Conhecendo os bornes de controle do inversor de frequência

23/08/2018 - Automação, Climatizadores, Fitness

Conhecendo os bornes de controle do inversor de frequência

Os inversores de frequência são utilizados para automação de diversos tipos de máquinas. Em diversas situações o controle da velocidade do motor é realizado diretamente através da IHM do inversor, ou seja, da sua interface homem-máquina. No entanto, existem situações em que é necessário realizar este controle através de botões ou potenciômetros externos. É justamente para esses casos que os inversores de frequência possuem bornes de controle. Neste post vamos falar sobre a utilização dos bornes de controle nos inversores Ageon.

 

1. Configurando o inversor de frequência para uso dos bornes de controle
2. Ligando um potenciômetro externo a um inversor Ageon
3. Utilizando as entradas digitais para controle de velocidade
4. Utilizando o multispeed através de acionamento externo
5. Ligando/desligando o inversor e alterando o sentido de giro
6. Avanço e retorno do motor através dos bornes de controle

 

Configurando o inversor de frequência para uso dos bornes de controle

 

Em primeiro lugar é necessário configurar o aparelho para utilizar os bornes de controle. Nos inversores de frequência XF Standard e YF Standard da Ageon, essa configuração ocorre no parâmetro P71. Cada modelo de inversor possui opções específicas para este parâmetro, conforme tabela abaixo:

Parâmetro P71
Código Inversor de Frequência - XF Standard

XF Standard

Inversor de Frequência - YF Standard

YF Standard

0 Potenciômetro externo Potenciômetro externo
1 Teclas da IHM Potenciômetro da IHM
2 Entradas digitais Teclas da IHM
3 Multispeed Entradas digitais
4 Multispeed
5 Multispeed teclas

De acordo com a tabela acima é possível notar que o modelo YF Standard possui algumas opções que não estão disponíveis no modelo XF Standard. Uma das principais diferenças entre ambos é que os inversores YF Standard possuem IHM destacável com potenciômetro incorporado. Isso facilita a instalação e, em muitos casos, dispensa a utilização de um potenciômetro externo.

O parâmetro P72 também deve ser configurado. Este parâmetro identifica que tipo de comando será enviado através dos bornes de controle.

 

Parâmetro P71
Código XF Standard YF Standard
0 Teclas da IHM Teclas da IHM
1 Liga/desliga e sentido de giro Liga/desliga e função auxiliar
2 Avanço/retorno Avanço/retorno
3 Liga/desliga

 

Ligando um potenciômetro externo a um inversor Ageon

É possível ligar um potenciômetro externo ao inversor para controlar a velocidade do motor. Primeiramente é necessário configurar o inversor para este recurso. Tanto nos inversores XF Standard quanto nos inversores YF Standard o parâmetro P71 deve ser configurado para 0, conforme citado anteriormente.

Os inversores de frequência Ageon são compatíveis com potenciômetros >10 kΩ. Eles devem ser instalados utilizando os bornes 1, 2 e 3, conforme  imagem abaixo.

Bornes de Controle dos Inversores de Frequência Ageon - Potenciômetro Externo

 

Utilizando as entradas digitais para controle de velocidade

Além do potenciômetro externo, também é possível controlar a velocidade do motor através das entradas digitais do inversor de frequência. Para isso, o parâmetro P71 deve ser configurado para 2 no modelo XF Standard e para 3 no modelo YF Standard. A ligação deve ser feita conforme a imagem abaixo:

Bornes de Controle dos Inversores de Frequência Ageon - Entradas Digitais

Para utilizar o inversor de frequência dessa forma, nos locais S3 e S4 devem ser inseridas chaves de contato momentâneo (push-buttons). Ao serem pressionadas, estas chaves irão diminuir (S3) ou aumentar (S4) a velocidade de giro do motor.

 

Utilizando o multispeed através de acionamento externo

O modo multispeed permite que sejam configuradas 4 ou 8 velocidades predefinidas para o motor (parâmetros 62 a 69). Para utilizar esse recurso, o parâmetro P71 deve ser ajustado para 3 nos inversores XF Standard e para 4 nos inversores YF Standard, de acordo com a tabela anterior. Abaixo está a forma de ligação das teclas.

Bornes de Controle dos Inversores de Frequência Ageon - Entradas Digitais - Multspeed

As chaves S2, S3 e S4 representam chaves para acionamento. A chave S2 só é utilizada quando o multispeed for ajustado para 8 velocidades (parâmetro P60 em 8). Também é importante se atentar ao parâmetro de seleção dos comandos, o parâmetro P72. No modelos XF Standard o multispeed só poderá ser utilizado em 8 velocidades caso o parâmetro P72 esteja configurado para 0 ou 3. Enquanto isso, nos modelos YF Standard o parâmetro P72 deve ser configurado para 0 ou 2. Caso o parâmetro P72 esteja configurado para um valor diferente, o multispeed poderá trabalhar apenas com 4 velocidades.

 

Ligando/desligando o inversor e alterando o sentido de giro

Através dos bornes de controle também é possível ligar ou desligar o inversor de frequência e inverter seu sentido de giro. Para isso é necessário configurar o parâmetro P72 para 1. Além disso também é necessário alterar o parâmetro P73 para 2 tanto nos inversores XF Standard quanto nos inversores YF Standard. A ligação pode ser feita conforme a imagem abaixo:

Bornes de Controle dos Inversores de Frequência Ageon - On-Off e Sentido de Giro

O motor será acionado enquanto a chave S1 estiver pressionada. Já a chave S2 definirá o sentido de giro do motor se o parâmetro P15 for igual a 0. Se o parâmetro P15 for igual a 1, a chave S2 irá alternar entre a primeira e a segunda rampa de aceleração/desaceleração.

 

Avanço e retorno do motor através dos bornes de controle

Outra opção de comando pelos bornes do inversor de frequência é o avanço e retorno. Assim é possível utilizar uma chave para que o motor gire em um sentido e outra chave para que gire no sentido oposto. Para isso o parâmetro P72 deve ser configurado para 2 e a ligação deve ser feita conforme imagem abaixo:

Bornes de Controle dos Inversores de Frequência Ageon - Avanço e Retorno

***

Este post foi útil? Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Conhecendo os bornes de controle do inversor de frequência"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.