Blog Ageon

Qual o melhor termostato para tanque resfriador de leite?

Qual o melhor termostato para tanque resfriador de leite?

O mercado de termostatos tem se desenvolvido muito nos últimos anos e o número de modelos disponíveis tem aumentado. Ao mesmo tempo em que essa variedade pode trazer benefícios para o consumidor, isso também pode confundir e dificultar a escolha. Neste post vamos citar os principais aspectos que devem ser analisados antes de comprar o termostato para o seu tanque de leite.

Por onde começar?

Antes de mais nada é importante ter em mente quais as funções que o termostato irá realizar. Geralmente os termostatos para tanques resfriadores de leite fazem mais do que o simples controle da temperatura. Na maioria dos casos o controlador também é responsável pelo acionamento do agitador. Dessa forma, é importante que o termostato possua pelo menos duas saídas, sendo uma para temperatura e outra para o agitador.

Identifique a tensão da rede elétrica

É importante identificar a tensão da rede elétrica e a alimentação do tanque resfriador de leite. Alguns modelos de termostatos são alimentados apenas com 110V, enquanto outros possuem somente alimentação 220V (como o modelo G104). Também existem modelos que podem ser utilizados em ambas as tensões, de acordo com sua ligação elétrica (modelo G103). Ainda existem opções com a chamada “alimentação universal”, ou seja, termostatos que podem ser alimentados com qualquer tensão entre 85V e 300V (modelo H104).

Termostato retangular ou termostato redondo?

A maioria dos termostatos para tanques resfriadores de leite se divide em dois formatos principais: retangular ou redondo. Mais do que uma questão estética, o formato do termostato influencia diretamente na instalação do aparelho.

O modelo G104, por exemplo, possui formato retangular. Para instalar este aparelho no tanque de leite é necessário que haja um recorte de 71x29mm. O controlador é então colocado no tanque e duas presilhas fazem a fixação pela parte traseira.

Já o modelo H104 possui formato redondo. Diferente do modelo anterior, este aparelho possui mais de uma forma de fixação. A primeira delas é a superfície plana, ou seja , o termostato pode ser fixado através de parafusos diretamente em uma superfície sem a necessidade de recortes. A segunda forma de fixação é através de um furo Ø60mm, em que o controlador fica embutido no tanque e somente seu frontal fica visível. Ainda existe a possibilidade de fixar o controlador em um trilho DIN, utilizado principalmente quando há um quadro de comando no tanque de leite.

Monitor de tensão: proteção para o tanque de leite

Flutuações na rede elétrica podem prejudicar o equipamento. Seja devido à incidência de raios ou mesmo pela estrutura da rede elétrica, o fato é que as oscilações de tensão podem danificar permanentemente seu tanque.

Por este motivo existem termostatos digitais para tanques de leite com uma proteção adicional: o monitor de tensão. Os termostatos com este recurso desativam o compressor e o agitador quando a tensão da rede está fora de um limite especificado.

Se você deseja proteger seus equipamentos de flutuações na rede, utilize um termostato com monitor de tensão, como os modelos H104 e G104. Esta dica é importante principalmente para regiões com alto índice de raios ou com rede elétrica pouco estável.


Seguindo os passos acima você poderá escolher o melhor termostato para o seu tanque resfriador de leite. Se você possui alguma dúvida ou sugestão sobre este artigo, deixe seu comentário abaixo.

Sair da versão mobile