Reduzindo o tempo e o custo de suporte aos seus clientes com o ArcSys
19/06/2019 - Aquecimento, Aquecimento Solar, Automação, Charcutaria e Homebrewing, RefrigeraçãoSe você trabalha com controladores de temperatura e presta suporte aos seus clientes, este post é para você. Independente do mercado que você trabalhe, seja aquecimento solar, refrigeração comercial ou câmaras frigoríficas, por exemplo, sempre é necessário prestar suporte aos clientes. Por mais que precauções sejam tomadas, imprevistos acontecem e muitas vezes é necessário se deslocar até o cliente para resolver possíveis problemas. No entanto, esse custo de suporte nem sempre é compensado. Além disso, o tempo e o deslocamento para resolver essas situações podem tornar o suporte ao cliente algo bastante caro.
Diminua o tempo e o custo de suporte com o ArcSys
Você sabia que um sistema de monitoramento de temperatura online pode ajudar a resolver estas situações? Imagine que um cliente entre em contato relatando um problema e que, em poucos minutos, você consiga resolver a situação diretamente pelo seu celular. Parece ótimo, certo? É justamente isso que vamos apresentar a seguir. Veja como as ferramentas disponíveis no ArcSys podem auxiliar na prestação de suporte remoto.
Resolvendo problemas remotamente com o ArcSys
Nos tópicos abaixo demonstramos solicitações comuns que podem ser resolvidas com o sistema de monitoramento ArcSys sem a necessidade de deslocamento. Veja as dúvidas que os clientes podem lhe encaminhar e o que você pode fazer diretamente pelo seu celular para resolver a situação.
- O compressor ou resistência não aciona
- Geladeira ou expositor com formação de gelo
- Identificação de manutenção preventiva
- Alerta de falhas
O compressor ou resistência não aciona
Caso o cliente relate que uma das saídas do controlador não está sendo acionada é preciso identificar a origem do problema. Geralmente isso pode ocorrer por três motivos: configuração incorreta, problema na ligação ou defeito na carga (compressor, resistência, entre outros).
Ao acessar o ArcSys do cliente, você pode verificar a listagem de parâmetros do controlador em questão. É comum que a carga não seja acionada devido a um parâmetro de temporização, por exemplo. Se isso for identificado, altere os parâmetros diretamente pelo ArcSys e verifique se o problema for resolvido.
Caso os parâmetros estejam corretamente configurados, você pode verificar se o controlador enviou o comando para acionar a carga. Isso é possível através da página de relatórios, que indica quais cargas foram acionadas em cada período de tempo. Se não houver nenhum acionamento registrado na coluna “Estado”, revise os parâmetros. É possível que o Setpoint esteja mal configurado, por exemplo, ou que algum outro parâmetro esteja impedindo o acionamento.
Caso a carga esteja acionada no relatório e o cliente relate que ela continua desligada, provavelmente há algum problema na instalação. Nesse caso será necessário se deslocar ao cliente para verificar a ligação elétrica e o estado da carga.
Geladeira ou expositor com formação de gelo
Se um cliente relatar a formação de gelo no equipamento, isso pode ser facilmente resolvido com o ArcSys.
Na maioria dos casos esse problema ocorre quando as configurações de degelo estão configuradas de forma incorreta. Nesse caso, você pode acessar os parâmetros do controlador no ArcSys e alterar a duração e o intervalo de degelo. Dessa forma, o degelo pode acontecer em uma frequência maior ou ter uma duração maior. Assim é possível configurar o degelo de acordo com a necessidade do cliente sem que seja preciso se deslocar ao local nenhuma vez.
Identificação de manutenção preventiva
Outra vantagem de utilizar um sistema de monitoramento online é identificar a necessidade de manutenção preventiva. Acessando os relatórios gráficos do ArcSys é possível verificar o desempenho do equipamento durante um período de tempo específico. Na figura abaixo é possível observar uma anomalia na temperatura do refrigerador, e baseado nesse gráfico é possível entender que está havendo congelamento no evaporador, permitindo tomar a ação de alteração do tempo de degelo, ou manutenção da resistência em caso de degelo elétrico.
Alerta de falhas
Sem dúvidas, um dos principais recursos do ArcSys é o envio de alarmes caso a temperatura do equipamento saia de uma faixa programada. Em primeiro lugar esse sistema permite que seus clientes tomem uma ação paliativa para evitar a perda de mercadoria. No entanto esses alarmes também são úteis para o técnico ou instalador. Isso porque, caso também receba o e-mail de alerta, este profissional pode se adiantar para entrar em contato com o cliente e verificar se algum equipamento está apresentando defeito.
Vale ressaltar que o sistema de alarme via e-mail é dependente de uma boa conexão de internet. Entretanto existe uma saída digital para acionamento de um sinaleiro ou sirene com intuito de avisar o cliente que está ocorrendo alguma anomalia.
Que tal saber mais sobre como o ArcSys pode reduzir seu custo de suporte aos clientes? Deixe seu comentário abaixo.
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