Inversores de Frequência: entradas digitais NPN e PNP

31/05/2021 - Automação

Nos meios de comunicação do suporte técnico da Ageon chegam dúvidas como: “qual o tipo de entrada digital dos produtos Ageon?”. Antes de qualquer contato, é preciso saber se a entrada digital é do tipo PNP ou NPN.

Para responder essa dúvida de modo claro, reunimos abaixo informações sobre a diferença entre ambos tipos de entradas digitais e por fim o tipo de entrada que os produtos Ageon possuem.

Como funcionam as entradas PNP?

As entradas PNP possuem um valor de tensão de 0 V e para serem acionadas, recebem um valor positivo de tensão. 

As entradas PNP -> O sinal de saída do sensor é positivo.

Emplo de entrada digital PNP


Como funcionam as entradas NPN?

As entradas NPN possuem um valor de tensão de alguns volts, como por exemplo, 5 V, 12 V, 24 V entre outros e quando são acionadas esse valor vai para 0 V, pois para que seu acionamento ocorra as mesmas são ligadas ao GND causando a queda de tensão.

As entradas NPN -> O sinal de saída do sensor é negativo.

Exemplo de entrada digital NPN


Níveis de tensão

Antes de qualquer coisa, vale se atentar aos níveis de tensão que variam de acordo com o fabricante do produto. Verifique pois existem tensões de 12V, 24V e 220V entre outros.

Como usar a entrada NPN nos inversores Ageon?

As entradas digitais dos inversores da Ageon são do tipo NPN, ou seja, caso o seu comando externo (CLP por exemplo) possua saída com sinal positivo, você precisará utilizar relés auxiliares para comandar as entradas do inversor. Sendo um relé para cada entrada digital.

As saídas do CLP irão comandar as bobinas dos relés, enquanto o comum e o nA dos relés serão conectados nas entradas digitais que serão utilizadas no inversor. Lembrando que o pino GND do inversor sempre será utilizado como referência de sinal, ou seja, conecte o pino GND do inversor no comum do relé. Nos inversores de frequência AG Drive o GND se encontra no borne 3, enquanto nos inversores de frequência YF Standard o GND se encontra no borne 4.

ATENÇÃO

Caso deve conectá-lo diretamente nas entradas digitais do inversor, pois isso poderá ocasionar danos irreversíveis, utilize relés auxiliares para corretamente acoplar o sinal.



Preciso de ajuda do suporte

Em primeiro lugar, verifique o número de série do seu inversor Ageon. Depois disso, basta entrar em contato com nosso suporte técnico para receber o auxílio de nossa equipe. Ajudaremos a identificar e resolver o seu problema.

A Ageon fabrica Controladores de Temperatura e Inversores de Frequência e neste ano completamos 20 anos de mercado. Depois de tanto tempo possuímos uma variada gama de produtos para diversas aplicações.

Você quer conhecer produtos de qualidade, com tecnologia nacional e garantia direto de fábrica? Deixe seu comentário abaixo ou acesse nosso site clicando aqui.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Inversores de Frequência: entradas digitais NPN e PNP"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.