Função Auto-Reset dos inversores de frequência IRX Pro

16/11/2017 - Climatizadores

Função Auto-Reset dos inversores de frequência IRX Pro

Você sabe o que a função auto-reset dos inversores de frequência IRX Pro? Este recurso pode ser muito útil principalmente para técnicos e instaladores de climatizadores evaporativos. Neste post vamos esclarecer o que esta função e como ela deve ser utilizada.

 

O que é a função Auto-Reset?

A função auto-reset determina como o inversor irá se comportar caso uma falha aconteça. Ela pode ser ajustada no parâmetro P53 dos inversores IRX Pro (verifique a versão do produto). Para compreender melhor esta função, imagine o seguinte exemplo:

Um climatizador evaporativo possui um inversor de frequência IRX Pro e está funcionando perfeitamente. No entanto, uma oscilação na rede elétrica faz com que a tensão diminua, ativando a proteção do inversor. Neste momento o inversor irá desativar todas as suas saídas e apresentará uma mensagem no display indicando subtensão (E02).

Qual seria a melhor forma de tratar esta falha? Será que o inversor deve reiniciar automaticamente ou de forma manual?

A função auto-reset permite definir exatamente isso. De acordo com a opção definida nesta função, o inversor pode atuar de forma diferente. Veja abaixo quais são as opções:

Reset manual

Caso o parâmetro P53 seja configurado como “0”, a função auto-reset estará desativada. Assim, no caso do exemplo acima, o inversor permaneceria apresentando a mensagem de falha até que fosse reiniciado manualmente pela tecla On/Off.

Reinício automático (sem acionamento)

Caso P53 seja ajustado para “1”, o inversor de frequência exibirá a mensagem de falha por 1 minuto. Após este tempo, o inversor será reiniciado automaticamente e o display apresentará “rdy”, indicando que está pronto para uso. Basta pressionar a tecla On/Off para que o aparelho volte ao seu funcionamento normal.

Reinício automático (retorno ao estado anterior)

Ao configurar o P53 com o valor “2”, o inversor de frequência apresenta a mensagem de falha por 1 minuto. Após este tempo, o inversor é reiniciado e retorna ao estado anterior sem a necessidade de nenhum acionamento manual.

Para evitar que o inversor ou mesmo o climatizador sejam danificados, ocorrem apenas 3 tentativas de reinício automático. Caso o erro persista após estas tentativas, o inversor irá apresentar a indicação de erro no display até que seja reiniciado manualmente.

 

Como ajustar a função auto-reset?

Para ajustar esta função, basta acessar o parâmetro P53 do seu inversor de frequência IRX Pro. O vídeo abaixo demonstra esta configuração.

***

O que você achou deste post? Foi útil?

Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Juraci de Melo disse:

    Sou um aprendiz e está sendo muito importante no meu desenvolvimento profissional

    Gustavo Vieira disse:

    Bom dia Juraci,
    Ficamos muito felizes que nossos posts no blog estão ajudando você nesse momento de aprendizado, nosso blog é focado em informar e ensinar assuntos relacionados com nossos produtos.
    Sempre que ver algum assunto e tiver dúvidas estaremos aqui para esclarecer o que você precisar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.