Saia da planilha e monitore a temperatura dos alimentos online

01/11/2017 - Controladores de Temperatura, Dicas Ageon

Saia da planilha e monitore a temperatura dos alimentos online

Utilizar uma planilha para controle da temperatura dos alimentos é coisa do passado. Neste post você vai conhecer uma forma muito mais fácil e prática de monitorar a temperatura do seu estoque.

1. Por que controlar a temperatura dos alimentos?
2. Planilhas para o controle de temperatura dos alimentos
3. Monitoramento da temperatura online
4. Como funciona o monitoramento online com o ArcSys?

 

Por que controlar a temperatura dos alimentos?

Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o registro da temperatura de conservação dos alimentos é um importante fator de controle para a segurança alimentar. O armazenamento inadequado pode contribuir para a proliferação de micro-organismos e causar problemas de saúde nos consumidores. Por esse motivo os estabelecimentos costumam registrar informações como a temperatura e horário da medição.

 

Planilhas para o controle de temperatura dos alimentos

Grande parte desses estabelecimentos realiza este controle de forma manual, através de planilhas digitais ou em papel. As medições são realizadas por um profissional que se desloca até o equipamento e anota a data, o horário e a temperatura identificada.

Obviamente este processo é suscetível a erros. Como se trata de um processo manual, existe a possibilidade de falha humana. Além disso, dispensar um funcionário para realizar as medições periodicamente resulta em um custo grande para a empresa.

 

Monitoramento da temperatura online

Atualmente existem alternativas que fazem uso da tecnologia para facilitar o controle térmico dos alimentos. É o caso, por exemplo, do sistema de monitoramento ArcSys.

O ArcSys é um sistema de monitoramento de temperatura que permite a supervisão dos seus equipamentos via internet. O sistema pode ser acessado de um computador, tablet ou celular e as informações são apresentadas diretamente no seu navegador de internet.

O ArcSys também permite a geração de relatórios, dispensando a utilização de planilhas para controlar a temperatura dos alimentos. Com poucos cliques é possível gerar gráficos ou tabelas que apresentam a variação térmica ao longo de um período definido. Esses relatórios podem ser impressos ou exportados para arquivos no formato PDF.

Monitoramento de temperatura online - ArcSys

Por se tratar de um processo automático, o ArcSys apresenta uma confiabilidade muito maior do que a medição manual. Além disso, o sistema permite o monitoramento 24hs/dia e envia alarmes por e-mail quando a temperatura sai de uma faixa programada. Assim o ArcSys pode evitar prejuízos com perda de mercadorias caso haja uma falha no sistema de refrigeração, por exemplo.

 

Como funciona o monitoramento online com o ArcSys?

O ArcSys pode ser ligado aos controladores da linha Web da Ageon. Os controladores podem ser instalados em diversos tipos de equipamentos, como expositores de bebidas e câmaras frigoríficas. Cada ArcSys pode ser ligado a até 32 controladores, reunindo em uma única tela todas as informações necessárias.

Você pode saber mais sobre o sistema de monitoramento ArcSys assistindo a estes vídeos.

***

O que você achou deste artigo?

Deixe sua crítica, elogio ou sugestão nos comentários abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Saia da planilha e monitore a temperatura dos alimentos online"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.