devemos ajustar a histerese para 2°C. Como se trata de uma diferença em relação ao setpoint, o compressor será desligado quando atingir o setpoint (5°C) e será ligado novamente quando atingir a histerese (7°C = 5°C + 2°C).

Em grande parte dos controladores de temperatura Ageon a histerese pode ser ajustada no parâmetro r0 e permite valores de até 20°C. Se você deseja saber mais sobre este parâmetro, temos um post que fala exatamente sobre o que é a histerese em um controlador de temperatura.

Vale ressaltar que os controladores com final PID (A103 PID, K103 PID, G103 PID) não possuem ajuste de histerese pois esses controladores estimulam a ação de controle ao menor desvio. 

Retardo na energização

Considere o momento em que a energia elétrica é reestabelecida após uma queda. Neste momento, vários equipamentos elétricos são ligados ao mesmo tempo, gerando um pico de corrente que pode danificar vários aparelhos. Para evitar o acionamento simultâneo dos equipamentos e prevenir os equipamentos dos picos de corrente os controladores de temperatura possuem um parâmetro de retardo. Este parâmetro permite configurar um tempo entre o acionamento do controlador e o acionamento da carga. Ou seja, se definirmos o retardo na energização em 1 minuto, a carga só será acionada 1 minuto depois que o controlador for energizado.

Nos controladores Ageon o parâmetro r9 permite ajustar o retardo na energização do aparelho em até 20 minutos.

Retardo após acionamento ou desacionamento do relé

De modo geral os controladores de temperatura costumam acionar cargas através de relés. Esses dispositivos funcionam como interruptores eletromecânicos, que podem ser ligados ou desligados. No entanto, sua vida útil está diretamente relacionada à quantidade de acionamentos ou desacionamentos efetuados. Quanto maior a frequência de acionamentos e desacionamentos de um relé, menor será sua vida útil. Da mesma forma, as cargas acionadas pelo relé também podem ser prejudicadas caso essa frequência de acionamentos seja muito elevada. Por isso os controladores de temperatura possuem parâmetros de retardo após o acionamento e após o desacionamento do relé. Estes parâmetros funcionam da seguinte forma:

Retardo após o acionamento do relé – O tempo mínimo em que o relé ficará ligado a cada acionamento, independente da temperatura. No exemplo da câmara refrigerada, caso definirmos esse parâmetro como 2 minutos, sempre que o compressor for acionado ele ficará acionado por pelo menos 2 minutos. Após esse tempo, caso o setpoint for atingido o compressor desliga. Caso contrário o compressor ficará acionado até que o setpoint seja atingido.

Retardo após desacionamento do relé – Da mesma forma que o parâmetro anterior, este parâmetro determina o tempo mínimo que o relé ficará desligado a cada desacionamento. Voltando ao exemplo da câmara resfriada, caso definirmos este parâmetro como 1 minuto, sempre que o setpoint for atingido o relé ficará desligado por 1 minuto. Após esse tempo, se a temperatura for maior que a histerese o relé é acionado novamente. Caso contrário, permanecerá desligado até que a temperatura ultrapasse o valor da histerese.

Em determinados modelos de controladores Ageon o retardo após o acionamento do relé pode ser ajustado no parâmetro C1, enquanto o retardo após o desacionamento do relé pode ser ajustado no parâmetro C2. Ambos os parâmetros permitem um retardo de até 20 minutos.

Calibração do sensor de temperatura

A temperatura exibida pelo display do controlador de temperatura está diferente da temperatura medida por um termômetro aferido? Todo instrumento de medição, independente da grandeza a ser medida, está sujeito a variações. Assim, se for verificado que o termostato apresenta uma diferença constante na temperatura, é possível ajustá-lo para corrigir esta diferença através do parâmetro de calibração do sensor. Ele permite a compensação em 15°C para mais ou para menos, anulando a discrepância entre os valores apresentados.

Supondo que um controlador de temperatura está apresentando 12°C enquanto um termômetro aferido apresenta 10°C na mesma situação, é possível configurar o parâmetro de calibração do sensor em -2°C para que ambos os aparelhos exibam a mesma temperatura.

A calibração do sensor pode ser realizada no parâmetro r9 da maioria dos controladores de temperatura Ageon. Se você deseja saber mais sobre a calibração do sensor, temos um post que explica como calibrar o sensor de temperatura do controlador.

Recomendamos que a instalação e configuração dos controladores de temperatura seja realizada por um profissional qualificado. Em caso de dúvidas, o suporte técnico Ageon está disponível através do telefone (48) 3028-8878.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Fabio disse:

    Minha chocadeira é a G103 e está com o termostatos desconfigurado. Gostaria de saber como faço pra muda-lo de Fahrenraind para Celsius?

    Olá Fábio, como vai?
    O controlador G103 da Ageon não possui a opção de exibir a temperatura em Fahrenheit.
    De qualquer forma, você pode entrar em contato com nosso suporte técnico para receber ajuda sobre a configuração de qualquer controlador Ageon.

    (48) 3028-8878
    (48) 99844-0213
    (48) 99126-9908

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Jose pais disse:

    Boas poderia me ajudar instalei um termostato digital com ir tudo indica que está a funcionar mas não aquece o chão o que pode ser agradeço desde já obrigado

    Olá José, como vai?

    Qual é o modelo do seu controlador? Nossa equipe oferece suporte a todos os controladores Ageon. Basta entrar em contato.

    (48) 3028-8878
    (48) 99844-0213
    (48) 99126-9908

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    ALEXANDRE disse:

    Boa tarde. Eu programo o Set-point para 0° graus mas a temperatura do sensor (dentro da geladeira) nao atinge 0°.
    Pode me ajudar?

    Olá Alexandre, como vai?
    Temos um post que pode lhe auxiliar. Ele trata justamente de o que fazer quando o termostato não estabiliza a temperatura.
    Caso você continue com dúvidas, nosso suporte técnico poderá ajudá-lo através dos seguintes contatos:

    (48) 3028-8878
    (48) 99844-0213
    (48) 99126-9908

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Carolaini de Jesus disse:

    Olá!
    Comprei uma chocadeira e no primeiro momento tava tudo certo. Porém quando fui ligar as 2h antes de pôr os ovos,o termostato não tá mostrando a temperatura. O que devo fazer ?

    Olá Carolaini, como vai?
    Seu controlador de temperatura é Ageon? Caso seja um de nossos modelos, recomendamos entrar em contato com nosso suporte técnico para identificar a origem do problema. Seguem formas de contato:
    (48) 3028-8878
    (48) 99844-0213
    (48) 99126-9908
    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    FRANCISCO de assis disse:

    É bom,mas onde comprar

    Olá Francisco, como vai?
    Você pode buscar por parceiros Ageon na sua região através da página de distribuidores.
    Você pode selecionar o produto ou a aplicação do seu interesse e seu estado.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    isaias da conceção disse:

    Bom dia,Eu alguém poderia me esclarecer uma dúvida? Eu quero saber se ao calibrar meu termostato G103 qual parâmetro devo acessar,se é no r1,c4,r0 ou qualquer um desses. Fico grato por uma explicação. Obrigado.

    Olá Isaias, tudo bem?
    O parâmetro de calibração do sensor do controlador de temperatura G103 é o r4.
    Temos um post que fala exatamente sobre a calibração do sensor de temperatura e que pode lhe auxiliar. Você pode acessá-lo clicando aqui.
    Caso continue com alguma dúvida sobre a configuração do aparelho, entre em contato conosco pelo número (48) 3028-8878. Nossa equipe de suporte técnico poderá ajudá-lo.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.