Inversor de Frequência – Protegendo o equipamento

25/05/2016 - Dicas Ageon, Inversores de Frequência

Proteções do Inversor de Frequência

Como já falamos em posts anteriores aqui no blog, os inversores de frequência são utilizados para controlar a velocidade de motores de indução. São muitas as aplicações que necessitam de inversores de frequência, como esteiras transportadoras, bobinadeiras, extrusoras e diversos outros tipos de máquinas. Entretanto, os inversores de frequência da Ageon possuem uma outra função: a proteção do equipamento como um todo.

 

Tensão

No Brasil são muito comuns problemas relacionados a flutuações na rede elétrica. Dependendo da localidade, a variação da tensão pode ser grande o suficiente para danificar motores e equipamentos eletrônicos. Por esta razão os inversores de frequência Ageon possuem parâmetros de proteção contra subtensão e sobretensão. Configurar corretamente estes parâmetros significa proteger o inversor de frequência e, consequentemente, o motor.

Quando estes parâmetros estão corretamente configurados, o inversor de frequência desliga o motor sempre que a tensão está acima ou abaixo dos valores especificados.

 

Sobrecarga e Superaquecimento

É sempre importante se atentar à carga que será acionada pelo motor. Quando a carga é muito elevada, o inversor pode superaquecer e desligar o motor para evitar danos ou mesmo a queima deste. Certifique-se de que o parâmetro de sobrecarga esteja configurado com um valor adequado e que a rampa de aceleração esteja de acordo com a carga a ser acionada.

 

Corrente

Os inversores da Ageon possuem uma proteção de sobrecorrente por hardware. De modo geral, esse erro ocorre quando o inversor detecta uma corrente acima do permitido e desativa o motor para não comprometer o equipamento. Quando o display do inversor apresentar este erro, verifique se há curto-circuito entre duas fases ou curto-circuito no enrolamento do motor. Estas são as principais causas de sobrecorrente no inversor. É importante frisar que, no caso de sobrecorrente, também pode ocorrer se a carga acionada possuir uma grande inércia e houver uma desaceleração muito rápida. Nesses casos basta configurar a rampa de aceleração com um valor adequado para proteger seu equipamento.

 

Auto-reset do Inversor de Frequência

Existe um parâmetro nos inversores de frequência Ageon chamado Auto-reset. Esse parâmetro define o tempo entre a detecção de um erro e a reinicialização automática do inversor. Seu funcionamento segue a seguinte ordem:

1 – O inversor detecta uma das situações citadas acima. O motor é desligado e o display do aparelho apresenta uma mensagem com o código do erro;

2 – Se o parâmetro Auto-reset estiver acionado, o inversor aguarda o período definido e reinicia;

3 – Se as condições de tensão, corrente, temperatura e carga estiverem dentro dos valores normalizados, o motor será acionado e o equipamento funcionará normalmente. Caso contrário, o inversor voltará a apresentar o erro, conforme a etapa 1.

 

A função Auto-reset permite que o inversor volte a acionar o motor automaticamente sem que haja a necessidade de interferência humana, desde que o erro apresentado seja ocasional e as condições estiverem normais novamente.

***

Você conhecia as funções de proteção dos inversores Ageon? Já sabia que o inversor pode proteger o motor e o equipamento como um todo?

Deixe sua dúvida, comentário ou sugestão abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    MARIOZEBIO GOMES DE ARAÚJO disse:

    Gostei dase informações, mas estou com um problema em um projeto que estou desenvolvendo.
    Este projeto ele é hidraulico com motor hidraulico, que é usado uma pressão em circuito fechado.
    Quando acionado o motor elétrico pela concessionária através do inversor e atingindo a pressao necessária para acionar o gerador, eu preciso retirar a concessionária através de quadro com contactoras. Só que o inversor da erro e preciso resetár para continuar.
    E gostaria de reajusta-lo para ele não lerespondeu este erro.
    Como faço. ……….?

    Olá, Mário
    Sua solicitação foi encaminhada para nosso Suporte Técnico. Em breve nossa equipe entrará em contato através do endereço de e-mail informado.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.