O que é Monitor de Tensão e como Configurá-lo em Termostatos Digitais?
17/02/2021 - AutomaçãoA Ageon possui controladores de temperatura desenvolvidos especialmente para resfriadores de leite: os modelos Linha Black A104 e Série H104 Color. Esses aparelhos possuem uma saída temporizada para acionamento do agitador e também uma outra característica: o monitor de tensão.
Para que serve um monitor de tensão?
A tensão da rede não é algo estável e diversos fatores podem ocasionar as chamadas flutuações da tensão da rede elétrica. Especialmente no Brasil existem regiões onde essa variação é grande o suficiente para danificar os aparelhos elétricos. Portanto, para evitar esse problema existem os monitores de tensão.
Imagine um compressor que possui como especificações de tensão mínima de 210V e máxima de 230V. Contudo se a tensão da rede esteja fora dessa faixa devido a flutuações, é possível que o compressor trabalhe forçado e venha a sofrer danos que muitas vezes podem ser irreversíveis causando prejuizos ao produtor.
Entretanto, caso um monitor de tensão seja configurado com as especificações do compressor, sempre que a tensão da rede estiver fora da faixa programada o compressor será desligado, protegendo o aparelho.
A função de um monitor de tensão é justamente essa, proteger os aparelhos de flutuações na rede que possam prejudicá-los. Ele permite que sejam configurados valores mínimos e máximos nos quais os aparelhos funcionem de maneira segura e qualquer tensão fora desses valores resulta em desligamento por parte do monitor.
Basicamente, o monitor de tensão serve para proteger os equipamentos de flutuações na rede elétrica. Essas flutuações são muito comuns, principalmente em áreas rurais, e podem danificar os compressores do sistema de refrigeração.
Como configurar o monitor de tensão nos termostatos Ageon?
Para evitar problemas com as flutuações na rede elétrica é importante configurar corretamente o monitor de tensão do termostato. São seis parâmetros ajustáveis:
Seleção da tensão nominal
O modelo H104 possui este parâmetro que permite selecionar a tensão nominal da rede em 110V ou 220V. Também é possível desativar o controle de tensão ajustando o valor deste parâmetro para “off”.
Tensão mínima permitida
Se o monitor de tensão estiver ativado, é necessário definir a tensão mínima permitida. Quando a tensão permanecer abaixo do valor ajustado neste parâmetro por um tempo superior ao retardo, as saídas do termostato digital serão desativadas. Ao mesmo tempo o display exibirá “Lo”, indicando a subtensão.
Tensão máxima permitida
Da mesma forma que o limite mínimo, também existe um limite máximo para a tensão da rede, definido neste parâmetro. Quando a tensão permanecer acima do valor ajustado neste parâmetro por um tempo superior ao retardo, o controlador irá desativar as saídas. Ao mesmo tempo o display exibirá “Hi”, indicando sobretensão.
Retardo do controle de tensão
Este parâmetro permite ajustar o tempo em que a tensão deve ficar fora da faixa especificada antes da desativação das saídas a relé. O valor é definido em segundos. Portanto, caso seja definido o valor 0, os relés serão desativados imediatamente quando uma subtensão ou sobretensão for identificada.
Agitador desligado em caso de erro de tensão
Quando o termostato digital identifica que a tensão está fora da faixa especificada, a saída a relé de temperatura é desativada. Contudo se o funcionamento da saída do agitador é configurável nestas ocasiões. Caso este parâmetro seja ajustado para “Si” ou “YES”, em caso de subtensão ou sobretensão o agitador também será desativado. Caso este parâmetro seja ajustado para “no”, o agitador continuará funcionando de acordo com sua temporização.
Calibração do controle de tensão
Se um desvio na medição do controle de tensão for identificado, é possível corrigi-lo através deste parâmetro. O valor ajustado aqui será adicionado à tensão medida.
***
Quer conhecer os controladores Ageon para resfriadores de leite?
Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.
Comentários