Como calcular a Taxa de Eclosão de uma chocadeira de ovos?

28/10/2020 - Chocadeiras
Ovos de galinha com taxa de eclosão em destaque

Você possui uma chocadeira de ovos e não está satisfeito com os resultados? Como saber se sua chocadeira é eficiente ou se possui algo de errado? Para responder a essas perguntas existe a taxa de eclosão.


O que é a taxa de eclosão da chocadeira?

O ideal em uma chocadeira é que todos os ovos eclodam. No entanto, na prática não é isso que acontece. São tantas variáveis durante a chocagem que é comum ocorrerem perdas. O percentual de sucesso da chocadeira, ou seja, o percentual de ovos que efetivamente chocam, é chamado de taxa de eclosão.

O mesmo modelo de chocadeira pode possuir diferentes taxas de eclosão de acordo com variáveis como a qualidade dos ovos, a temperatura ou a umidade do ar.

Como calcular a taxa de eclosão?

Primeiramente é importante ressaltar que existem diferentes formas de realizar este cálculo. Alguns defendem que deve ser levado em conta o total de ovos incubados, enquanto outros sugerem que somente devem ser considerados os ovos férteis. Neste post vamos considerar a relação entre o total de ovos incubados e o total de pintinhos nascidos.

Para realizar o cálculo, em primeiro lugar divida o número de pintinhos nascidos pela quantidade de ovos incubados. Em seguida, multiplique por 100 e você terá a taxa de eclosão da sua chocadeira de ovos.

Se você obteve 110 pintinhos em uma chocadeira de 120 ovos, por exemplo, o resultado será 91,7% de eclosão (110/120*100). Achou complicado?

Se assim como nós você também prefire facilitar as coisas, é possível simplificar este cálculo utilizando nossa calculadora automática:

Calculadora de Taxa de Eclosão

Preencha os campos abaixo com a capacidade de sua chocadeira (número de ovos) em cada chocagem e com o número de eclosões obtidas. Você verá qual a taxa de eclosão da sua chocadeira.

Compartilhe:


Dica Ageon para melhorar a eficiência da chocadeira

Você fez o cálculo e não ficou feliz com o resultado? Então temos uma dica para aumentar o número de eclosões e tornar sua chocadeira mais eficiente: controladores de temperatura PID.

O controle de temperatura e umidade é essencial para que a eclosão dos ovos se mantenha sempre em um valor alto e estável. Por isso, utilizar equipamentos de qualidade pode impactar diretamente na eficiência da chocadeira e melhorar seus resultados.

Já falamos em diversos posts aqui no blog sobre o controladores de temperatura PID, como o modelo Linha Black A103 PID, por exemplo. Estes controladores garantem menos variação térmica, ou seja, mentém a chocadeira em uma temperatura mais estável. Somando um controlador de temperatura preciso e confiável com ovos de qualidade e um projeto de chodeira eficaz, seus resultados só tendem a aumentar.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Como calcular a Taxa de Eclosão de uma chocadeira de ovos?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Tire todas as suas dúvidas sobre controle de temperatura para chocadeiras. Neste guia prático você aprende a escolher o modelo, a instalar e configurar o aparelho. Veja as respostas para as principais dúvidas dos usuários e aumente a taxa de eclosão das chocadeiras.