Como escolher o melhor controlador para fabricação de cerveja artesanal?
16/09/2020 - Charcutaria e Homebrewing, RefrigeraçãoO controle de temperatura é essencial para atingir os melhores resultados em alguns processos da fabricação de cerveja artesanal. Por esse motivo é que mesmo pequenos entusiastas do homebrewing possuem controladores digitais em suas produções. No entanto, a diversidade de modelos disponíveis no mercado pode confundir e gerar dúvidas sobre qual o aparelho mais adequado para cada necessidade. É por isso que reunimos neste post os principais tipos de controladores para fabricação de cerveja artesanal.
Qual o melhor controlador para fabricação cerveja artesanal?
A resposta para esta pergunta varia de acordo com a necessidade de cada fabricante. Isso ocorre porque os termostatos digitais atuais costumam possuir outras funções além do controle de temperatura. Listamos abaixo os principais tipos de controladores para fabricação de cerveja e os modelos mais indicados para cada situação:
- Controlador de temperatura Simples – Aquecimento ou Refrigeração
- Controlador Duplo Estágio – Aquecimento e refrigeração em um aparelho
- Controlador de temperatura Duplo (2 em 1)
- Controlador com Rampa e Patamar
Controlador de temperatura Simples – Aquecimento ou Refrigeração
Apesar de existirem modelos de termostatos com funções extras, existem casos onde o fabricante precisa apenas controlar a temperatura e nada mais. Basta que a temperatura se mantenha sempre acima de 18°C, por exemplo.
Para esses casos são indicados termostatos simples. Geralmente esse tipo de aparelho é utilizado durante o processo de fermentação, controlando a temperatura de uma geladeira. Em casos como esse é recomendado utilizar o controlador Linha Black A102, que possui um sensor de temperatura e uma saída a relé.
Controlador Duplo Estágio – Aquecimento e refrigeração em um aparelho
Em alguns casos, principalmente na região sul do Brasil, a variação de temperatura em um único dia pode ser muito grande. São comuns dias em que a temperatura ao amanhecer é próxima aos 10°C e no período da tarde ultrapassa os 25°C. Em situações como essa um controlador duplo estágio é a solução ideal. Controladores duplo estágio podem controlar simultaneamente um sistema de refrigeração e um sistema de aquecimento. Assim, durante o processo de fermentação, esse tipo de aparelho pode acionar uma geladeira caso a temperatura esteja muito alta, ou uma lâmpada caso a temperatura esteja muito baixa.
O modelo de controlador de temperatura mais indicado para esta situação é o Linha Black A103, que possui a função duplo estágio, além de diversos outros modos de funcionamento.
Controlador de temperatura Duplo (2 em 1)
Um controlador de temperatura duplo possui a função de dois termostatos simples em um único aparelho. Ou seja, com um único controlador é possível controlar a temperatura de dois equipamentos diferentes. É possível utilizar o mesmo controlador em duas geladeiras, por exemplo. Cada uma das geladeiras seria controlada de forma independente, inclusive com temperaturas distintas, caso necessário. O modelo Linha Black A103 também é o controlador de temperatura ideal para este tipo de aplicação.
Controlador com Rampa e Patamar
Fabricantes mais experientes, com um processo de produção de cervejas mais complexas, necessitam de controladores com recursos adicionais. Durante a brassagem, alguns tipos de cerveja precisam atingir temperaturas específicas por determinados períodos de tempo. Por exemplo, existem receitas onde a temperatura deve ficar a 60°C por uma hora e em seguida ficar a 72°C por 10 minutos. Esse processo é conhecido como rampa e patamar. Um patamar consiste em uma temperatura específica por um período de tempo definido.
O controlador Linha Prime K114 permite a configuração de até 8 patamares. Além do controle de temperatura, ainda podem ser configuradas pausas entre os patamares. Este modelo também possui uma saída para acionamento de uma bomba, que pode ser acionada de diferentes formas em cada patamar.
Mais controladores de temperatura para fabricação de cerveja artesanal
A Ageon possui uma série de produtos destinados para o mercado de equipamentos cervejeiros, incluindo opções com monitoramento online. Deseja conhecer outros modelos de controladores para fabricação de cerveja artesanal? Acesse nosso site e saiba mais.
Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂
gostei muito do site. voce atualiza toda semana?
site muito top 🙂
Olá gostei muito do seu artigo, vou acompanhar seu blog seu conteúdo vem me ajudando
bastante, muito obrigado.
O K114 pode ser usado para controlar a temperatura da geladeira?
Olá Raquel, como vai?
O controlador K114 é destinado apenas para aquecimento e não pode ser utilizado para refrigeração.
Se você deseja utilizar este produto para aquecimento, você pode entrar em contato com nosso suporte técnico para que possamos ajudá-la a configurar seu aparelho.
Suporte Técnico Ageon:
(48) 3028-8878
(48) 99844-0213
(48) 99126-9908
Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.
Atenciosamente,
Equipe Ageon
Serve para geladeira frost free ? e o fato de ligar e desligar pode queimar a geladeira?
Olá Bruno, como vai?
Os controladores podem sim ser utilizados em geladeiras frost free.
Para evitar problemas com a frequência de acionamentos, existe o parâmetro de histerese.
De qualquer forma, você pode entrar em contato com nossa equipe para que possamos instruí-lo a respeito da configuração do aparelho.
Atenciosamente,
Equipe Ageon
Prezados, em caso de falta de energia elétrica, o Controlador mantem as configurações definidas ou perde e há redefinição original de fábrica quando retorna a alimentação elétrica?
Qual modelo mantém as configurações predefinidas mesmo com falta de energia?
Olá Rossano, como vai?
Todos os controladores de temperatura da Ageon continuam com suas configurações salvas mesmo em caso de queda de energia.
Independente do modelo escolhido, não há risco de desconfiguração por falta de energia elétrica.
Atenciosamente,
Equipe Ageon
oi gente
gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉
muito bom o seu artigo