Dica Ageon: Utilizando um contator em Controladores de Temperatura

29/07/2020 - Controladores de Temperatura, Dicas Ageon
Você possui um controlador de temperatura e precisa acionar uma carga que consome mais corrente do que o especificado em seu produto? Se você não sabe o que fazer em casos como este, a solução pode ser um contator (ou contatora, como também é conhecido). Neste post você vai ver:

O que é um contator?

Contatores (ou contatoras) são dispositivos eletromecânicos utilizados para controle de cargas. Estes dispositivos permitem acionar uma carga com uma corrente maior do que a especificada no controlador.
Contatora

Quando utilizar um contator junto ao controlador de temperatura?

A maioria dos controladores de temperatura atuais utilizam relés para acionamento de cargas. Um relé é basicamente um interruptor eletromecânico que pode ficar aberto ou fechado, de acordo com a lógica de funcionamento do controlador. A posição do relé (aberto ou fechado) determina se a carga estará acionada ou desacionada. As saídas a relé possuem um limite de corrente máxima. Cada modelo de controlador de temperatura possui relés com limites diferentes. Entre as opções mais comuns no mercado estão os controladores com saídas de 10A e 17A. No entanto, quando o controlador possui mais de uma saída a relé, existe ainda a corrente máxima comum, ou seja, o valor máximo que a soma das correntes de ambos os relés não deve ultrapassar. A corrente máxima das saídas a relé determina uma potência máxima da carga a ser acionada. No post “Dica Ageon: Corrente Máxima da Saída a Relé” esclarecemos como calcular a potência máxima que a saída a relé suporta. Caso a potência da carga a ser acionada exija uma corrente acima do limite suportado pelo relé, a carga não poderá ser ligada diretamente ao controlador. Isso danificaria o aparelho, podendo causar danos irreversíveis. Nesses casos é recomendado a utilização de contatores. O contator é instalado entre o relé e a carga, permitindo um acionamento indireto. Ou seja, a saída a relé aciona o contator e este, por sua vez, aciona a carga.

Como ligar um contator ao controlador de temperatura?

O procedimento para ligar os contatores ao controlador de temperatura é basicamente o mesmo, variando pouco de acordo com a marca utilizada. A imagem abaixo representa a ligação do contator a um controlador genérico, ou seja, não se trata de nenhum modelo específico de controlador de temperatura.
Ligação de um contator ao controlador de temperatura
Como é possível visualizar na imagem, não há nenhuma ligação direta entre o controlador de temperatura e a carga. Quando a saída a relé do controlador fecha, o contator é energizado. Neste momento o contator permite a passagem de corrente entre ponto 1L1 e 2T1. O mesmo ocorre entre o ponto 3L2 e 4T2 (quando utilizado em redes bifásicas). Dessa forma a carga é energizada de forma indireta quando o relé do controlador é acionado.
Para especificação e dimensionamento correto do contator a ser utilizado, contate um técnico qualificado.
A Ageon recomenda que a ligação elétrica dos seus produtos seja realizada por um profissional qualificado. Verifique as especificações e a forma correta de realizar a ligação elétrica do controlador de temperatura consultando o manual técnico. Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Vagner Petini disse:

    E se eu quiser ligar dois controladores em um contator, tem como?

    Olá, Vagner

    É possível associar vários controladores no mesmo comando onde geralmente é empregado alguma lógica de controle como, OU, E, NOT.
    Tem que observar que utilizar a mesma fonte de tensão, como a mesma fase ou até mesmo se o comando for proveniente de outra fonte.
    Observe que nem todos os controladores possuem o comum, pois alguns já vêm de fábrica com um jump entre a alimentação e o relé de comando.

    Nossa equipe técnica está à disposição para ajudá-lo.

    Suporte Técnico Ageon:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Paulo Rogério Pereira Lopes disse:

    Muito bom já fiz muitas ligações destas

    Ricardo Anders disse:

    Se for instalação em um local fase/fase, muda algo neste esquema elétrico (para instalações, por exemplo, em SC)?

    Olá Ricardo, tudo bem?
    Na verdade a forma de ligação se mantém a mesma em um local fase/fase. Recomendamos entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico em caso de dúvidas na ligação do seu controlador Ageon.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    ovidio disse:

    muito boa a dica, sempre aparece duvidas quanto da utilização dos produtos parabens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.