Blog Ageon

Dica Ageon: Corrente Máxima da Saída a Relé

CORRENTE MÁXIMA DA SAÍDA À RELÉ

Como já citamos no post Como Funciona um Termostato Digital, esses aparelhos controlam a temperatura principalmente através do acionamento ou desligamento de relés. Relé é um interruptor eletromecânico no qual são ligados os dispositivos de aquecimento ou refrigeração. Entretanto, existe uma especificação básica que deve ser respeitada para que o aparelho funcione corretamente: a corrente máxima da saída a relé.

A corrente máxima identifica qual o maior valor da corrente elétrica que deve passar pelo relé para acionar o dispositivo ligado a ele (resistência elétrica, compressor, ventilador, entre outros). Caso esse dispositivo exija mais corrente do que o relé suporta, poderão ocorrer sérios problemas. O mais comum é quando o relé sofre danos devido à alta corrente elétrica e fica travado, sempre acionado (situação popularmente chamada de “relé colado”).

Para evitar esse tipo de problema é necessário respeitar a corrente máxima suportada pelo relé. Essa informação está presente nos manuais e nas etiquetas dos controladores Ageon. A corrente elétrica é medida em amperes (A) e maioria dos relés utilizados em termostatos digitais possuem corrente máxima de 10A ou de 16A.

 

Como saber se a corrente máxima do relé é suficiente para minha aplicação?

Após identificar a corrente máxima suportada pelo relé, é necessário identificar qual a corrente que será exigida pelo dispositivo ligado a ele.

Vamos utilizar como exemplo uma resistência elétrica de 2000W, um relé de 10A e a tensão da rede em 220V. Um cálculo simples permite descobrir se a resistência pode ser acionada diretamente pelo relé. Basta multiplicar a tensão da rede (em volts) pela corrente máxima do relé (em amperes). Caso o resultado seja superior à potência do dispositivo, o relé poderá acioná-lo diretamente.

No exemplo teríamos:

Tensão da Rede x Corrente Máxima = Potência Máxima

220 x 10 = 2200

Nesse caso podemos acionar a resistência elétrica diretamente pelo relé, pois a potência da resistência é de 2000W e a potência máxima permitida nessa situação é de 2200W.

Observe que caso a tensão da rede seja de 110V, a mesma aplicação não seria possível, pois a potência máxima seria de 1100W.

 

Como proceder se a corrente máxima não for suficiente?

Vamos supor que você fez os cálculos e descobriu que o equipamento que você vai utilizar exige uma corrente maior do que o relé do seu termostato suporta. Como proceder?

Nesses casos recomenda-se a utilização de contatores. Um contator é um dispositivo eletromecânico que basicamente serve para ligar e desligar cargas elétricas. Assim, o relé acionaria o contator e o contator acionaria o equipamento.

Outra solução seria utilizar um relé de estado sólido (ou SSR). Da mesma forma que o contator, ele aciona uma saída com uma corrente maior através de um sinal menor.

A utilização de tais dispositivos também é indicada quando a corrente utilizada é próxima do limite máximo do relé.

***

Você possui alguma crítica, dúvida ou sugestão sobre este artigo?

Deixe seu comentário e ficaremos felizes em ajudá-lo.

Sair da versão mobile