Configurando um Termostato – Funções de Retardo

08/09/2015 - Aquecimento, Aquecimento Solar, Automação, Charcutaria e Homebrewing, Chocadeiras, Refrigeração
funções de retardo no termostato

Dando continuidade à nossa série de posts sobre como configurar um termostato, vamos falar hoje de uma função presente em vários controladores de temperatura da Ageon: os parâmetros de retardo.

Quando as funções de retardo são necessárias?

Para explicar a importância das funções de retardo é necessário primeiramente esclarecer o que são picos de energia. Esse problema consiste em um aumento breve e repentino na tensão da rede elétrica e pode ser causado por diversas razões. Entre as principais causas de picos de energia estão descargas atmosféricas e acionamentos de máquinas de alta potência, como motores, compressores, entre outros. Outra causa comum também é o acionamento simultâneo de diversos aparelhos, como ocorre quando o fornecimento de energia é restabelecido após uma queda na rede elétrica.

Picos de energia podem causar diversos problemas para equipamentos eletrônicos, desde comprometimento de seu funcionamento até mesmo a queima e inutilização do produto.

Para evitar os picos de energia causados pelo acionamento simultâneo de vários aparelhos, os termostatos digitais da Ageon apresentam as funções de retardo. Tomemos como exemplo um supermercado que possui uma câmara frigorífica, balcões de resfriados e congelados, expositores de bebidas, estufas e demais equipamentos que utilizam controladores de temperatura. Agora imaginemos que a energia foi restabelecida após uma queda. Sem parâmetros de retardo todos esses aparelhos ligariam no instante em que a rede fosse energizada, causando um pico de energia que poderia danificar grande parte desses produtos.

Entretanto, com as funções de retardo, é possível configurar o acionamento de cada termostato para um tempo predefinido após sua energização. Por exemplo: um termostato será acionado com retardo de um minuto após a energização da rede, outro após 2 minutos, outro após 3 minutos, e assim por diante. Essa temporização reduz a possibilidade de picos de energia e consequentemente protege os equipamentos eletrônicos.

Configurando funções de retardo

A maioria dos controladores Ageon apresentam parâmetros de retardo. Geralmente esses parâmetros se dividem em três tipos:

Retardo na Energização do Aparelho. Consiste em um período de tempo após a energização em que o termostato indica a temperatura, mas não faz o acionamento de nenhum relé. Esse é o parâmetro citado no exemplo anterior.

Retardo Após Acionamento do Relé. Após o acionamento do relé, o mesmo permanecerá acionado pelo tempo definido neste parâmetro, independente da temperatura alcançada. Isso evita acionamentos e desligamentos repetidos em curtos períodos de tempo, aumentando a vida útil dos equipamentos e evitando também picos de tensão na rede.

Retardo Após Desacionamento do Relé. Após o desacionamento do relé, o mesmo permanecerá desligado pelo tempo definido neste parâmetro, independente da temperatura alcançada. Assim como o parâmetro anterior, este recurso também preserva os equipamentos evitando acionamentos e desligamentos excessivos.

Você já conhecia as funções de retardo dos controladores de temperatura? Possui alguma dúvida na configuração de termostatos Ageon?

Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    César Daniel Stein disse:

    Bom dia…. adquiri um controlador ageon g106 e ele não aciona o relé do ventilador, tentei trocar algumas configurações,mas nada adiantou, se poder ajudar.
    Att

    Olá, César

    Recomendamos entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico para que possamos entender melhor sua dúvida e ajudar a resolver seu problema. Você pode entrar em contato pelos seguintes canais:

    Suporte Técnico Ageon:

    (48) 3028-8878
    (48) 99996-0430

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Rogerio Moraes disse:

    Estou configurando o controlador g101 na função C1 , porém a geladeira não desliga no tempo programado. Ex: a geladeira está em 18° e seto para 10°. A geladeira só está desligando quando atinge os 10°. Isto demora horas. Este longo tempo em funcionamento pode danificar o compressor? Estou configurando correto? Obrigado

    Olá Rogerio, tudo bem?
    O parâmetro C1 é o “retardo no acionamento do relé”. Ele é utilizado para evitar que o relé fique ligando e desligando diversas vezes em um curto período de tempo. Neste parâmetro você configura o tempo mínimo em que a saída a relé ficará ligada a cada acionamento. Esse valor pode variar entre 0 e 20 minutos.
    Sendo assim, a demora em atingir a temperatura desejada por você não está relacionada a este parâmetro. É bastante provável que seu problema esteja relacionado à potência do compressor. No entanto, recomendamos entrar em contato com nosso suporte técnico para esclarecer melhor sua dúvida e para que, dessa forma, possamos ajudar você a resolver seu problema.

    (48) 3028-8878
    (48) 99844-0213
    (48) 99126-9908

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.