O que é a Parada por Recolhimento ou Pump Down na refrigeração?

12/08/2020 - Controladores de Temperatura, Refrigeração
O que é a Parada por Recolhimento ou Pump Down na refrigeração

Você já ouviu falar em parada por recolhimento ou sistama pump down? Esse termo vem ganhando cada vez mais espaço no mundo da refrigeração, especialmente quando se trata de câmaras frigoríficas. Neste post vamos esclarecer o que é esta tecnologia e por quais motivos ela vem se tornando mais comum no mercado.

Parada por Recolhimento ou sistema Pump Down: o que é?

A maioria dos sistemas de refrigeração tradicionais funciona através de um controlador de temperatura comandando um compressor. Em resumo, o controlador identifica a temperatura do ambiente através de um sensor e utiliza os valores definidos no setpoint e na histerese para ligar ou desligar o compressor. Dessa forma, a temperatura é mantida dentro de uma faixa definida.

Já na parada por recolhimento o sistema funciona de forma diferente. Apesar de o controlador de temperatura e o compressor continuarem presentes, existem outros dispositivos envolvidos no processo. A válvula solenoide, o tanque de recolhimento e o pressostato, por exemplo, são essenciais para que este tipo de sistema funcione. A parada por recolhimento (ou pump down) é, portanto, uma forma de gerenciar o acionamento do sistema de refrigeração em que o controlador de temperatura não aciona diretamente o compressor, mas sim uma válvula solenoide.

Funcionamento da Parada por Recolhimento

Imagine uma câmara frigorifica com o sistema de refrigeração acionado. O compressor faz com que o fluido pressurizado passe pelo condensador, onde perde calor para o ambiente externo. Em seguida, o fluido passa pela válvula de expansão, onde perde pressão e sua temperatura é reduzida. Ao passar pelo evaporador, esse fluido refrigerado troca calor com o ambiente interno da câmara, refrigerando o ambiente com o auxílio do ventilador. Depois disso, o processo se repete até que a temperatura da câmara frigorífica atinja o setpoint configurado. É justamente neste momento que as diferenças entre o processo tradicional e a parada por recolhimento começam a aparecer.

No momento em que o setpoint é atingido, o controlador de temperatura não desliga o compressor diretamente. Ao invés disso, o controlador fecha uma válvula solenoide, impedindo que o fluido percorra a tubulação, passe pela válvula de expansão e chegue ao evaporador (conforme imagem abaixo).

Parada por recolhimento ou sistema pump down

Acontece que o compressor continua funcionando mesmo com a válvula solenoide fechada. Assim, o fluido continua sendo retirado do evaporador e enviado ao condensador. Como a válvula solenoide está fechada, a pressão do fluido na linha anterior ao compressor diminui, enquanto a pressão do fluido na linha posterior ao compressor aumenta. Mas se a linha é interrompida pela solenoide e o fluido não é enviado novamente para a válvula de expansão, para onde ele vai? Bom, quando se utiliza parada por recolhimento é necessário um tanque de recolhimento na linha para armazenar o fluido quando a solenoide estiver fechada. Dessa forma, o fluido é praticamente retirado do lado de baixa pressão e transferido para o lado de alta pressão, e neste momento o compressor pode desligar.

Na parada por recolhimento ou pump down os pressostatos são muito importantes. São eles que controlam o acionamento do compressor de acordo com a pressão na linha. Quando o lado de baixa atinge uma pressão menor do que um valor definido, o compressor desliga. Da mesma forma, quando o lado de alta atinge uma pressão maior do que a definida, o compressor desliga.

Quando a temperatura na câmara frigorífica sobe novamente, o controlador de temperatura abre a válvula solenoide, o fluido passa pela válvula de expansão, a pressão no lado de baixa aumenta e o pressostato aciona o compressor outra vez. É assim que o controle de temperatura ocorre nos sistemas com parada por recolhimento. Uma das vantagens deste sistema é a retirada do fluido na linha anterior ao compressor, aumentando a eficiência e aumentando a vida útil do compressor.

Quadro de comando para câmaras frigoríficas com sistema Pump Down

Um quadro de comando com um controlador de temperatura eficiente é essencial para um bom sistema de refrigeração. Quando se trata de sistemas pump down ou parada por recolhimento, os dispositivos de proteção são ainda mais importantes.

É por isso que a Ageon oferece o quadro de comando SmartSet Max. Além do controlador de temperatura integrado, o modelo completo do SmartSet Max possui uma série de componentes auxiliares para proteção do equipamento e aumento da vida útil do sistema:

• Contator do compressor
• Contator do degelo (versão para congelados)
• Relé térmico para proteção do compressor
• Fusíveis de proteção nas três fases
• Régua de bornes para ligação dos equipamentos
• Monitor eletrônico de tensão, monitorando subtensão, sobretensão, assimetria modular, falta de fase e inversão de fase (junto do controlador)

Quadros de Comando SmartSet Max
SmartSet Max Componentes Auxiliares

Além da proteção do equipamento, o SmartSet Max completo está disponível em diversas versões de diferentes potências, tensão de alimentação e outras características. Selecione uma versão de acordo com a sua necessidade e receba o quadro de comando pronto para instalar.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "O que é a Parada por Recolhimento ou Pump Down na refrigeração?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.