Atuação de inversor de frequência: esteiras ergométricas para fisioterapia

24/05/2022 - Fitness
Atuação de inversor de frequência: esteiras ergométricas para fisioterapia

O que vem em sua cabeça quando falamos de esteiras ergométricas? A maioria das pessoas nessa situação já pensam em salas de academias com esteiras a disposição para que os usuários possam utilizar. Mas além desse uso, as esteiras ergométricas possuem funções em procedimentos na fisioterapia.


Esteiras ergométricas para fisioterapia

Muito conhecidas por estar em salas de academias por todo o mundo, podemos encontrar as esteiras ergométricas em muitas aplicações na área da fisioterapia. Tratando de adultos e crianças, a fisioterapia com esteiras ajudam a melhorar muitos aspectos, com problemas motores e no processo de reaprendizado e treinamento da habilidade locomotora.

As esteiras são fundamentais no processo de marcha, sendo uma forma do paciente treinar a marcha e ganhar confiança para evoluir e criar um padrão de marcha adequado. Que compreende o movimento de mover os membros inferiores e manter a postura e o corpo em uma posição estável. Esse processo possui dois movimentos diferentes, uma das pernas sustenta o corpo ao decorrer do apoio, enquanto, a outra para dar continuidade ao movimento é impulsionada para frente.

Além da melhora com a marcha de pacientes com deficiências locomotoras ou em reabilitação, em alguns estudos mostram como as esteiras ergométricas aliadas à fisioterapia podem aumentar o condicionamento físico e é notado uma melhora na respiração, durante o uso fisioterápico das esteiras. Para utilizar com essa finalidade, as esteiras precisam ter algumas características diferentes das esteiras que estamos acostumados, principalmente nas utilizadas durante procedimentos com crianças.

Diferenciais

Essas esteiras possuem algumas características que as diferenciam das demais, como barras laterais que são utilizadas para apoio durante a execução do exercício e, em muitos casos, possui um guindaste de pequeno porte com um colete para auxiliar o paciente, e então ajudar no aprendizado ou reabilitação. Outro fator é a facilidade de montar, desmontar e ajustar as posições para diferentes tipos de pacientes. As velocidades iniciais são mais baixas e aumentam lentamente, com essas alterações curtas de velocidade para esta aplicação é necessário o uso de um inversor de frequência. Pois com velocidade baixas os motores de corrente contínua perdem torque de tal forma que não conseguem mover a lona durante a utilização.

Inversor de frequência

Os inversores de frequência são utilizados para variar a velocidade de motores de indução trifásicos. Nesse ramo, os inversores são utilizados para controlar a velocidade de esteiras ergométricas. O painel da esteira envia um sinal ao inversor que, por sua vez, aciona o motor e eleva ou reduz sua velocidade.

Projetado para o uso em esteiras ergométricas, o inversor IEX70 Pro possui design compacto e robusto, que facilita a instalação mesmo em esteiras de menor porte, possui alimentação bivolt, e para realizar a comunicação com o auxílio de painéis de esteira disponíveis no mercado.

Inversor de frequência para esteiras ergométricas

Com essa publicação, podemos conhecer mais sobre a função das esteiras ergométricas na fisioterapia, e como sua ação é importante para muitas pessoas que têm problemas de locomoção. Os inversores nesse tipo de aplicação são parte importante em sua operação. Venha conferir mais sobre os inversores IEX70 Pro. Caso já conheça o inversor, indicamos nosso outro post sobre como instalar o inversor de frequência IEX70 Pro.

Deixe seu comentário e compartilhe. Fique à vontade para nos contatar em nossos demais canais digitais:

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Atuação de inversor de frequência: esteiras ergométricas para fisioterapia"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.