A principal função de um inversor de frequência é controlar e variar a velocidade de um motor de indução trifásico. No entanto os inversores possuem recursos que permitem diversas automações. Isso é útil principalmente para as máquinas utilizadas pela indústria. Neste post reunimos as principais automações que podem ser realizadas com um inversor de frequência.
Partida suave do equipamento
A primeira automação que o inversor de frequência permite é a partida suave do motor. As rampas de aceleração configuráveis pelo inversor permitem que o motor seja acionado suavemente até atingir a velocidade necessária. Dessa forma são evitados os acionamentos bruscos, que reduzem a vida útil do motor e prejudicam o funcionamento de muitas máquinas. Da mesma forma, também é possível desacelerar o motor suavemente, evitando os prejuízos ao equipamento causados por paradas bruscas.
Bornes de controle para acionamentos externos
Os inversores de frequência geralmente possuem bornes de controle que permitem comandar o motor através de teclas externas. Assim, é possível incluir teclas nas máquinas para acelerar/desacelerar uma esteira, ligar/desligar o equipamento ou para inverter o sentido de giro do motor, por exemplo.
Saída a relé do inversor de frequência
Alguns modelos de inversores de frequência possuem uma saída a relé para acionamento de outros equipamentos além do motor. Esta saída pode ser utilizada em diversas situações e seu modo de funcionamento pode ser diferente de acordo com a aplicação. A saída a relé pode ser utilizada para acionar um alarme quando a frequência de saída (velocidade do motor) for superior a um valor configurado, por exemplo. Outras opções de acionamento da saída a relé são:
- Quando o motor girar acima de uma velocidade configurada (frequência de saída);
- Após o término de uma rampa de aceleração;
- Quando a corrente de saída do motor estiver acima de um valor configurado;
- Sempre que o motor estiver em funcionamento;
- Somente durante uma rampa de desaceleração;
- Entre outros.
Parada de segurança em caso de falhas
Além do controle de velocidade do motor, outra característica dos inversores de frequência é a proteção do equipamento. Sempre que uma anomalia for detectada pelo inversor, o motor será desativado e uma mensagem de erro será exibida. Isso garante que o motor não trabalhe em sobrecarga ou em uma tensão diferente da recomendada. Além de evitar que o motor seja danificado, esse recurso evita prejuízos, pois reduz a quantidade de manutenções na máquina onde o inversor estará instalado.
Inversores de Frequência Ageon
A Ageon possui uma ampla linha de inversores de frequência para máquinas em geral. Entre diversos modelos, destacam-se as linhas XF e YF, que permitem todas as opções de automação descritas acima.
***
Você utiliza algum tipo de automação que pode ser realizada com um inversor de frequência? Deixe seu comentário abaixo.