Cuidados com o sensor de temperatura

09/06/2015 - Aquecimento, Aquecimento Solar, Automação, Charcutaria e Homebrewing, Chocadeiras, Refrigeração
sensor de temperatura

O processo de controle de temperatura se inicia, basicamente, pelo sensor (ou sonda, como também é conhecido). Este componente é utilizado em termostatos digitais para calcular a temperatura de um ambiente ou substância específica. Entretanto, muitas vezes o sensor apresenta defeitos de funcionamento causados por erros básicos na hora da instalação.
Alguns cuidados com o sensor de temperatura devem ser tomados para garantir um correto funcionamento do sistema e diminuir o risco de falhas. Dicas simples podem garantir melhor eficiência e reduzir o consumo de energia elétrica.

Evite locais próximos a resistências, lâmpadas, saídas de ar, entre outros

Como a temperatura não se altera de maneira uniforme, esses locais costumam apresentar medições diferentes do restante do ambiente. Em um aquário, por exemplo, a água próxima ao aquecedor estará mais quente que a água de outros pontos até que a temperatura se estabilize. O mesmo ocorre em câmaras frigoríficas, expositores de bebidas, boilers e na maioria das aplicações.

Saiba o que medir

Dependendo de sua aplicação, a temperatura a ser controlada poderá ser do ambiente, de uma substância, ou ainda um diferencial. É importante saber exatamente o que se deseja para atingir os melhores resultados. Quando se trata de fermentação de cerveja, por exemplo, de nada adianta controlar a temperatura ambiente, já que devido a processos químicos o próprio líquido aquece e fica alguns graus acima dessa temperatura. Nesses casos é recomendável a utilização de um poço termométrico, que protege o sensor e impede que ele entre em contato direto com a bebida.

Interferências eletromagnéticas

Não realize a fixação do sensor em locais próximos a fiação elétrica. Os campos eletromagnéticos emitidos causam interferência na leitura, resultando em uma medição imprecisa. Para evitar esse tipo de problema, recomenda-se a utilização de filtros supressores.

Conheça o sensor

É fundamental conhecer as condições ideais de funcionamento do sensor. O grau de proteção (IP), a tolerância a umidade e o tempo de resposta são algumas informações que podem fazer a diferença. A Ageon utiliza sensores emborrachados com grau de proteção IP68 em todos os seus termostatos. Isso significa mais resistência a poeira e umidade e, consequentemente, maior durabilidade. Alguns equipamentos possuem sensor com encapsulamento TPE (Elastômero Termoplástico), também conhecido como borracha termoplástica. Isto significa que o sensor pode ser utilizado para indústria alimentícia.

Você leva em conta essas dicas na hora de instalar seus termostatos? Acha importante tomar esse tipo de cuidado?
Deixe sua opinião nos comentários.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Gustavo disse:

    Tenho um controlador para acionar a resistência do boiler de aquecimento da minha casa, mas o controlador mostra de 6 ~ 8 graus a menos da real temperatura da água. É normal isso? Há algo que possa ser feito para mostrar a temperatura real? Obrigado.

    Olá, Gustavo.
    Que bom vê-lo por aqui!
    Quanto ao seu questionamento, pode ser feita a calibração através do parâmetro para correção da leitura, contudo, isto só deve ser feito se o termômetro de referência tiver uma resolução melhor que a leitura do controlador. Pelo menos duas casas decimais.
    Importante também observar o local de leitura, pois deve ser exatamente o mesmo que o local da leitura atual.De preferência seguir a norma de calibração por comparação.

    Qualquer dúvida, estaremos sempre à disposição.

    Atenciosamente,
    Equipe AGEON

    juliano disse:

    oi. gostei muito do seu site, vou verificar toda semana as atualizações.Obrigado

    Moisés Caribé disse:

    Meu termostato ageon 101 está marcando uma temperatura errada, por volta de dez graus a mais do que o real. Deixo ele dentro de uma garrafa de água no fundo da geladeira pra o controle e ele passou um bom tempo funcionando. Agora, tá acontecendo isso e cheguei a perder 5 litros de cerveja porque ela congelou, Inclusive, a garrafa que ele estava também. O que eu faço?

