Cuidados com a Placa Inversora para Esteiras Ergométricas

10/12/2015 - Fitness

Esteiras ergométricas

Esteiras ergométricas podem funcionar perfeitamente por muito tempo sem apresentar defeitos. Entretanto, para que isso aconteça é necessário tomar alguns cuidados durante sua utilização e também realizar as chamadas manutenções preventivas. Já falamos aqui no blog sobre o que é uma placa inversora para esteiras ergométricas e hoje vamos dar algumas dicas que podem aumentar a vida útil desse equipamento e da esteira como um todo.

Cuidados Básicos com Esteiras Ergométricas

Para que a esteira ergométrica funcione de maneira adequada é necessário se atentar a alguns cuidados básicos. Primeiramente, é importante se certificar das condições da rede elétrica (se é estável ou sujeita a flutuações frequentes) e se  o aterramento foi realizado (veja mais dicas sobre a instalação de esteiras ergométricas). Também é importante manter a lona sempre alinhada e bem lubrificada.

Acionamento da Esteira

Para aumentar a vida útil de sua esteira ergométrica recomenda-se que os usuários não pisem na lona no momento em que a esteira é ligada. É preciso mais força para acionar uma esteira com o peso do usuário sobre a lona. Isso exige mais do motor e gera um desgaste desnecessário que reduz a vida útil dos componentes.

Suor

É normal que usuários de esteiras ergométricas transpirem durante a prática dos exercícios, mas o suor pode causar muitos problemas nos equipamentos. Assim como a água, o suor oxida componentes eletrônicos presentes no painel e na placa inversora, podendo até mesmo inutilizar essas peças. Não há como evitar a transpiração dentro de uma academia, mas a solução para esse problema está no próximo item…

Limpeza

Manter o ambiente limpo é fundamental para aumentar a vida útil de qualquer equipamento. É importante limpar as esteiras ergométricas todos os dias, evitando que água, suor ou até mesmo partículas sólidas cheguem ao motor e à placa inversora. Esses resíduos podem causar curto-circuitos, superaquecimento e danificam os componentes da esteira.

Placa Inversora IEX70 Pro

Um fator determinante para o funcionamento correto da esteira é a placa inversora. Esse equipamento deve ser fabricado de acordo com as normas técnicas vigentes. Deve possuir componentes de qualidade e oferecer uma proteção para o motor. Por esse motivo, quando se trata de placa inversora para esteiras ergométricas o mais indicado é utilizar a linha IEX70 Pro da Ageon, que possui diversas vantagens como alimentação bivolt, funcionamento em modo teclado, frequência ou serial, e muitas outros benefícios (saiba mais).

***

Você acha que essas dicas são úteis? Utiliza placas inversoras ou faz manutenção em esteiras ergométricas?

Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    ANDRE LUIZ DE SOUZA BARBOSA disse:

    Boa tarde. Meu nome é André e sou técnico em Eletrônica a mais de 30 anos. Estou fazendo manutenção em esteiras ergométricas a cerca de 2 anos, mas esbarro muito na falta de divulgação de informação técnica a respeito. Estou trabalhando atualmente com uma academia que possui 10 esteiras Uniforce modelo RS600 que utilizam a placa inverssora IEX60. Vocês saberiam me indicar como conseguir fichas técnicas, manuais de serviço, esquemas, pra que eu possa prestar um melhor serviço na manutenção desses equipamentos? Obrigado por sua atenção.

    Olá, André
    Como vai?

    Você pode encontrar os manuais técnicos dos nossos produtos na página de Downloads do nosso site.
    Recomendamos entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico sempre que tiver dúvidas sobre nossos produtos. Nossa equipe está à disposição para ajudá-lo. Você pode entrar em contato pelos seguintes canais:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Wellington lima disse:

    Bom dia, muito bom esse inversor.

    Muito obrigado, Wellington
    Ficamos felizes que você está satisfeito com nossos produtos.
    Estamos sempre à disposição para tirar dúvidas e ajudá-lo a tirar o máximo de proveito dos nossos produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.