Qual o melhor termostato para tanque resfriador de leite?

16/01/2019 - Refrigeração
Qual o melhor termostato para tanque resfriador de leite?

O mercado de termostatos tem se desenvolvido muito nos últimos anos e o número de modelos disponíveis tem aumentado. Ao mesmo tempo em que essa variedade pode trazer benefícios para o consumidor, isso também pode confundir e dificultar a escolha. Neste post vamos citar os principais aspectos que devem ser analisados antes de comprar o termostato para o seu tanque de leite.

Por onde começar?

Antes de mais nada é importante ter em mente quais as funções que o termostato irá realizar. Geralmente os termostatos para tanques resfriadores de leite fazem mais do que o simples controle da temperatura. Na maioria dos casos o controlador também é responsável pelo acionamento do agitador. Dessa forma, é importante que o termostato possua pelo menos duas saídas, sendo uma para temperatura e outra para o agitador.

Identifique a tensão da rede elétrica

É importante identificar a tensão da rede elétrica e a alimentação do tanque resfriador de leite. Alguns modelos de termostatos são alimentados apenas com 110V, enquanto outros possuem somente alimentação 220V (como o modelo G104). Também existem modelos que podem ser utilizados em ambas as tensões, de acordo com sua ligação elétrica (modelo G103). Ainda existem opções com a chamada “alimentação universal”, ou seja, termostatos que podem ser alimentados com qualquer tensão entre 85V e 300V (modelo H104).

Termostato retangular ou termostato redondo?

A maioria dos termostatos para tanques resfriadores de leite se divide em dois formatos principais: retangular ou redondo. Mais do que uma questão estética, o formato do termostato influencia diretamente na instalação do aparelho.

Fixação - Controlador G104 para Resfriadores de Leite

O modelo G104, por exemplo, possui formato retangular. Para instalar este aparelho no tanque de leite é necessário que haja um recorte de 71x29mm. O controlador é então colocado no tanque e duas presilhas fazem a fixação pela parte traseira.

Fixação - Controlador H104 para Resfriadores de Leite

Já o modelo H104 possui formato redondo. Diferente do modelo anterior, este aparelho possui mais de uma forma de fixação. A primeira delas é a superfície plana, ou seja , o termostato pode ser fixado através de parafusos diretamente em uma superfície sem a necessidade de recortes. A segunda forma de fixação é através de um furo Ø60mm, em que o controlador fica embutido no tanque e somente seu frontal fica visível. Ainda existe a possibilidade de fixar o controlador em um trilho DIN, utilizado principalmente quando há um quadro de comando no tanque de leite.

Monitor de tensão: proteção para o tanque de leite

Flutuações na rede elétrica podem prejudicar o equipamento. Seja devido à incidência de raios ou mesmo pela estrutura da rede elétrica, o fato é que as oscilações de tensão podem danificar permanentemente seu tanque.

Por este motivo existem termostatos digitais para tanques de leite com uma proteção adicional: o monitor de tensão. Os termostatos com este recurso desativam o compressor e o agitador quando a tensão da rede está fora de um limite especificado.

Se você deseja proteger seus equipamentos de flutuações na rede, utilize um termostato com monitor de tensão, como os modelos H104 e G104. Esta dica é importante principalmente para regiões com alto índice de raios ou com rede elétrica pouco estável.


Seguindo os passos acima você poderá escolher o melhor termostato para o seu tanque resfriador de leite. Se você possui alguma dúvida ou sugestão sobre este artigo, deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Qual o melhor termostato para tanque resfriador de leite?"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.