O inversor não chega na frequência desejada. E agora?

25/09/2019 - Automação, Climatizadores, Fitness
O inversor não chega na frequência desejada. E agora

Você instala o inversor de frequência corretamente, seguindo todas as instruções do manual. No entanto, quando aciona o equipamento, por mais que você tente chegar na frequência desejada o inversor nunca a atinge. E agora, o que fazer?

Este problema pode ter causas distintas. Para resolvê-lo, listamos algumas possíveis soluções que vão desde a configuração do inversor até problemas no motor.

O que estou vendo no display?

O primeiro passo é se certificar de que a informação apresentada no display é a frequência de saída. Alguns inversores de frequência possuem diferentes opções de visualização no display. Além da frequência de saída, ou seja, a frequência enviada ao motor, outra opção é visualizar a porcentagem, considerando 0% a frequência mínima e 100% para a frequência máxima. Existem ainda inversores com a opção de customizar a informação exibida no display através de um fator de multiplicação, convertendo a frequência em uma outra unidade de medida adequada à aplicação (como rpm, l/s, m/s, entre outros).

Caso seu inversor não atinja a frequência desejada, certifique-se de configurar o inversor para a visualização da frequência de saída em hertz. Dessa forma você pode verificar se o display do aparelho apresenta o valor de frequência que você pretende atingir.

Nos inversores de frequência IRX Pro esta configuração está disponível no parâmetro P28. Já nos inversores XF Standard e YF Standard é preciso mantes P26=1 e P27=1 para visualizar a frequência de saída no display.

Ajuste de Frequência Máxima

Se você já verificou que está visualizando a frequência de saída no display e mesmo assim o inversor não chega no valor desejado, é possível que o problema seja a configuração da frequência máxima.

Os inversores possuem um parâmetro que limita a frequência máxima aceita pelo aparelho. Quando o inversor atinge este valor, por mais que haja um comando para elevar a frequência, a mesma não irá se alterar.

Nos inversores de frequência Ageon, verifique se o valor do parâmetro P24 está abaixo da frequência que você deseja. Neste caso, altere o valor de P24, se atentando para as implicações desta alteração no seu equipamento.

Função Controle de Corrente (somente YF Standard)

Você já verificou a visualização da frequência de saída e também o parâmetro de frequência máxima, mas continua não chegando na frequência desejada? É possível que o problema esteja relacionado à corrente exigida pelo motor.

Os inversores YF Standard e AG Drive Pro possuem um parâmetro de controle de corrente que impede o aumento da frequência de saída quando uma corrente muito alta é identificada. Este parâmetro se diferencia da corrente de sobrecarga, visto que o primeiro apenas reduz a frequência de saída, enquanto o segundo exibe um erro e desliga o motor a fim de evitar danos. Os inversores de frequência IRX Pro e XF Standard não possuem este parâmetro.

O controle de corrente é configurado no parâmetro P52. Verifique se o valor ajustado está de acordo com sua aplicação. Caso o parâmetro esteja configurado adequadamente, verifique se o motor está em perfeitas condições. Motores danificados costumam apresentar alterações de corrente, que são identificados pelo inversor e ativam suas proteções.

O valor do controle de corrente (P52) sempre deve ser menor que o valor da corrente de sobrecarga. Nos inversores Ageon a corrente de sobrecarga é configurada no parâmetro P51.
Recomendamos contratar um profissional qualificado para parametrizar seu inversor de frequência.


Meu problema não foi resolvido. E agora?

Em primeiro lugar, verifique se você possui um inversor de frequência Ageon. Se a resposta for sim, basta entrar em contato com nosso suporte técnico para receber o auxílio de nossa equipe. Ajudaremos a identificar e resolver o seu problema.

Caso seu inversor não seja Ageon, esta é a hora de nos conhecer. Possuímos inversores de frequência para motores de até 5CV e modelos específicos para os mercados de climatização ou esteiras ergométricas, por exemplo. Também possuímos modelos para automação com formato compacto ou com IHM destacável e potenciômetro incorporado.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "O inversor não chega na frequência desejada. E agora?"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.