Configurando um Termostato – Temporização

11/08/2015 - Aquecimento, Aquecimento Solar, Automação, Charcutaria e Homebrewing, Chocadeiras, Refrigeração

Configurando um Termostato - Temporização

Os termostatos digitais atuais realizam muitas funções além do controle de temperatura. Um recurso comum em grande parte desses aparelhos são funções de temporização, utilizadas para acionar diferentes equipamentos em diversas aplicações.

As funções de temporização geralmente são utilizadas para acionar eventos cíclicos. Para configurar um evento cíclico é necessário definir dois parâmetros fundamentais: a duração do evento e o intervalo entre um evento e outro. Esse recurso permite que o termostato acione automaticamente outro equipamento, como ventiladores, agitadores, entre outros.

Existem ainda parâmetros que relacionam a temporização com o controle de temperatura, em que o funcionamento de uma saída interfere no funcionamento da outra. É o caso, por exemplo, de tanques resfriadores de leite. Esses equipamentos possuem um agitador que deve ser acionado sempre que o compressor estiver ligado e, quando o compressor desligar, o agitador deve se manter acionado por um tempo definido. Nesses casos o temporizador cíclico não supriria a necessidade, já que o compressor ligaria independente dessa temporização.

Outro exemplo é o gerenciamento de degelo. Para realizar o degelo natural é necessário configurar sua duração e frequência. Durante o degelo o controle de temperatura deve ser interrompido, independente da temperatura registrada pelo sensor, o que também não pode ser realizado apenas com uma temporização cíclica.

Por esse motivo existem termostatos digitais com funções de temporização específicas para atender as diferentes demandas do mercado.

 

Controladores Ageon com Temporização

A Ageon possui diversos modelos de controladores de temperatura com funções de temporização. Entre eles, os produtos que permitem maior liberdade na configuração de temporizações são os modelos G103, H103 e Linha Prime K103. Considerando a “Saída 1” como referente ao controle de temperatura e a “Saída 2” como referente ao temporizador, esses termostatos podem ser configurados de 4 formas:

  • Timer cíclico – a Saída 2 é acionada de acordo com a temporização, independente da Saída 1;
  • Degelo elétrico – a Saída 1 é forçada a desligar sempre que a Saída 2 estiver ligada;
  • Degelo por gás quente – a Saída 1 é forçada a ligar sempre que a Saída 2 estiver ligada;
  • Resfriador de leite – sempre que a Saída 1 for acionada de acordo com a temperatura, a Saída 2 será ligada. Quando a Saída 1 desligar, a Saída 2 continua acionada por um tempo definido, iniciando um ciclo.

 

A Ageon ainda possui diversos outros termostatos com funções de temporização para aplicações específicas, como os modelos G102, H102 e Linha Prime K102 para gerenciamento de degelo natural; os modelos G104 e H104 para tanques resfriadores de leite; os modelos G106 e H106, com gerenciamento de degelo elétrico ou por gás quente.

***

Você utiliza funções de temporização em termostatos digitais? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Ane disse:

    Boa tarde gostaria de saber pq fiz os ajustes do termostato mas a temperatura não estabelece sobe muito gostaria de saber pq?Modelo g 103 pid

    Olá Ane,
    Tudo bem?
    Vários motivos podem interferir na estabilidade térmica, como a potência da resistência, o posicionamento do sensor ou mesmo a circulação de ar dentro da chocadeira.
    Recomendamos entrar em contato com nosso departamento técnico através do telefone (48) 3028-8878. Nossa equipe poderá lhe ajudar a identificar e corrigir o problema.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.