Diferenças entre Aquecimento Solar para banho e para piscinas

05/10/2016 - Aquecimento Solar, Controladores de Temperatura, Dicas Ageon

Diferença Aquecimento Solar para Banho e Piscina

Sistemas de aquecimento solar já foram tema de vários posts aqui no blog. Falamos sobre seu funcionamento, sobre a configuração dos controladores e também sobre a posição dos sensores de temperatura.

Em resumo, esses sistemas utilizam o calor do Sol para aquecer a água que passa através dos coletores. A água quente geralmente é utilizada para uso residencial (chuveiros e torneiras, por exemplo) ou para piscinas. Entretanto existem algumas diferenças entre os sistemas de aquecimento solar para banho e para piscinas.

 

Aquecimento Solar para Banho

Apesar de conhecidos por serem utilizados para chuveiros, os sistemas de aquecimento solar para banho também podem aquecer a água para outras aplicações, como torneiras. Nesses sistemas a água fria chega aos coletores, onde é aquecida e enviada a um reservatório (ou boiler). Quando o registro do chuveiro é aberto, a água quente do reservatório desce pela tubulação e chega até o chuveiro.

A circulação da água nesses casos pode ocorrer de duas formas: forçada ou natural.

A circulação forçada é aquela onde uma bomba controla o fluxo de água entre os coletores e o reservatório. Sistemas de circulação forçada costumam utilizar controladores de temperatura para gerenciar o acionamento da bomba.

Já a circulação natural, ou termossifão, ocorre quando a água que passa pelos coletores aquece e sobe ao reservatório sem a necessidade de uma bomba. Esse processo ocorre naturalmente de acordo com as leis da termodinâmica.

Os coletores para aquecimento solar para banho costumam ser fabricados em cobre ou alumínio. Em sua maior parte possuem isolamento térmico e uma cobertura de vidro.

 

Aquecimento Solar para Piscinas

Os sistemas de aquecimento solar para piscinas diferem um pouco dos sistemas citados acima. A principal diferença é que nesses sistemas não há um reservatório propriamente dito. A piscina funciona como um reservatório, recebendo a água quente proveniente dos coletores.

Outra diferença significativa entre os dois sistemas é que no caso das piscinas a circulação será sempre forçada. Ou seja, será necessária uma bomba de circulação para controlar o fluxo de água entre os coletores e a piscina, acionada através de um controlador.

Os coletores para aquecimento solar para piscinas costumam ser produzidos em materiais resistentes aos produtos químicos utilizados na água, como o cloro. De modo geral não possuem isolamento térmico ou cobertura de vidro.

 

Controladores Ageon para Aquecimento Solar

A Ageon possui uma linha completa de controladores diferenciais de temperatura para sistemas de aquecimento solar, seja para banho ou piscinas. Um CDT (controlador diferencial de temperatura) serve para controlar o fluxo de água entre o coletor e o reservatório de acordo com a diferença de temperatura entre esses dois pontos. Esses aparelhos são utilizados em sistemas de circulação forçada.

A linha SolarTouch é composta de controladores diferenciais de temperatura com interface touchscreen e display de LCD de 3,5″. Seu design clean foi projetado para instalação em ambientes residenciais. A linha SolarTouch possui modelos de controladores com agenda de eventos, três apoios simultâneos e opção de filtragem da água.

Os modelos G108 Color, G108 CK e G108 Web são os controladores da Série G para aquecimento solar. Possuem frontal emborrachado resistente a jatos d’água e display colorido que funciona como alarme visual. O modelo G108 CK possui agenda de eventos com relógio em tempo real que permite configurar o tempo de funcionamento do apoio ou o tempo em que o sistema deve ficar desativado. O modelo G108 Web é compatível com o ArcSys e pode ser monitorado online através de um dispositivo conectado à internet.

A Série H possui os controladores H108 Color e H108 Web. Ambos possuem sistema de multifixação que permite a instalação em superfície plana, trilho DIN ou furo Ø60mm. O modelo H108 Web também é compatível com o ArcSys, permitindo o monitoramento online.

***

Você já conhecia as diferenças entre aquecimento solar para banho e piscinas?

Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    renato disse:

    oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

    Ponto das Piscinas. disse:

    Muito bom o post, o aquecedor solar e uma ótima fonte de energia renovavel.

    Ótima postagem parabéns, as dicas da matéria irá tirar a dúvida muitas pessoas que querem instalar um aquecedor solar em casa.

    César disse:

    Ótimo artigo, me ajudou muito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.