Ligação dos inversores IEX70 ao painel da Esteira Ergométrica

17/10/2017 - Esteiras Ergométricas, Inversores de Frequência

Ligação dos inversores IEX70 ao painel da Esteira Ergométrica

Os inversores de frequência IEX70 são o lançamento da Ageon para o mercado fitness. Esta linha foi desenvolvida especialmente para instalação em esteiras ergométricas. Por ser um inversor dedicado a esta aplicação, a configuração do modelo IEX70 é simples e rápida. Não é necessário ajustar parâmetros. Instalou, ligou.

Além de possuírem alimentação bivolt (110V ou 220V), os inversores IEX70 possuem três modos de funcionamento: teclado, frequência ou serial. O modo de funcionamento é basicamente o tipo de comunicação entre o painel da esteira e o inversor. Cada esteira ergométrica possui um tipo de painel que foi desenvolvido para operar em um destes modos. Neste post você verá como ligar o inversor IEX70 aos principais tipos de painéis disponíveis no mercado.

 

Como ligar o inversor de frequência IEX70 ao painel da esteira ergométrica?

Primeiramente é necessário identificar qual o modo de funcionamento do painel da esteira ergométrica. Esta informação pode ser obtida diretamente com o fabricante do painel. Em seguida é possível realizar a ligação elétrica e também a configuração da chave DIP.

A alteração da chave DIP deve ser realizada com o inversor desligado.

Reunimos abaixo as formas de ligação mais comuns do mercado. Atente-se à ligação entre o inversor e o painel e também ao jumper, que é necessário em alguns casos. O jumper é utilizado para realizar a alimentação do painel da esteira ergométrica. De acordo com a tensão de alimentação do painel (5V ou 12V), o jumper dever ser realizado de uma forma distinta. Confira no final do post como a ligação do jumper deve ser realizada.

Modo Teclado

A ligação do painel em modo teclado é realizada conforme a imagem abaixo. A conexão com o painel é feita através do terminal X3. Note que é necessário realizar um jumper entre os terminais X4 e X5.

IEX70 - Inversor de Frequência para Esteira Ergométrica - Modo Teclado

Quando o inversor IEX70 é utilizado em modo teclado, as chaves DIP 1 e 2 devem permanecer na posição OFF. As chaves DIP 3 e 4 são utilizadas para selecionar a frequência máxima da saída do inversor, de acordo com a relação de polias da esteira. Veja mais detalhes no manual técnico do produto.

Modo Frequência

Existem diferentes formas de realizar a ligação do inversor IEX70 a um painel em modo frequência. Abaixo estão alguns exemplos:

IEX70 - Inversor de Frequência para Esteira Ergométrica - Modo Frequência 1

Na imagem acima é possível notar que os terminais X4 e X5 não são utilizados. Não há necessidade de jumper para este tipo de painel. Basta ligar o painel ao terminal X3.

IEX70 - Inversor de Frequência para Esteira Ergométrica - Modo Frequência 2

Nesta outra imagem a ligação entre o inversor e o painel também é realizada através do terminal X3. Neste caso, porém, é necessário um jumper entre os terminais X4 e X5.

Em ambos os casos o arranjo da chave DIP é o mesmo. As chaves 1, 3 e 4 devem permanecer na posição OFF. Apenas a chave 2 deve estar na posição ON.

Modo Serial

A ligação do inversor IEX70 a um painel em modo serial é realizada conforme a imagem abaixo. O cabo proveniente do painel é conectado aos três últimos contatos do terminal X3. Um jumper deve ser realizado entre os terminais X4 e X5.

IEX70 - Inversor de Frequência para Esteira Ergométrica - Modo Serial

Para utilização em modo serial a chave DIP 1 deve permanecer na posição ON. As chaves 2, 3 e 4 devem ser ajustadas de acordo com a relação de polias da esteira, conforme o manual do produto.

Sobre o Jumper

Como citamos acima, existem algumas formas de ligação dos inversores IEX70 que exigem um jumper ligando os terminais X4 e X5. Esse jumper é utilizado para a alimentação do painel da esteira ergométrica.

Quando necessário, o jumper pode ser de duas formas, dependendo da tensão de alimentação do painel. A maioria dos modelos de painéis possui alimentação de 5V ou 12V. Após identificar a tensão de alimentação do painel, altere o jumper conforme o manual.

Instalação IEX70

ATENÇÃO – A corrente máxima para alimentação do painel é de 100mA.

A Ageon recomenda que a instalação de seus produtos seja feita por um profissional qualificado. Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878.

***

Este post lhe ajudou a instalar o inversor IEX70 em uma esteira ergométrica? Você possui alguma dúvida sobre o produto?

Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Ligação dos inversores IEX70 ao painel da Esteira Ergométrica"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.