Monitor de Tensão em Controladores de Temperatura

18/08/2015 - Controladores de Temperatura, Dicas Ageon

Termostato Ageon com Monitor de Tensão

Existem no mercado diversos termostatos digitais com funções adicionais além do controle de temperatura. Já citamos termostatos com gerenciamento de degelo e também com funções de temporização. Hoje vamos falar sobre controladores de temperatura com monitor de tensão incorporado.

 

Para que serve um monitor de tensão?

A tensão da rede não é algo estável e diversos fatores podem ocasionar as chamadas flutuações da tensão da rede elétrica. Especialmente no Brasil existem regiões onde essa variação é grande o suficiente para danificar os aparelhos elétricos. Para evitar esse problema existem os monitores de tensão.

Imagine um compressor que possui como especificações de tensão mínima de 210V e máxima de 230V. Caso a tensão da rede esteja fora dessa faixa devido a flutuações, é possível que o compressor trabalhe forçado e venha a sofrer danos, talvez até irreversíveis.

Entretanto, caso um monitor de tensão seja configurado com as especificações do compressor, sempre que a tensão da rede estiver fora da faixa programada o compressor será desligado, protegendo o aparelho.

A função de um monitor de tensão é justamente essa, proteger os aparelhos de flutuações na rede que possam prejudicá-los. Ele permite que sejam configurados valores mínimos e máximos nos quais os aparelhos funcionem de maneira segura e qualquer tensão fora desses valores resulta em desligamento por parte do monitor.

 

Controladores Ageon com Monitor de Tensão

A Ageon possui modelos de controladores de temperatura com monitor de tensão incorporado. Os modelos G104 e H104 são destinados especialmente para tanques resfriadores de leite. Além de controlar a temperatura esses termostatos ainda protegem o equipamento caso haja flutuações de tensão na rede. Seus parâmetros de temporização ainda permitem maior controle do agitador. Ambos os modelos possuem display colorido que facilita a visualização à distância e são fáceis de instalar e configurar.

Existe ainda o modelo SmartSet MLK S104, que também é destinado a tanques resfriadores de leite e que também possui monitor de tensão incorporado. Além de monitorar a temperatura, esse produto possui design exclusivo com amplo espaço interno para a instalação de componentes adicionais. Seus dois relés de 40A dispensam a necessidade de contatores na grande maioria dos casos.

***

Você utilizar esse tipo de controlador? Possui problemas com flutuações na rede?

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Monitor de Tensão em Controladores de Temperatura"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.