Monitorando a Temperatura com o ArcSys: Configurações de Acesso

06/07/2016 - Aquecimento, Aquecimento Solar, Automação, Charcutaria e Homebrewing, Chocadeiras, Refrigeração

Configurações de Acesso - ArcSys

O Sistema de Monitoramento ArcSys permite supervisionar os controladores de temperatura Web da Ageon. Possui uma série de recursos, como a criação de alarmes por e-mail e a geração de relatórios. Seu principal diferencial, entretanto, é a praticidade. O ArcSys pode ser acessado através de um celular, tablet ou computador. O sistema não exige um computador ligado 24hs/dia e possibilita o monitoramento online sem a necessidade de instalar softwares adicionais.

É possível visualizar a temperatura dos seus aparelhos conectados ao sistema de duas formas: acesso local e acesso remoto. O acesso local acontece quando o ArcSys está na mesma rede do dispositivo que irá acessá-lo (um computador, por exemplo). Já o acesso remoto é utilizado para acessar o ArcSys através de dispositivos externos conectados à internet.

 

Acesso local ao ArcSys

ArcSys na Rede Local

Utilizar o ArcSys em uma rede local é simples e rápido. Basta abrir seu navegador de internet (Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari, etc) e digitar na barra de endereços o IP do ArcSys na rede local.

Para identificar o IP do ArcSys na rede local, disponibilizamos o aplicativo ArcSys Finder vx.x.jar no cartão SD que acompanha o produto. Ao abrir este arquivo em um computador com Java instalado o aplicativo irá localizar todos os ArcSys conectados à rede local com seus respectivos endereços de IP.

 

Acesso remoto ao ArcSys

Acesso Externo - ArcSys

Para acessar remotamente o ArcSys é necessário configurar o redirecionamento de porta no seu roteador. Esta configuração permite que o ArcSys seja acessado através da internet, por dispositivos que não estão em sua rede local. Listamos abaixo uma série de procedimentos para realizar esta ação:

 

1 – Acessando o roteador

Para configurar o redirecionamento de portas devemos acessar as configurações do roteador. Este acesso pode ser feito digitando o IP do roteador na barra de endereços do seu navegador de internet. Geralmente o IP do roteador é 192.168.0.1, 192.168.1.1 ou 192.168.2.1. Para descobrir o IP do seu roteador siga um dos 3 passos abaixo de acordo com o seu sistema operacional:

Windows: abra o prompt de comando e digite ipconfig
Linux: abra o terminal e digite route
Mac: abra o terminal e digite netstat –nr

Redirecionamento de porta - ArcSys

Ao executar o comando você verá informações semelhantes à imagem acima. O IP do roteador geralmente é igual gateway padrão.

 

2 – Configurações do roteador

Após identificar o IP do roteador, digite-o na barra de endereços do seu navegador. O roteador irá solicitar o login e a senha de acesso. Se não foi configurado anteriormente, procure pelo login padrão no manual do usuário ou em uma busca rápida pela internet pelo modelo do seu roteador. Alguns roteadores trazem esta informação em sua etiqueta de produto.

Se o login for efetuado corretamente, você será direcionado para as configurações do seu roteador. A seção referente ao redirecionamento de portas varia de acordo com o modelo de roteador, mas geralmente esta configuração possui o nome de port fowarding, virtual service ou gaming. Em caso de dúvidas, procure no manual do usuário.

 

3 – Redirecionando as portas

Neste momento é necessário adicionar uma entrada de redirecionamento de portas. Cada modelo de roteador pode solicitar configurações diferentes. De modo geral, é preciso definir um nome (para identificar este redirecionamento), o protocolo (TCP ou UDP), as portas que deseja utilizar e o IP local do ArcSys, que pode ser identificado através do ArcSys Finder vx.x.jar, conforme citado anteriormente. Salve as configurações e reinicie o roteador. Em caso de dúvidas consulte o manual de usuário do seu aparelho.

 

4 – Configurando o IP fixo

Feitos estes ajustes, o ArcSys está pronto para ser acessado externamente através do host configurado. Entretanto, o nome do host é um IP variável. Assim, precisamos de uma ferramenta que associa um nome fixo para este IP variável. Existem vários sites que fazem este serviço de forma gratuita, por exemplo: No-IP, DNS-O-Matic, DynDNS, etc. Escolha serviço que desejar e realize as configurações necessárias.

Depois de configurar o IP fixo é necessário habilitar o ArcSys para o acesso externo. Para isso basta acessá-lo localmente, entrar na aba de configurações e ajustar as opções de “Serviço DDNS” com as informações da conta criada. Lembre-se de clicar na caixa “Habilita DDNS” e no botão “Salvar” para que as alterações sejam efetuadas.

Configuração ArcSys

 

Se todas as configurações foram realizadas corretamente, você pode acessar seu ArcSys pela rede local através de seu endereço na rede (por exemplo 192.168.0.1) ou através de qualquer dispositivo conectado à internet, através do host configurado no serviço de IP fixo (por exemplo meuarcsys.ddns.net)

É importante ressaltar que alguns dos passos descritos acima podem variar de acordo com o sistema operacional ou de acordo com o fabricante e modelo do roteador utilizado. Em caso de dúvida na configuração do ArcSys, contate o suporte técnico da Ageon através do telefone (48) 3028-8878.

***

Possui alguma crítica, dúvida ou sugestão?

Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    GABRIEL disse:

    Necesito apoyo técnico con el acceso a un controlador via internet desde una computadora fuera de la red local donde se encuentra el controlador.

    Agradeceria los telefono para contactarlos.

    Hola, Gabriel. ¿Todo bien?
    Puede ponerse en contacto con nuestro soporte técnico por teléfono +55 48 3028-8878 o por Whatsapp +55 48 99844-0213.
    Atentamente,
    Equipo Ageon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.