Modo Econômico do controlador K116 BigDisplay em Expositor de Bebidas

17/10/2018 - Refrigeração

Modo Econômico do controlador K116 BigDisplay em Expositor de Bebidas

Lançamos recentemente o controlador K116 BigDisplay com diversas novidades para expositores de bebidas. Entre as vantagens desse modelo se destaca um recurso muito interessante: o Modo Econômico. Neste post você vai descobrir o que é este recurso e como utilizá-lo.

 

O que é o Modo Econômico do controlador K116 BigDisplay?

Para reduzir o consumo de energia elétrica, os controladores K116 BigDisplay possuem a função Modo Econômico. Esta função permite elevar automaticamente a temperatura de setpoint do expositor. Além disso, a iluminação também é desligada. Tudo isso é configurável e é indicado principalmente para os momentos em que o expositor de bebida é pouco utilizado, como no período da noite, por exemplo. Este recurso é ainda mais interessante quando utilizado com o sensor de porta aberta.

 

Entendendo o Modo Econômico

Para entender o Modo Econômico, primeiramente é preciso entender que o controlador K116 BigDisplay permite a configuração de até 4 receitas. Ou seja, é possível configurar 4 setpoints diferentes e alternar entre eles facilmente. Cada uma dessas receitas possui também um setpoint de modo econômico. Por padrão de fábrica o Modo Econômico é 2°C acima do setpoint, porém esse valor pode ser ajustado em cada uma das receitas.

Código Parâmetro Valor de Fábrica
t1 Setpoint receita 1 -6.0ºC
t2 Setpoint receita 2 -4.0ºC
t3 Setpoint receita 3 -2.0ºC
t4 Setpoint receita 4 0.0ºC
t5 Setpoint Modo Econômico receita 1 -4.0ºC
t6 Setpoint Modo Econômico receita 2 -2.0ºC
t7 Setpoint Modo Econômico receita 3 0.0ºC
t8 Setpoint Modo Econômico receita 4 2.0ºC

 

Acionamento manual do Modo Econômico

O modo econômico dos controladores K116 BigDisplay pode ser ativado de duas formas. A primeira delas é a ativação manual, ou seja, quando o próprio usuário define o momento em que deseja que o aparelho entre em modo econômico. Para isso, desbloqueie o aparelho e mantenha a tecla AUX pressionada até que o ícone de Modo Econômico se acenda.

 

Acionamento automático do Modo Econômico

O Modo Econômico também pode ser ativado automaticamente, quando utilizado em conjunto com o sensor de porta. Assim, quando a porta do expositor de bebidas fica fechada por um tempo determinado, o Modo Econômico é ativado. Esse período de tempo pode ser ajustado através do parâmetro P4. Quando a porta for aberta novamente, o controlador desativa o modo econômico. Este modo ficará desativado até que se passe o tempo definido em P4.

Além do ajuste da temperatura, também é possível configurar o desligamento da iluminação depois de determinado tempo de porta fechada. Esse ajuste pode ser realizado através do parâmetro P6.

 

Quando utilizar o Modo Econômico?

Este recurso é indicado em várias situações, como por exemplo os períodos em que o estabelecimento possui baixo volume de clientes ou está fechado. Nesses casos a geladeira ou expositor permanecerá fechado, portanto a temperatura em seu interior oscilará menos. Dessa forma, um setpoint mais alto irá reduzir o tempo de funcionamento do compressor e, por consequência, o consumo de energia.

***

O que achou deste post? Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    NR12 disse:

    Exatamente o que eu procurava, obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.