O que é um controlador diferencial de temperatura?

20/09/2017 - Aquecimento Solar, Controladores de Temperatura

O que é um controlador diferencial de temperatura

Controladores de temperatura comuns costumam acionar um sistema de aquecimento ou refrigeração até atingir a temperatura desejada. Esse é o funcionamento básico de um termostato digital. No entanto existem situações que exigem um modo de funcionamento diferente. É o que ocorre, por exemplo, com um controlador diferencial de temperatura.

Os controladores diferenciais de temperatura não são acionados de acordo com uma temperatura específica. Eles são configurados para medir a temperatura em dois pontos distintos e acionar um equipamento quando a diferença entre essas temperaturas for maior que determinado valor. Esse recurso é necessário em diversas aplicações, principalmente no setor de aquecimento solar.

 

Como funciona um controlador diferencial de temperatura?

Apesar de possuírem uma lógica diferente dos controladores comuns, o funcionamento de um controlador diferencial de temperatura é simples. Para esclarecer seu funcionamento, vamos usar como exemplo um sistema de aquecimento solar para banho.

Um sistema de aquecimento solar para banho é composto de basicamente de coletores, reservatório e bomba de circulação. A água gelada chega aos coletores, onde é aquecida. Em seguida a água quente deve ser enviada ao reservatório, por meio de uma bomba. É a partir do reservatório que a água quente fica disponível para utilização em chuveiros e torneiras, por exemplo.

Em um sistema como este, um controlador diferencial de temperatura é utilizado para acionar a bomba automaticamente. Este tipo de controlador possui pelo menos dois sensores. Um sensor é fixado nos coletores, enquanto o outro fica no reservatório ou piscina. É preciso ajustar uma diferença de temperatura (diferencial) a partir da qual a bomba será acionada pelo controlador. Supondo que o diferencial seja ajustado para 4°C, sempre que a temperatura dos coletores estiver 4°C acima da temperatura do reservatório, a bomba será acionada pelo controlador.

Existem alguns modelos de controladores diferenciais de temperatura que, além da bomba, acionam também um apoio. O apoio serve para aquecer a água do reservatório em dias frios ou com menor incidência de luz solar.

 

Controladores Diferenciais de Temperatura da Ageon

A Ageon possui diversos modelos de controladores diferenciais de temperatura. Entre eles destacam-se:

Cada um dos modelos citados possui características particulares, que podem ser utilizadas em uma série de sistemas de aquecimento solar para banho ou piscinas.

***

Este artigo foi útil? Você possui alguma dúvida sobre controladores diferenciais de temperatura?

Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "O que é um controlador diferencial de temperatura?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.