Como instalar o Automasol em sistemas de Aquecimento Solar

05/09/2018 - Aquecimento Solar, Controladores de Temperatura

Como instalar o Automasol em sistemas de Aquecimento Solar

Os controladores de temperatura AutomaSol se diferenciam no mercado pela facilidade de instalação e configuração. Além disso, possuem diversas características que tornam essa linha ideal para sistemas de aquecimento solar. Veja neste post como realizar a instalação dos controladores AutomaSol.

1. O que é a linha AutomaSol
2. Como fixar o controlador AutomaSol
3. Informações importantes
4. Como fazer a ligação elétrica do AutomaSol TDI
5. Como fazer a ligação elétrica do AutomaSol TDA
6. Controladores para aquecimento solar Ageon

 

1. O que é a linha AutomaSol

A linha AutomaSol é composta de dois modelos de controladores diferenciais de temperatura para aquecimento solar. Esses controladores acionam uma bomba hidráulica para controlar o fluxo de água entre os coletores e o reservatório, ou entre os coletores e a piscina, por exemplo.

O modelo AutomaSol TDI é indicado principalmente para piscinas. Este controlador possui dois sensores e uma saída para a bomba.

Já o modelo AutomaSol TDA é utilizado principalmente em sistemas de aquecimento solar residencial. Este modelo possui três sensores e duas saídas, sendo uma para a bomba e outra para apoio. Outra característica desse modelo é a agenda de eventos que permite a execução de eventos em horários programados.

Ambos os modelos possuem formato compacto e podem ser instalados diretamente em uma caixa 4×2. Além disso, possuem teclas em seu painel que facilitam a utilização e a configuração. Outro grande diferencial desta linha é a alimentação universal (85V a 265V).

 

2. Como fixar o controlador AutomaSol

Antes de falarmos sobre o esquema elétrico, vamos esclarecer a fixação dos controladores. Estes aparelhos podem ser fixados em caixas 4×2, conforme citado anteriormente.

Instalação do AutomaSol em caixa 4x2

De acordo com a imagem acima é possível visualizar como o controlador é fixado em caixas 4×2. Basta remover a tampa do aparelho e utilizar os dois parafusos para fixá-lo à caixa. Também é possível remover a tampa de passagem dos fios para realizar a ligação dos cabos, permitindo um melhor acabamento.

 

3. Informações importantes

Antes de realizar a ligação elétrica do aparelho é importante se atentar a alguns pontos:

  • Os sensores de temperatura que acompanham os controladores AutomaSol possuem 1,5m de comprimento, mas podem ser aumentados para até 100m com cabo máx PP 2 X 24AWG.
  • Os sensores de temperatura não possuem polaridade, ou seja, os terminais do sensor podem ser invertidos sem problemas, desde que sejam ligados aos bornes corretos.
  • Os parafusos dos bornes dos controladores são M2.5. Dessa forma, o tamanho máximo de chave recomendado é Phillips M1.5, com torque máximo de 0,5Nm.
  • Recomenda-se utilizar fios de entrada e saída com bitola entre 0,2mm² e 2,5mm² e terminais com pino isolado, de acordo com a corrente utilizada.

 

4. Como fazer a ligação elétrica do AutomaSol TDI

Conforme citado anteriormente, o modelo AutomaSol TDI possui dois sensores e uma saída. A ligação elétrica deste modelo é bastante simples e pode ser realizada conforme a imagem abaixo.

Instalação AutomaSol TDI

É importante se atentar à posição dos sensores. Existe um sensor para os coletores e outro para o reservatório. A inversão destes sensores irá prejudicar o funcionamento do sistema de aquecimento.

Os bornes de saída do controlador são energizados. Dessa forma, não é necessário realizar nenhum jumper entre os bornes da bomba e de alimentação.

 

5. Como fazer a ligação elétrica do AutomaSol TDA

A ligação elétrica do modelo AutomaSol TDA é muito semelhante ao modelo TDI. Porém, além dos itens anteriores há um sensor e uma saída para o apoio. Veja na imagem abaixo:

Instalação AutomaSol TDA

Da mesma forma que no modelo anterior, é importante se atentar ao local onde cada sensor deve ser fixado.

Os bornes de saída do controlador são energizados. Dessa forma, não é necessário realizar nenhum jumper entre os bornes de alimentação com os bornes da bomba ou do apoio.

 

6. Controladores para aquecimento solar Ageon

Além da linha AutomaSol, a Ageon possui outros modelos de controladores de temperatura para aquecimento solar. São linhas com diferentes formatos, modelos e características.

Os controladores da Série G, por exemplo, possuem frontal emborrachado resistente a jatos d’água. Já os controladores da Série H possuem sistema multifixação que facilita a instalação de três formas diferentes. Ainda existe a linha SolarTouch, com interface touchscreen e display de LCD 3,5″. Ficou em dúvida sobre qual o melhor? Encontre o melhor controlador para a sua necessidade.

***

O que achou deste post? Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Como instalar o Automasol em sistemas de Aquecimento Solar"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.