Por que utilizar um sensor de porta aberta no expositor de bebidas?

13/02/2019 - Refrigeração
Por que utilizar um sensor de porta aberta no expositor de bebidas

Você já ouviu falar em sensor de porta aberta? Como o nome sugere, este dispositivo identifica se a porta do equipamento encontra-se aberta ou fechada. Apesar do seu funcionamento simples, o sensor pode ser utilizado para uma série de automações. Neste post vamos citar alguns recursos que o sensor de porta aberta pode trazer para geladeiras e expositores de bebidas.

Como funciona um sensor de porta aberta?

Em primeiro lugar vamos conhecer o funcionamento deste dispositivo. O sensor de porta funciona como um interruptor acionado e desacionado automaticamente pelo contato da porta com o equipamento. Existem diferentes tipos de sensores de porta no mercado, como os modelos normalmente abertos (NA) ou normalmente fechados (NF), por exemplo.

Quando um dispositivo (como por exemplo um controlador) está configurado para efetuar a leitura de um sensor normalmente aberto (NA), será considerado que a porta está aberta quando for detectado um contato fechado. No caso do controlador configurado em normalmente fechado (NF), a porta estará aberta quando um contato aberto for detectado. Ou seja, o dispositivo de controle e o sensor devem estar configurados corretamente para que o estado da porta não seja monitorado de maneira equivocada.

Quais as vantagens de utilizar o sensor de porta no expositor de bebidas?

Utilizar este dispositivo pode gerar benefícios bastante úteis para os expositores de bebidas. Listamos abaixo alguns desses recursos:

Alarme de porta aberta

Como o expositor de bebidas funciona com base em um sistema de refrigeração, é imprescindível que haja a menor troca de calor possível com o ambiente externo. Uma função importante do sensor de porta é justamente essa. Sempre que a porta estiver aberta por um tempo acima do valor ajustado, um alarme informa o ocorrido, permitindo que o usuário efetue o fechamento da porta. Isso evita a troca de calor com o ambiente, que pode prejudicar o armazenamento das mercadorias e também elevar o consumo de energia elétrica.

Desligamento automático do ventilador

Outra vantagem de utilizar o sensor de porta é a opção de realizar o desligamento automático dos ventiladores sempre que a porta for aberta. Os ventiladores são utilizados para forçar a circulação do ar frio por todo o interior do expositor. No entanto, quando a porta está aberta, os ventiladores podem forçar o ar frio para fora do equipamento, facilitando a entrada de ar quente do exterior. Dessa forma, ao desligar o ventilador quando a porta estiver aberta, a troca de calor com o ambiente externo será menor, resultando em uma maior economia de energia.

Acionamento automático do modo econômico

Muitos expositores de bebidas possuem um modo econômico para reduzir o consumo de energia elétrica. De modo geral, este recurso é utilizado em momentos em que a porta se mantém fechada por bastante tempo, reduzindo a necessidade de acionamento do compressor. Dessa forma é possível configurar um tempo acima do qual o expositor entra em modo econômico automaticamente.

É importante ressaltar que todos esses recursos não são proporcionados apenas pelo sensor de porta. Geralmente é preciso ligar o sensor a um controlador de temperatura que possua essas funções.




K116 BigDisplay: o controlador para expositores de bebidas

Se você deseja ter acesso a todos esses recursos, você precisa de um bom controlador de temperatura.

Controlador de Temperatura K116 Big Display

O controlador K116 BigDisplay da Ageon foi desenvolvido especialmente para expositores de bebidas. Além de todas as funções citadas anteriormente, ele possui gerenciamento de degelo e monitor de tensão para proteção do equipamento.

Outra vantagem deste controlador é a configuração de receitas, ou seja, é possível configurar até 4 receitas que podem ser alternadas facilmente, sem a necessidade de reconfigurar o aparelho.


O que achou deste post? Deixe o seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    sidney disse:

    como se chama uma chave tipo enterropitor que fica na porta da câmara figurifica aberta para os ventilador fechado a porta liga pode ser estalado pra lâmpadas

    Thais Lethang dos Santos disse:

    Olá bom dia, o nome é chave fim de curso, ou chave micro switch.

    Flávio Gomes disse:

    Estou reformando a elétrica de uma expositora metalfrio coca cola 4 portas corrediças não conheço muito sobre refrigeração co e estava tentando entender o funcionamento dos ventiladores achava que eles ligavam quando se abria as portas muito bom conteúdo

    Joel Almeida disse:

    Com sistemas com um nível maior de controle das variáveis nos equipamentos de refrigeração teremos maior eficiência energética. Muito bom esse produto.

    Isso mesmo, Joel.
    Produtos inteligentes serão cada vez mais necessários.
    Muito obrigado pelo seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.