    Olá, Moisés
    A submersão do sensor de temperatura em líquido não é recomendada, visto que é preferível a utilização de um poço termométrico.
    Em relação à temperatura incorreta apresentada no display, os controladores Ageon possuem um parâmetro de calibração do sensor que pode ser útil no seu caso.
    De qualquer forma, recomendamos entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico para que possamos lhe auxiliar da melhor forma. Você pode entrar em contato pelos seguintes canais:

    Suporte Técnico Ageon:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Mauro disse:

    Onde o sensor deve ficar..
    Meu termostato Ageon não está subindo a temperatura desejada.
    E o sensor está em baixo do ventilador na chocadeira….
    Oq devo fazer?
    Gratidão
    Email soares34.lima@gmail.com se alguém conseguir me ajudar agradeço

    Olá, Mauro

    Se a chocadeira não está esquentando como deveria, o problema pode ser na resistência. Verifique o esquema de ligação para garantir se a mesma está conectada. Dependendo do tempo da chocadeira a resistência pode estar oxidada e consequentemente não aquece tanto quanto uma nova.

    Caso o problema persista, entre em contato no suporte técnico no WhatsApp (48) 99996-0430.

    Aurélio disse:

    Tenho uma cervejeira mas sua temperatura aumenta rapidamente quando atinge -6° , e oscila muito sempre que abro a porta.

    Olá Aurélio, como vai?
    Temos um post que fala exatamente sobre o que fazer quando o termostato não estabiliza a temperatura. Acreditamos que ele poderá lhe auxiliar.

    Alguimar disse:

    Boa tarde!! tenho uma chocadeira que veio com um termostato ageon G 101. a temperatura programada é de 37,5, porem a variação dentro chaga a 40 graus. olhando na internet vi que o sensor de temperatura tem na ponta uma especie de tampinha do fio, já o da minha chocadeira não tem é somente o fio. será isso que esta causando essa diferença tão grande na temperatura? e outra a temperatura não fica estabilizada fica oscilando no visor do termostato, exemplo 37,5 vai de 37,1 a 38,3. será se eu substituir o sensor essa temperatura ficará estável? ja tive muito prejuízo com minha chocadeira perco todos os ovos! me ajudem por favor!!!

    Olá Alguimar, como vai?
    Existem diversos fatores que podem interferir no controle de temperatura da chocadeira. Temos um post aqui no blog que fala exatamente sobre este assunto. Nesse post damos dicas sobre o que fazer quando a temperatura da chocadeira está muito alta.
    Caso você continue com dúvidas, você pode entrar em contato com nosso suporte técnico pelos seguintes canais:
    (48) 3028-8878
    (48) 99844-0213
    (48) 99126-9908
    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Silvano Barbosa disse:

    Prezados, utilizei um controlador de temperatura digital em meu freezer de 380l e após retirar o controlador, meu freezer não está mais gelando como antes, pode ter afetado o termostato do freezer?

    Olá Silvano, como vai?
    Recomendamos entrar em contato com a fabricante do seu freezer para poder identificar se houve algum problema causado pelo uso do termostato ou se esta diferença de desempenho possui causas externas.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Moacir Prudêncio Junior disse:

    Olá,

    Eu posso usar o sensor direto na panela com mosto durante a brassagem de uma cerveja? Seria necessário algum tipo de proteção para o sensor e o fio neste caso?

    Obrigado.

    Olá, Moacir

    Nosso suporte técnico já entrou em contato para responder sua solicitação. Entretanto, como outras pessoas também podem ter a mesma dúvida, resolvemos escrever um post sobre este assunto.
    Caso desejar mais informações sobre poços termométricos e o controle de temperatura de líquidos, acesse nosso post “O que é e quando utilizar um Poço Termométrico“.

    Estamos à disposição caso possua mais alguma dúvida, crítica ou sugestão.

    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Jose Antonio figueira machado disse:

    ola boa noite excelente as dicas que vocês colocaram aqui para quem não é muito leigo no assunto
    espero continuar recebendo e-mails indicações cada vez mais serei cliente

    Olá José Antônio,

    Muito obrigado pelo seu cometário. Sua opinião é muito importante para a Ageon.
    Nosso blog continuará criando posts sobre assuntos relacionados aos controladores de temperatura e inversores de frequência. Fique à vontade para enviar sugestões de assuntos de seu interesse.

    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.