Blog Ageon

Para que serve um inversor de frequência e quais as suas aplicações?

O que é um inversor de frequência e quais as suas aplicações

Os inversores de frequência (também chamados de conversores de frequência) servem para diversas situações, principalmente no ramo industrial. Esses aparelhos desempenham um papel muito importante em diversos tipos de máquinas e equipamentos. Você sabe para que serve um inversor de frequência e quais as suas aplicações?

Para que serve um Inversor de Frequência?

Em resumo, um inversor de frequência é um dispositivo eletrônico que serve para controlar e variar a velocidade de um motor de indução. Ou seja, o motor deixa de girar a uma velocidade fixa de acordo com a frequência da rede e passa a ter uma velocidade controlada pelo inversor, girando mais rápido ou mais devagar conforme a necessidade.

Existem diferentes formas de alterar a velocidade com que um motor gira, como polias e redutores, por exemplo. No entanto, esses meios permitem apenas que o motor gire a uma velocidade diferente da velocidade padrão, mas de forma constante e sem variação. Os inversores de frequência permitem que a velocidade de giro seja variável e isso possui muitas aplicações em processos industriais e na automação de modo geral.

Além da variação da velocidade do motor, utilizar inversores de frequência traz diversas outras vantagens.

A possibilidade de acionamentos suaves é um fator que contribui para elevar a vida útil do sistema, principalmente em relação a engrenagens e outras transmissões mecânicas. Outra grande vantagem dos inversores de frequência é possibilidade de automação de processos.

Existem inversores que se comunicam com diversos dispositivos diferentes, como CLPs e sistemas supervisórios, por exemplo. Isso permite a integração com processos automatizados e abre um leque de aplicações nas quais o inversor de frequência é fundamental.

Onde são utilizados Inversores de Frequência?

A Ageon fabrica inversores de frequência que podem ser utilizados em diversas aplicações, principalmente voltadas à automação industrial.

Os inversores de frequência da linha AG Drive, por exemplo, podem ser utilizados em uma infinidade de máquinas, como esteiras transportadoras, bobinadeiras, rotuladoras e muitas outras. São inversores de frequência versáteis, que alinham alto desempenho, facilidade de uso e design diferenciado em um único produto.

Existem alguns inversores de frequência que são destinados a aplicações específicas. É o caso do modelo IRX Pro, que foi desenvolvido especialmente para climatizadores evaporativos e possui funções de temporização e acionamento da bomba, além de controle remoto.

Outro exemplo é a Série IEX70 Pro, que possui inversores específicos para esteiras ergométricas profissionais.

A Ageon possui inversores de frequência robustos e confiáveis para todas as aplicações, resultado de mais de 20 anos de experiência no ramo de controles eletrônicos, utilizando o que há de mais avançado em tecnologia nacional.

Sair da versão mobile