Como ligar um motor trifásico em alimentação 220V?

06/12/2018 - Inversores de Frequência

Como ligar um motor trifásico em alimentação 220V

A alimentação de um motor trifásico de 6 terminais ou mais é configurável. Dependendo do número de terminais (também conhecidos como pontas ou bornes), o motor pode ser configurado para alimentação em tensão 220V ou 380V, por exemplo. Neste post vamos apresentar as diferentes ligações que um motor trifásico pode ter para alimentação em 220V, de acordo com seu número de terminais.

 

Configurando o motor trifásico para tensão 220V

Como citado anteriormente, os motores elétricos trifásicos podem ser alimentados com diferentes valores de tensão dependendo do seu número de terminais. Essa diversidade de configurações do motor não influencia na velocidade de rotação, mas influencia no torque. Quanto maior a tensão de alimentação, mais torque terá o motor. Já a velocidade de rotação do motor depende de outros fatores, como a frequência, por exemplo.

Entre os motores trifásicos mais comuns estão os motores de 6 terminais. Esses motores podem ser configurados para alimentação em 380V ou 220V. Na imagem abaixo é possível visualizar um exemplo de como alterar a ligação elétrica do motor de 380V (modo estrela) para 220V (modo triângulo).

Exemplo ligação motor trifásico - 6 Terminais

A forma de ligação pode variar de acordo com o fabricante do motor. Os motores geralmente possuem uma placa de indicação fixada na carcaça com as ligações explicadas acima. Faça as ligações respeitando a configuração demonstrada pelo fabricante.

Essa configuração da alimentação do motor trifásico é possível graças às diferentes formas de ligação das bobinas. Cada uma dessas ligações cria uma intensidade de campo magnético girante diferente durante o funcionamento do motor.

Caso seu motor apresente número de terminais diferente do citado neste post, recomendamos entrar em contato com o fabricante do motor para verificar como ligá-lo em 220V.

 

Velocidade de um motor trifásico

O controle da velocidade de um motor trifásico pode ser realizado de diversas formas. Entre as mais indicadas está a variação de frequência do motor, realizada através de um inversor de frequência.

A Ageon fabrica inversores de frequência para motores trifásicos de até 5CV. Os inversores de frequência Ageon possuem alimentação 220V (monofásica ou trifásica, de acordo com o modelo) e saída 220V. Os principais modelos de inversores Ageon são a Série XF, com formato compacto, e a Série YF, com IHM destacável e potenciômetro incorporado.

***

O que você achou deste post? Deixe seu cometário.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Aleph Ozuas disse:

    Amigo, meu motor trifásico está rodando no sentido contrário. Como posso identificar os pinos?

    Olá Aleph, como vai?
    Nos inversores de frequência Ageon existe um parâmetro para seleção do sentido de giro do motor (parâmetro P73). Assim você pode resolver o seu problema de forma fácil e rápida, sem a necessidade de alterar nenhuma ligação elétrica.
    Caso necessite de auxílio para configurar ou instalar os inversores Ageon, nosso suporte técnico está à disposição para ajudá-lo pelos seguintes canais:

    (48) 3028-8878
    (48) 99844-0213
    (48) 99126-9908

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Pleyzan Henrique do Nascimento Costa disse:

    Boa noite.
    Estou com um motor trifásico com 4 fios. Quero saber se com esses 4 fios eu posso ligar ela em 220 vts

    Olá, Pleyzan
    Como vai?
    Para identificar a forma de ligação do seu motor é necessário verificar a tarjeta ou placa que acompanha seu produto, ou ainda entrar em contato com o fabricante do motor.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Leonardo disse:

    olá,
    É possível usar um inversor alimentado com trifásico 220V, o o motor 380V? (fechado em 380V)

    obrigado

    Olá Leonardo, tudo bem?
    Não é possível utilizar o inversor de frequência em alimentação 220V e o motor em alimentação 380V.
    Nesse caso você pode alimentar o motor em 220V (desde que sua aplicação permita isso), conforme citamos no post.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    dorival disse:

    Amigo. Como base no seu post, é possível ligar um inversor trifásico 380 V em uma rede trifasico de 220 V. A duvida é estou para comprar um inversor energia, porém de 380V e não sei se vai ser possivel instalar na minha residencia que é trifasico 220 volts

    Olá Dorival, tudo bem?
    O post cita apenas sobre a ligação de inversores de frequência e motores trifásicos. Não se aplica a inversores de energia, ou inversores de tensão. Recomendamos que você entre em contato com o fabricante do aparelho para que sua dúvida seja esclarecida.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    adriano disse:

    Me envia o link para compra de um inversor monofásico para motor trifásico 220v 380v.

    Olá Adriano, tudo bem?
    Sua solicitação já foi encaminhada para nossa equipe comercial. Em breve entraremos em contato para entender melhor sua necessidade e indicar o produto ideal para a sua aplicação.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.