Blog Ageon

Erros da linha IRX Pro e resolução dos problemas

Os climatizadores evaporativos que utilizam a linha de produtos IRX Pro conta com proteções, reportadas em forma de erros. Assim, tornam-se importantes para aumentar a vida útil do produto e do climatizador. Com isso, criamos esse guia de erros e possíveis soluções.

E02 – Sobretensão

O erro E02 é apresentado quando a tensão no barramento é aumentada de forma desproporcional. A tensão do barramento (entrada de alimentação) é visualizada no parâmetro P02. Logo que o inversor percebe o aumento desse valor é ativada a proteção de sobretensão.

Possíveis soluções:

E03/Sub – Subtensão

Os dois são de tensão baixa no circuito, mas o erro E03 é de subtensão no circuito intermediário (barramento de CC). Enquanto o erro de Sub é de subtensão na alimentação do inversor, podendo ter as mesmas soluções para ambos.

Possíveis soluções:

E04 – Erro de temperatura

O Erro de temperatura ocorre quando a temperatura dos IGBT´s do inversor. Então, quando a temperatura for maior que 100°C, irá mostrar o erro “E04” . Para resolver o problema, podem ser tomadas algumas ações. E para ajudar, temos um outro post no blog falando sobre a melhor posição do inversor de frequência no climatizador.

Possíveis soluções:

E05 – Sobrecarga

Ocorre quando a corrente de saída (visualizado no parâmetro P03) ultrapassa o máximo programado em P051. O tempo de atuação da proteção de sobrecarga, então mostrando o erro E05 no visor e desligando o motor.

Possíveis soluções:

E06 – Sobrecorrente

O erro E06 ocorre quando o inversor entende que o consumo de corrente aumenta de maneira drástica, em seguida interpreta como um curto no circuito de saída do motor.

Possíveis soluções:

E07/E08 – Erro de comunicação

Já o erro de comunicação ocorre quando o inversor perde comunicação com a IHM. Nas versões mais antigas do modelo IRX, o erro apresentado será o E07. Enquanto nas versões mais recentes, o erro mostrado será o E08. A falha na comunicação pode acontecer por fatores como: cabo de rede próximos a cabo de potência da alimentação ou do motor, cabo de rede danificado ou solto.

Possíveis soluções:

E esses são os erros que apresentam na linha IRX Pro. Se os problemas persistirem mesmo depois de realizar os passos para a solução dos erros, recomendamos entrar em contato com o nosso time de suporte técnico.

Sair da versão mobile