Como configurar o inversor de frequência AG Drive Pro da Ageon

26/01/2022 - Automação

Está com dificuldades de configurar o inversor de frequência da linha AG Drive? Essa linha de inversores pode ser utilizada em diversas máquinas, como esteiras transportadoras, bobinadeiras, rotuladoras, entre outras. Além de versáteis, aliam alto desempenho, facilidade de uso e design diferenciado em um único produto. Contam com comunicação Modbus RTU integrado no produto e uma configuração facilitada. Porém, precisamos antes de utilizar o aparelho, configurar os parâmetros, para isso montamos esse guia facilitando a parametrização.
Você irá ver nesse post sobre:

Primeiros passos para configurar o inversor de frequência:

  1. Para configurar os parâmetros inversor precisa estar com o motor parado e o visor mostrando rdy;
  2. Para entrar na tabela de parâmetros pressione e segure a tecla set até aparecer o parâmetro P001;
  3. Navegue pelos parâmetros utilizando as teclas “+” e ““;
  4. Em seguida navegue entre os parâmetros então altere o que for necessário;
  5. Ao encontrar o parâmetro pressione a tecla set;
  6. Pressione “+” e “” para alterar os valores;
  7. Pressione a tecla set novamente para sair do parâmetro.

Parâmetros mais utilizados:

Alguns parâmetros são os mais utilizados para configuração do inversor de frequência para o primeiro uso em aplicações mais simples. Bem como os parâmetros de:

P011 – Rampa de aceleração:

Define o tempo, em segundos, de aceleração do motor até a frequência nominal, definida no parâmetro P602. Esta rampa também sempre será aplicada quando houver um aumento na referência de frequência. Os tempos de aceleração entre mudanças de referência serão sempre proporcionais ao tempo definido em P011. Exemplo: se a frequência nominal é 60 Hz (P602 = 60) e a rampa de aceleração é de 10 s (P011 = 10) e deseja-se acelerar de 0 Hz a 30 Hz, o tempo total de aceleração será 5s.

P012 – Rampa de desaceleração:

Define o tempo, em segundos, de desaceleração do motor até 0 Hz. Esta rampa também sempre será aplicada quando houver uma diminuição na referência de frequência. A desaceleração possui perfil linear. Segue a mesma lógica do parâmetro P011.

P023 – Frequência mínima do motor:

Limita o valor mínimo em frequência do motor, se em uma aplicação o valor mínimo for de 20 Hz o parâmetro P023 será igual a 20.

P024 – Frequência máxima do motor:

Limita o valor máximo em frequência do motor, se em uma aplicação o valor máximo for de 65 Hz o parâmetro P023 será igual a 65.

P051 – Corrente de sobrecarga:

Define a corrente de sobrecarga do motor, levando em consideração a corrente nominal e fator de serviço indicado pelo fabricante do motor. 

Para saber o valor que deve colocar em P051, utilize o valor da corrente nominal do motor (A) e o fator de serviço (FS) e multiplicar um pelo outro. Como no exemplo de cima, 2 x 1,15 = 2,3. No caso o valor do parâmetro P051 para esse motor seria de 2,3.

P301 – Seleção de frequência de saída do motor:

Seleciona qual função irá escolher a frequência de saída do motor:

0 – Entrada analógica:

A referência de frequência será proporcional ao valor de leitura da entrada analógica conforme o sinal nos bornes 1, 2 e 3. E dentro dos limites P023 e P024.

1 – Teclas da IHM:

A referência de frequência é ajustada através das teclas da IHM. Em operação, para incrementar a frequência de referência, pressione a tecla “+” continuamente. Para decrementar, pressione a tecla “-” constantemente. Um único toque nas teclas incrementa/decrementa a frequência em 0.1 Hz.

2 – Potenciômetro eletrônico (entradas digitais DI3 e DI4):

Enquanto o contato de DI3 estiver fechado, a frequência de saída é incrementada continuamente. Do mesmo modo, enquanto o contato de DI4 estiver fechado a frequência de saída é decrementada continuamente. Se as entradas estiverem em estado baixo a frequência não é alterada. Para configuração das entradas digitais consulte o parâmetro P305.

3 – Multispeed:

O controle multispeed permite que a velocidade seja variada para valores predeterminados de acordo com os estados das entradas digitais DI2, DI3 e DI4. Estes valores são programados nos parâmetros P201 a P208. A configuração da velocidade se dá de acordo com a seguinte tabela: Se P102 = 0:

*Se P102 = 0 e P304 = 2.
Para configuração das entradas digitais consulte o parâmetro P305.

4 – Modbus:

O valor de referência de frequência será determinado pela comunicação Modbus.

P302 – Seleção de comandos do motor:

Esse parâmetro define como serão dados os comandos de liga, desliga e sentido de giro do motor.

Teclas da IHM, comando via entrada digital (ON/OFF), comando via entrada digital (Avanço/Retorno) e Modbus.

Obs:

Para utilização do Modbus, indicamos a leitura do capítulo 5 do manual do inversor AG Drive Pro.

Vídeo de configuração do inversor:


Neste vídeo você verá como realizar a configuração do inversor de frequência AG Drive Pro da Ageon. Verá um pouco mais sobre as funções e parâmetros disponíveis no AG Drive Pro.

Precisa de ajuda do suporte Técnico?

Em primeiro lugar, verifique o número de série do seu inversor Ageon. Depois disso, basta entrar em contato com nosso suporte técnico para receber o auxílio de nossa equipe. Ajudaremos a identificar e resolver o seu problema.

Você quer conhecer produtos de qualidade, com tecnologia nacional e garantia direto de fábrica? Deixe seu comentário abaixo ou acesse nosso site clicando aqui.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Como configurar o inversor de frequência AG Drive Pro da Ageon"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.