Controladores para Aquecimento Solar: Posição dos Sensores

13/07/2016 - Aquecimento Solar

Posicionamento do sensor de temperatura

Os sistemas de aquecimento solar estão ganhando cada vez mais espaço nos lares brasileiros. Segundo relatório publicado pela Agência Internacional de Energia (IEA), o Brasil ocupa a quinta posição entre os países com maior área instalada de coletores para esta aplicação (Fonte: Dasol). Grande parte desses sistemas utiliza controladores de temperatura para realizar o acionamento automático da bomba e também do apoio.

Um detalhe que interfere diretamente no controle de temperatura dos sistemas de aquecimento solar é a posição dos sensores. Os controladores utilizados nesses sistemas trabalham com base na diferença de temperatura entre os coletores e o reservatório. Assim, quando a temperatura da água nos coletores está muito acima da temperatura no reservatório, uma bomba de circulação é acionada até que essa diferença de temperatura diminua. Por este motivo estes aparelhos também são chamados de controladores diferenciais de temperatura. Alguns modelos ainda possuem um terceiro sensor, utilizado para o apoio.

Um sensor de temperatura  mal posicionado pode fazer com que o sistema de aquecimento solar não funcione corretamente. Além da temperatura da água do banho ou da piscina ficar diferente da desejada, outro problema que o mal posicionamento do sensor pode causar é o acionamento excessivo da bomba ou do apoio, resultando em maior consumo de energia elétrica. Da mesma forma, pode acontecer o inverso, ou seja, a bomba e o apoio ficarem desligados quando deveriam estar acionados.

 

Posição correta dos sensores em sistemas de Aquecimento Solar

Para evitar os problemas mencionados acima, é necessário que os sensores do controlador de temperatura sejam bem posicionados. Antes de mais nada, é importante que a ligação dos sensores no controlador seja feita de forma correta. No manual do seu controlador há um esquema elétrico que identifica os bornes específicos para o sensor dos coletores, do reservatório e do apoio (se houver). Trocar a ordem dos sensores interfere diretamente no controle, fazendo com que o sistema não funcione conforme o esperado.

Em relação à sua posição, cada sensor tem suas próprias particularidades. Veja a ilustração abaixo:

Sistema de Aquecimento Solar

O sensor dos coletores (T1) deve ser posicionado na saída do último coletor. Este é o local onde a água está mais quente e é justamente desse ponto que a água é canalizada até o reservatório.

O sensor do reservatório (T2) deve ser posicionado na saída do reservatório, na parte inferior do mesmo. É o ponto do sistema de aquecimento solar onde a água está mais fria, e deste local a água é canalizada até os coletores.

Se o controlador diferencial de temperatura possuir apoio, recomenda-se que o sensor do mesmo (T3) seja posicionado no reservatório, próximo à saída de água para consumo. Quando a temperatura da água estiver abaixo do SetPoint configurado, o apoio é acionado.

A Ageon recomenda a utilização de um poço termométrico em cada sensor, afim de protegê-lo. (Veja mais sobre este assunto no post “O que é e quando utilizar um Poço Termométrico?“).

***

Possui alguma dúvida sobre a posição dos sensores do seu controlador de temperatura para aquecimento solar?

Entre em contato conosco e ficaremos felizes em atendê-lo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Controladores para Aquecimento Solar: Posição dos Sensores"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.