Como reduzir o consumo com energia na refrigeração comercial?

06/05/2020 - Controladores de Temperatura, Dicas Ageon, Refrigeração
Como reduzir o consumo com energia na refrigeração comercial?

Os gastos com energia elétrica são sempre motivo de preocupação para proprietários de estabelecimentos, em especial quando se trata de refrigeração comercial. No entanto, algumas ações simples podem ajudar reduzir o consumo de energia com esses equipamentos. Por isso, reunimos abaixo algumas dessas ações que podem causar um impacto positivo quando bem utilizadas.

Boas práticas para economizar energia na refrigeração comercial

  1. Verifique o local da instalação
  2. Configure setpoints adequados
  3. Faça degelos periódicos
  4. Realize manutenções preventivas
  5. Conscientize seus clientes
  6. Controladores inteligentes para refrigeração comercial


Verifique o local da instalação

Instale seus aparelhos de refrigeração ou condensadores em ambientes com uma temperatura ideal para um fluxo de calor no trocador. Em temperaturas muito baixas, por exemplo, pode ocorrer congelamento da linha da evaporação. Já em temperaturas muito altas a condensadora não conseguirá trocar a quantidade de calor necessária para atingir a temperatura esperada e o sistema se tornará ineficiente.

Configure setpoints adequados

Quando o setpoint dos equipamentos está configurado para um valor muito baixo, o sistema de refrigeração será acionado com mais frequência e por mais tempo, elevando o consumo de energia. Por outro lado, quando o setpoint é configurado para um valor muito alto a integridade da mercadoria pode ser prejudicada. É importante manter os controladores regulados em uma faixa de temperatura adequada para que os produtos sejam armazenados em condições ideais sem sobrecarregar o sistema de refrigeração.

Faça degelos periódicos

Realizar degelos periodicamente conforme o manual do produto evita a formação de gelo em excesso no equipamento. Camadas de gelo com espessura superior a um centímetro impedem a troca de calor, pois funcionam como isolante térmico, e consequentemente diminuem a eficiência do equipamento.

Manutenções preventivas são importantes

Outra forma de reduzir o consumo de energia na refrigeração comercial é através das manutenções preventivas. Desgastes e resíduos são normais no decorrer do tempo, mas em determinado momento podem prejudicar a eficiência dos equipamentos. Trocar borrachas de vedação e limpar serpentinas, por exemplo, são algumas ações que impactam no consumo de energia elétrica. Por isso, manutenções preventivas periódicas garantem o funcionamento correto dos aparelhos e auxiliam na economia de energia.

Conscientize seus clientes

A maioria dos equipamentos de refrigeração comercial são fechados. Balcões de congelados, expositores de bebidas e outros equipamentos costumam possuir portas de vidro para que os clientes visualizem os produtos mesmo com as portas fechadas. Isso ocorre porque quanto mais tempo a porta permanecer aberta, maior a troca de calor com o ambiente e consequentemente o sistema de refrigeração será mais exigido. Para evitar isso, conscientize seus clientes a manter a porta dos aparelhos fechadas durante a escolha dos produtos, abrindo somente para retirá-los.

Controladores inteligentes para refrigeração comercial

Controladores digitais fazem muito mais do que manter os produtos refrigerados em temperaturas adequadas. Esses aparelhos estão cada vez mais avançados e possuem funções para gerenciamento de degelo automático, monitoramento online, monitor de tensão, entre outras. Além disso, existem ainda os termostatos com a função Modo Econômico. Esta função é específica para economia de energia elétrica e por isso é ideal para aumentar a eficiência dos equipamentos. Deseja saber mais sobre controladores de temperatura inteligentes para refrigeração? A Ageon pode ajudar. Entre em contato com nossa equipe e conheça os modelos mais adequados para sua necessidade.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Como reduzir o consumo com energia na refrigeração comercial?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.