Ligação dos inversores IEX70 ao painel da Esteira Ergométrica

17/10/2017 - Esteiras Ergométricas, Inversores de Frequência

Ligação dos inversores IEX70 ao painel da Esteira Ergométrica

Os inversores de frequência IEX70 são o lançamento da Ageon para o mercado fitness. Esta linha foi desenvolvida especialmente para instalação em esteiras ergométricas. Por ser um inversor dedicado a esta aplicação, a configuração do modelo IEX70 é simples e rápida. Não é necessário ajustar parâmetros. Instalou, ligou.

Além de possuírem alimentação bivolt (110V ou 220V), os inversores IEX70 possuem três modos de funcionamento: teclado, frequência ou serial. O modo de funcionamento é basicamente o tipo de comunicação entre o painel da esteira e o inversor. Cada esteira ergométrica possui um tipo de painel que foi desenvolvido para operar em um destes modos. Neste post você verá como ligar o inversor IEX70 aos principais tipos de painéis disponíveis no mercado.

 

Como ligar o inversor de frequência IEX70 ao painel da esteira ergométrica?

Primeiramente é necessário identificar qual o modo de funcionamento do painel da esteira ergométrica. Esta informação pode ser obtida diretamente com o fabricante do painel. Em seguida é possível realizar a ligação elétrica e também a configuração da chave DIP.

A alteração da chave DIP deve ser realizada com o inversor desligado.

Reunimos abaixo as formas de ligação mais comuns do mercado. Atente-se à ligação entre o inversor e o painel e também ao jumper, que é necessário em alguns casos. O jumper é utilizado para realizar a alimentação do painel da esteira ergométrica. De acordo com a tensão de alimentação do painel (5V ou 12V), o jumper dever ser realizado de uma forma distinta. Confira no final do post como a ligação do jumper deve ser realizada.

Modo Teclado

A ligação do painel em modo teclado é realizada conforme a imagem abaixo. A conexão com o painel é feita através do terminal X3. Note que é necessário realizar um jumper entre os terminais X4 e X5.

IEX70 - Inversor de Frequência para Esteira Ergométrica - Modo Teclado

Quando o inversor IEX70 é utilizado em modo teclado, as chaves DIP 1 e 2 devem permanecer na posição OFF. As chaves DIP 3 e 4 são utilizadas para selecionar a frequência máxima da saída do inversor, de acordo com a relação de polias da esteira. Veja mais detalhes no manual técnico do produto.

Modo Frequência

Existem diferentes formas de realizar a ligação do inversor IEX70 a um painel em modo frequência. Abaixo estão alguns exemplos:

IEX70 - Inversor de Frequência para Esteira Ergométrica - Modo Frequência 1

Na imagem acima é possível notar que os terminais X4 e X5 não são utilizados. Não há necessidade de jumper para este tipo de painel. Basta ligar o painel ao terminal X3.

IEX70 - Inversor de Frequência para Esteira Ergométrica - Modo Frequência 2

Nesta outra imagem a ligação entre o inversor e o painel também é realizada através do terminal X3. Neste caso, porém, é necessário um jumper entre os terminais X4 e X5.

Em ambos os casos o arranjo da chave DIP é o mesmo. As chaves 1, 3 e 4 devem permanecer na posição OFF. Apenas a chave 2 deve estar na posição ON.

Modo Serial

A ligação do inversor IEX70 a um painel em modo serial é realizada conforme a imagem abaixo. O cabo proveniente do painel é conectado aos três últimos contatos do terminal X3. Um jumper deve ser realizado entre os terminais X4 e X5.

IEX70 - Inversor de Frequência para Esteira Ergométrica - Modo Serial

Para utilização em modo serial a chave DIP 1 deve permanecer na posição ON. As chaves 2, 3 e 4 devem ser ajustadas de acordo com a relação de polias da esteira, conforme o manual do produto.

Sobre o Jumper

Como citamos acima, existem algumas formas de ligação dos inversores IEX70 que exigem um jumper ligando os terminais X4 e X5. Esse jumper é utilizado para a alimentação do painel da esteira ergométrica.

Quando necessário, o jumper pode ser de duas formas, dependendo da tensão de alimentação do painel. A maioria dos modelos de painéis possui alimentação de 5V ou 12V. Após identificar a tensão de alimentação do painel, altere o jumper conforme o manual.

Instalação IEX70

ATENÇÃO – A corrente máxima para alimentação do painel é de 100mA.

A Ageon recomenda que a instalação de seus produtos seja feita por um profissional qualificado. Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878.

***

Este post lhe ajudou a instalar o inversor IEX70 em uma esteira ergométrica? Você possui alguma dúvida sobre o produto?

Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    GILBERTO ANDRADE disse:

    Bom dia.
    Numa instalação de 110 V qual disjuntor devo utilizar?

    Olá Gilberto
    Como vai?

    Os disjuntores termomagnéticos possuem basicamente duas funções, proteção térmica e magnética. Neste caso, como a potência do inversor é a mesma para 110 V ou 220 V, quando utilizado em 110 V tendo em vista que a corrente e inversamente proporcional a tensão, podemos notar a elevação da correte.

    Pelo manual da IEX70 o consumo de corrente pode chegar a 28 A, logo pela a tabela de um fabricante de disjuntor, o próximo disjuntor após o de 25 A, é o de 32 A. Entretanto deve-se observar os fatores de correção, como a temperatura onde o disjuntor será fixado, onde neste caso a temperatura máxima para esta corrente é de 30 ºC.

    A curva utilizada no disjuntor em questão é a C, pois é utilizada para cargas predominantemente indutivas.

    Outro ponto importantíssimo é a secção do cabo, pois ela está interligada com a capacidade de corrente do disjuntor, pois caso a capacidade do disjuntor for maior que a do cabo, o mesmo sofrerá por excesso de temperatura e o disjuntor não fará sua proteção. Onde para um cabo que atende a norma NBR NM 247-3 e possui sua temperatura de regime em 70 ºC, pode-se utilizar o cabo de 6 mm². Entretanto, estes valores podem ser alterados, levando em consideração o local que o cabo passa, se este local é quente, se neste mesmo local passa mais cabos, se ele está em um conduíte embutido na alvenaria, qual o comprimento do cabo, entre outros aspectos. Cabe sempre consultar o catálogo do fabricante do cabo, e um técnico e ou engenheiro devidamente habilitado para fazer o correto dimensionamento.

    Em caso de dúvidas, nossa equipe técnica está à disposição pelos seguintes canais:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.