Como escolher um controlador de temperatura para Ar Condicionado?

06/02/2019 - Refrigeração

Aparelhos de ar condicionado possuem termostatos embutidos, no entanto existem situações em que é necessário um maior controle da temperatura do ambiente. Por isso é bastante comum a busca de controladores de temperatura digitais para aparelhos de ar condicionado. Neste post você vai descobrir quais as vantagens de utilizar um controlador digital e como escolher o melhor modelo de acordo com sua necessidade.

Por que utilizar um controlador de temperatura digital no ar condicionado?

Os termostatos digitais oferecem diversos recursos além do simples controle de temperatura. Muitos modelos permitem automatizar processos, por exemplo. Quando se trata de aparelhos de ar condicionado, um controlador digital proporciona maior precisão no controle de temperatura. Além disso, existem modelos que podem gerenciar o funcionamento de mais de um ar condicionado e também modelos com monitoramento online.

Qual o melhor controlador de temperatura para ar condicionado?

A resposta para essa pergunta irá depender da necessidade de cada aplicação. Cada situação irá demandar diferentes recursos e, consequentemente, diferentes modelos de controlador. Veja abaixo algumas das situações mais comuns:

Controlador para 1 aparelho de ar condicionado

Um aparelho de ar condicionado e um controlador de temperatura

Se você possui apenas um aparelho, você pode utilizar um controlador digital para melhorar a precisão no controle térmico. Como o sensor de temperatura pode ser fixado em locais distantes do aparelho de ar condicionado, em determinadas situações o controlador digital irá proporcionar maior eficiência para o sistema e reduzir o consumo de energia.

Nesses casos um termostato simples é a melhor opção, como o modelo G101 Color, por exemplo. Caso deseje monitorar a temperatura do ambiente pela internet, ainda existem versões com este recurso, como o modelo G101 Web.

Controlador para 2 aparelhos de ar condicionado (principal e auxiliar)

Dois aparelhos de ar condicionado e um controlador de temperatura

Em algumas aplicações um aparelho de ar condicionado não é suficiente para climatizar o ambiente. Nesses casos é comum utilizar dois aparelhos trabalhando em conjunto para manter a temperatura. Os controladores digitais são muito úteis para essas aplicações, pois permitem automatizar o funcionamento dos aparelhos e garantir o controle de temperatura de forma mais eficiente.

Imagine uma sala na qual a temperatura deve estar abaixo de 17°C. Você utiliza um aparelho de ar condicionado para manter este valor. No entanto, em dias muito quentes a temperatura chega a 22°C, sendo que seus equipamentos jamais devem chegar a essa temperatura.

No exemplo acima é possível utilizar um segundo aparelho de ar condicionado que será acionado sempre que a temperatura chegar a 20°C. Dessa forma, evita-se que a temperatura chegue a uma temperatura crítica em dias muito quentes.

Para gerenciar este tipo de funcionamento recomenda-se a utilização de um controlador de duplo estágio. Esses controladores permitem o controle de temperatura em dois pontos da escala de temperatura, ou seja, possuem dois setpoints distintos e cada um deles aciona um equipamento. Um exemplo de controlador duplo estágio é o modelo G105 Color da Ageon. Também é possível utilizar um controlador duplo, que reúne em um único termostato as funções de dois termostatos. É o caso do modelo G107 Color, por exemplo.


O que achou deste post? Deseja encontrar o controlador ideal para a sua aplicação? Entre em contato com a Ageon.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Alexandre disse:

    Bom dia. Excelentes informações, porém, tenho uma dúvida: este controlador para 1 condicionador de ar vai controlar o ventilador e o compressor, cada um em uma saída, ou apenas o ar como um todo. Poderia me passar mais informações de como fazer isto? Desde já agradeço.

    Gustavo Vieira disse:

    Bom dia Alexandre, tudo bem?
    Ficamos muito felizes com o feedback. Nos foi passada a informação que você já entrou em contato com nosso suporte, e acreditamos que suas duvidas já foram esclarecidas, ficamos contentes em poder ajudar e conte conosco sempre que precisar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.