Gerenciamento de degelo com termostatos digitais

30/07/2015 - Refrigeração

Gerenciamento de degelo com Termostatos Digitais

A formação de gelo decorrente da condensação da umidade presente no ambiente prejudica a eficiência do sistema, pois funciona como um isolante térmico. Para evitar esse problema é necessário realizar o degelo periodicamente, evitando o acúmulo de gelo e o comprometimento do sistema de refrigeração.

Existem diferentes formas de degelo. Em situações onde a temperatura fica acima de 0°C é comum a utilização de degelo natural, onde há o simples desligamento do compressor por um determinado período de tempo. Quando a temperatura é inferior a 0°C é mais comum a utilização de degelo elétrico, em que uma resistência elétrica acelera o processo, e de degelo por gás quente, que utiliza o vapor da descarga do compressor aplicado diretamente sobre a superfície dos evaporadores.

Independente da forma de degelo utilizada, é importante que ele seja realizado periodicamente. Por essa razão existem termostatos digitais que gerenciam esse processo, permitindo programar as durações e o intervalo de tempo entre um degelo e outro.

Controladores Ageon com gerenciamento de degelo

A Ageon possui controladores de temperatura destinados a diversos tipos de sistemas de refrigeração. Os modelos G102, H102 e K102 são utilizados principalmente em balcões de resfriados e expositores de bebidas, pois possuem gerenciamento de degelo natural por parada do compressor.

Os modelos G106 e H106 são utilizados em câmaras frigoríficas e balcões de congelados. Contam com gerenciamento de degelo elétrico ou por gás quente e ainda fazem o controle dos ventiladores.

Existe ainda a linha SmartSet, que conta com os modelos SmartSet ONE S106 e SmartSet DUO S109. Ambos possuem gerenciamento de degelo elétrico ou por gás quente, botões de iluminação diretamente no painel e ainda um amplo espaço interno para instalação de componentes auxiliares. O modelo ONE S106 é destinado especialmente para o controle de temperatura de uma câmara frigorífica, enquanto o modelo DUO S109 pode controlar duas câmaras frigoríficas simultaneamente.

***

Você utiliza o gerenciamento de degelo? Conhece as vantagens dos controladores Ageon citados acima?

Deixa sua opinião abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Gustavo Woltmann disse:

    Estou feliz em ver o seu trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.