Controladores para Aquecimento Solar: Posição dos Sensores
13/07/2016 - Aquecimento SolarOs sistemas de aquecimento solar estão ganhando cada vez mais espaço nos lares brasileiros. Segundo relatório publicado pela Agência Internacional de Energia (IEA), o Brasil ocupa a quinta posição entre os países com maior área instalada de coletores para esta aplicação (Fonte: Dasol). Grande parte desses sistemas utiliza controladores de temperatura para realizar o acionamento automático da bomba e também do apoio.
Um detalhe que interfere diretamente no controle de temperatura dos sistemas de aquecimento solar é a posição dos sensores. Os controladores utilizados nesses sistemas trabalham com base na diferença de temperatura entre os coletores e o reservatório. Assim, quando a temperatura da água nos coletores está muito acima da temperatura no reservatório, uma bomba de circulação é acionada até que essa diferença de temperatura diminua. Por este motivo estes aparelhos também são chamados de controladores diferenciais de temperatura. Alguns modelos ainda possuem um terceiro sensor, utilizado para o apoio.
Um sensor de temperatura mal posicionado pode fazer com que o sistema de aquecimento solar não funcione corretamente. Além da temperatura da água do banho ou da piscina ficar diferente da desejada, outro problema que o mal posicionamento do sensor pode causar é o acionamento excessivo da bomba ou do apoio, resultando em maior consumo de energia elétrica. Da mesma forma, pode acontecer o inverso, ou seja, a bomba e o apoio ficarem desligados quando deveriam estar acionados.
Posição correta dos sensores em sistemas de Aquecimento Solar
Para evitar os problemas mencionados acima, é necessário que os sensores do controlador de temperatura sejam bem posicionados. Antes de mais nada, é importante que a ligação dos sensores no controlador seja feita de forma correta. No manual do seu controlador há um esquema elétrico que identifica os bornes específicos para o sensor dos coletores, do reservatório e do apoio (se houver). Trocar a ordem dos sensores interfere diretamente no controle, fazendo com que o sistema não funcione conforme o esperado.
Em relação à sua posição, cada sensor tem suas próprias particularidades. Veja a ilustração abaixo:
O sensor dos coletores (T1) deve ser posicionado na saída do último coletor. Este é o local onde a água está mais quente e é justamente desse ponto que a água é canalizada até o reservatório.
O sensor do reservatório (T2) deve ser posicionado na saída do reservatório, na parte inferior do mesmo. É o ponto do sistema de aquecimento solar onde a água está mais fria, e deste local a água é canalizada até os coletores.
Se o controlador diferencial de temperatura possuir apoio, recomenda-se que o sensor do mesmo (T3) seja posicionado no reservatório, próximo à saída de água para consumo. Quando a temperatura da água estiver abaixo do SetPoint configurado, o apoio é acionado.
A Ageon recomenda a utilização de um poço termométrico em cada sensor, afim de protegê-lo. (Veja mais sobre este assunto no post “O que é e quando utilizar um Poço Termométrico?“).
***
Possui alguma dúvida sobre a posição dos sensores do seu controlador de temperatura para aquecimento solar?
Entre em contato conosco e ficaremos felizes em atendê-lo.
Olá, boa tarde! O que fazer se os sensores já estão nas posições corretas e quando a água começa a circular pelos coletores e é descarregada no boiler a temperatura mostrada em T3 cai de 5° a 7°? E a noite quando a circulação já não está mais acontecendo, acontece o mesmo. A temperatura mostrada em T3 também desceu 6° e continua descendo até que comece novamente o ciclo?
Olá, Cristine
Recomendamos entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico para que possamos entender melhor sua dúvida e ajudar a resolver seu problema. Você pode entrar em contato pelos seguintes canais:
Suporte Técnico Ageon:
(48) 3028-8878
(48) 99996-0430
Ou entre em contato por Whatsapp em https://api.whatsapp.com/send?phone=5548999960430
Muito interessante e muito esclarecedor a explicação.
Eu tenho um sistema aqui em casa e a bomba de recirculação das placas está acionando no período da noite com uma frequência relativamente alta, mesmo não utilizando água. Isto é normal em um sistema com recirculação forçada?
Bom dia Juliano,
provavelmente sua bomba está ligando devido a queda da temperatura do seu reservatório/piscina durante a noite, pois o controlador liga a bomba quando há uma certa diferença de temperatura entre coletores e reservatório/piscina. No geral, durante a noite, a temperatura no reservatório/piscina abaixa consideravelmente, enquanto nos coletores nem tanto, por serem térmicos, e havendo diferença de temperatura, a bomba liga.
O que pode ser feito para evitar que a bomba ligue durante a noite é aumentar os valores dos parâmetros de diferencial de liga e desliga. No caso dos controladores da Ageon, seriam os parâmetros r0 e r1. Sugerimos r0 = 10.0 e r1 = 4.0″
Caso os diferenciais do seu controlador já estejam com valores próximos aos sugeridos, deve-se então aumentar ainda mais.
Caso persiste na dúvida, entre em contato com o nosso suporte técnico através dos nossos canais de comunicação:
(48) 3028-8878
(48) 99996-0430
Ou entre em contato por WhatsApp.
achei muito legal sobre isso, sou apaixonado nesses tipo de coisas de sensor
Bom dia Renan,
Ficamos felizes em saber que você gostou de nossos conteúdos.