Evaporador congelando? Conheça a solução

07/07/2015 - Refrigeração

Controlador de Condensação FanSpeed

O Brasil é um país de extensões continentais, e seu clima varia bastante conforme região. A temperatura externa é um ponto crítico nos sistemas de refrigeração, pois influencia diretamente no fluido refrigerante. Alguns problemas de refrigeração que ocorrem em regiões frias, vão ocorrer de forma esporádica em regiões mais quentes. Por isso é necessário conhecer as características físico-químicas do sistema de refrigeração para saber como contornar alguns problemas.

 

Como funciona um Sistema de Refrigeração?

Um fluido está saturado quando está prestes a trocar de fase. Para visualizarmos isso, tomemos como exemplo água a 0°C e pressão ambiente. Ela não está nem na fase líquida, nem na fase sólida. Porém, ao elevarmos a pressão, a troca de fase acontece numa temperatura ainda menor. Devido a essa característica, aumentamos a pressão do fluido refrigerante para alterar seu ponto de saturação.

Um sistema de refrigeração simples é composto por compressor (1), expansão (2) e dois trocadores de calor: condensador (3) e evaporador (4).

Sistema de Ar Condicionado

O compressor eleva a pressão do fluido refrigerante na linha. Isso faz com que seu ponto de saturação diminua, porém, sua temperatura aumente. Por isso, em seguida, passa pelo condensador para trocar calor com o ambiente e reduzir sua temperatura antes do próximo estágio. Quando o fluido passa pela expansão, sua pressão diminui bruscamente, chegando no evaporador em forma de vapor e com uma baixa temperatura.

 

Por que o evaporador congela?

Em dias frios, devido a temperatura do ar já estar baixa, o ventilador motor de apoio do evaporador faz com que o fluido fique com temperaturas tão baixas que gelo se forma na parte externa do evaporador. Isso impede uma troca de calor correta, alterando as condições de temperatura e pressão do sistema, podendo ainda danificar o compressor.

 

FanSpeed: a solução para congelamento do evaporador

Em regiões onde o clima frio é o principal responsável pelo congelamento do evaporador, a dica é utilizar o FanSpeed.

O FanSpeed é um controlador de condensação desenvolvido pela Ageon para sistemas de ar condicionado. Através do SetPoint configurado, controla a velocidade do ventilador do condensador garantindo maior estabilidade na pressão do fluido refrigerante, mesmo com a variação da temperatura ambiente.

Além de evitar o congelamento do evaporador, o FanSpeed ainda reduz o nível de ruído sonoro e dispensa a utilização de manômetros, pois exibe a pressão do fluido diretamente em seu display.

***

Você já passou por esse problema? Já conhecia o FanSpeed como uma solução?

Deixe sua opinião abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Vanderson disse:

    Bom dia esse aparelho serve para um troador de calor de piscina que esta congelando o radiador ?

    Gustavo Vieira disse:

    Bom dia Vanderson,
    Sugerimos que antes de tomar qualquer decisão, primeiro deve-se entender qual o motivo do radiador estar congelando achar a causa raiz. Caso precise de apoio, nossa equipe de suporte técnico está à disposição para atendê-lo para tirar suas dúvidas através dos seguintes canais:

    (48) 3028-8878

    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp

    JULIANA ROSIM disse:

    Olá, meu trocador de calor está congelando, no caso este aparelho ajuda para que isso não aconteça no inverno? Obrigada

    Olá, Juliana
    Tudo bem?
    É importante identificar o motivo do congelamento. Recomendamos contatar um técnico refrigerista analisar seu problema e só então avaliar a utilização do FanSpeed.
    Em caso de dúvidas, nosso suporte técnico está à disposição através dos seguintes canais:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    vilson disse:

    oi temos uma ilha dupra ela ta congelando mas nao ta congelando muito nao atinge a temperatura ideal oque pode ser

    Ronaldo disse:

    Valeu obrigado

    Josué da Silva disse:

    Como resolver o evaporador descongelando pingando água . A pressão está 20 na baixa e 230 na alta e não gela o evaporador

    Olá Josué,
    Tudo bem?
    O FanSpeed é um controlador de condensação. Sua função é evitar o congelamento do evaporador.
    Infelizmente acreditamos que este produto não seja adequado a sua situação.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Clin ar refrigeração disse:

    Excelente, parabéns muito bom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.