Instalando o inversor de frequência IEX70 Pro em esteiras ergométricas

17/03/2021 - Fitness
inversor IRX70 Pro destinado para esteiras ergométricas

A maioria das esteiras ergométricas profissionais do mercado controla a velocidade do motor através um inversor de frequência, também conhecido no ramo de fitness como placa inversora. Os inversores de frequência IEX70 Pro são a solução da Ageon para esteiras ergométricas que utilizam motores trifásicos. Uma de suas principais características é a facilidade de instalação e este é justamente o assunto deste post. Apesar de simples, alguns detalhes podem fazer a diferença para o funcionamento do inversor. Neste post vamos dar dicas e como instalar corretamente o inversor IEX70 Pro na esteira.

Qual a melhor forma de instalar o inversor de frequência IEX70 na esteira ergométrica?

Antes de instalar o inversor de frequência na esteira, é necessário se atentar a alguns detalhes. Em primeiro lugar, é importante estar ciente de que o inversor de frequência é um aparelho eletrônico e que sua durabilidade está relacionada a uma rede elétrica em boas condições. Certifique-se de que as condições do local estejam de acordo com as especificações do inversor IEX70. Utilize um multímetro para avaliar a tensão de entrada e verifique se a instalação elétrica do local possui fios adequados para a corrente exigida pela esteira. Também é essencial que a instalação possua aterramento.

Após se certificar que os itens acima estão de acordo com as especificações do inversor de frequência IEX70, a instalação já pode ser iniciada. Veja abaixo qual a melhor forma de realizar a instalação.

1. Identifique o motor e o painel da esteira

Identificar o motor e o painel da esteira é o primeiro passo para instalar o inversor. Os inversores de frequência IEX70 acionam motores trifásicos de até 2CV.

Em relação ao painel da esteira, os inversores IEX70 Pro são compatíveis com diversos modelos presentes no mercado. É possível utilizar o inversor de frequência IEX70 Pro em painéis que utilizam modo teclado, frequência ou serial. Após identificar essas características, veja como fazer a ligação elétrica do painel com o inversor.

2. A maneira ideal de posicionar o inversor

Antes de fixar o inversor de frequência na esteira ergométrica é importante saber que alguns elementos interferem no funcionamento do aparelho. É o caso do fluxo de ar no inversor e também da proximidade com o motor, por exemplo. Nas imagens abaixo é possível verificar os principais cuidados que devem ser tomados ao fixar o inversor na esteira.

Inversor de Frequência IEX70 - Local de Fixação

O inversor de frequência IEX70 deve ser instalado a pelo menos 15cm de distância do motor. Isso ocorre porque o ar quente proveniente do motor pode superaquecer o produto, prejudicando seu funcionamento e causando risco de danificar o inversor. Uma distância de pelo menos 10cm em relação à lona também é indicada, conforme a imagem acima. Dessa forma evita-se que resíduos saiam da lona em direção ao inversor.

Inversor de Frequência IEX70 -Fluxo de Ar

Outro cuidado importante é em relação ao fluxo de ar no interior do inversor. O inversor de frequência IEX70 possui um cooler interno que é responsável pela ventilação e consequentemente pela dissipação do calor dentro do produto. A posição mais indicada para instalar o inversor com o fluxo de ar em direção ao motor (conforme imagem acima). Essa fixação evita que o ar quente do motor seja transferido para dentro do inversor ou que resíduos da lona prejudiquem o cooler.

3. Manutenções preventivas evitam problemas

Uma prática comumente subestimada pelos clientes é a manutenção preventiva da esteira ergométrica. Apesar da sua fácil instalação, é importante de modo geral dos inversores tomar alguns cuidados para evitar problemas futuros, como o citado anteriormente o posicionamento para evitar que pequenos detritos sejam lançados na direção dos componentes eletrônicos e danifiquem o aparelho, limpeza do cooler para não causar o superaquecimento, o aterramento que é um requisito mínimo na instalação reduzindo os riscos de choques elétricos e por fim ambientes que utilizam a climatização evaporativa, pois essa tecnologia resfria o ambiente através de micro gotículas de água podendo causar oxidação no inversor de frequência

Vantagens do inversor de frequência IEX70

Os inversores de frequência da linha IEX70 Pro foram desenvolvidos especialmente para esteiras ergométricas. Por isso, se diferenciam dos inversores encontrados no mercado em diversos aspectos, como formato e configuração, por exemplo.

Os inversores IEX70 possuem formato compacto e gabinete de proteção que evita a entrada de resíduos no inversor. Além disso, essa linha possui cooler de rolamento, que é acionado apenas quando o motor está em funcionamento ou quando o módulo estiver com uma temperatura muito elevada. Essas características fazem com que o inversor IEX70 seja mais resistente e sua durabilidade seja maior.

A configuração dos inversores IEX70 é muito mais simples do que os demais inversores. Diferente dos inversores de frequência comuns do mercado, a linha IEX70 não precisa de ajuste de parâmetros. Isso ocorre porque essa linha é específica para esteiras. Dessa forma, toda a configuração pode ser realizada rapidamente através de quatro chaves DIP. Essas chaves devem ser posicionadas de acordo com o tipo de painel da esteira ergométrica.

Você trabalha com instalação ou manutenção de esteiras ergométricas?

Conheça o inversor IEX70 Pro da Ageon clicando aqui

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    LUIZ RECH GODINHO disse:

    gostaria de saber preços

    Gustavo Vieira disse:

    Olá, tudo bem? Já encaminhamos seu contato para nosso time comercial, fique atento ao seu e-mail para receber nosso contato! Quaisquer dúvidas que surgirem, estamos à sua disposição.

    Murilo Feltran disse:

    Se tiver um WhatsApp pra entrar em
    Contato me
    Manda fazendo favor.

    Obrigado

    Marketing Ageon disse:

    Olá, Murilo
    Recomendamos entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico para que possamos entender melhor sua dúvida e ajudar a resolver seu problema. Você pode entrar em contato pelos seguintes canais:

    Suporte Técnico Ageon:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.