Diferenças entre Aquecimento Solar para banho e para piscinas

05/10/2016 - Aquecimento Solar

Diferença Aquecimento Solar para Banho e Piscina

Sistemas de aquecimento solar já foram tema de vários posts aqui no blog. Falamos sobre seu funcionamento, sobre a configuração dos controladores e também sobre a posição dos sensores de temperatura.

Em resumo, esses sistemas utilizam o calor do Sol para aquecer a água que passa através dos coletores. A água quente geralmente é utilizada para uso residencial (chuveiros e torneiras, por exemplo) ou para piscinas. Entretanto existem algumas diferenças entre os sistemas de aquecimento solar para banho e para piscinas.

 

Aquecimento Solar para Banho

Apesar de conhecidos por serem utilizados para chuveiros, os sistemas de aquecimento solar para banho também podem aquecer a água para outras aplicações, como torneiras. Nesses sistemas a água fria chega aos coletores, onde é aquecida e enviada a um reservatório (ou boiler). Quando o registro do chuveiro é aberto, a água quente do reservatório desce pela tubulação e chega até o chuveiro.

A circulação da água nesses casos pode ocorrer de duas formas: forçada ou natural.

A circulação forçada é aquela onde uma bomba controla o fluxo de água entre os coletores e o reservatório. Sistemas de circulação forçada costumam utilizar controladores de temperatura para gerenciar o acionamento da bomba.

Já a circulação natural, ou termossifão, ocorre quando a água que passa pelos coletores aquece e sobe ao reservatório sem a necessidade de uma bomba. Esse processo ocorre naturalmente de acordo com as leis da termodinâmica.

Os coletores para aquecimento solar para banho costumam ser fabricados em cobre ou alumínio. Em sua maior parte possuem isolamento térmico e uma cobertura de vidro.

 

Aquecimento Solar para Piscinas

Os sistemas de aquecimento solar para piscinas diferem um pouco dos sistemas citados acima. A principal diferença é que nesses sistemas não há um reservatório propriamente dito. A piscina funciona como um reservatório, recebendo a água quente proveniente dos coletores.

Outra diferença significativa entre os dois sistemas é que no caso das piscinas a circulação será sempre forçada. Ou seja, será necessária uma bomba de circulação para controlar o fluxo de água entre os coletores e a piscina, acionada através de um controlador.

Os coletores para aquecimento solar para piscinas costumam ser produzidos em materiais resistentes aos produtos químicos utilizados na água, como o cloro. De modo geral não possuem isolamento térmico ou cobertura de vidro.

 

Controladores Ageon para Aquecimento Solar

A Ageon possui uma linha completa de controladores diferenciais de temperatura para sistemas de aquecimento solar, seja para banho ou piscinas. Um CDT (controlador diferencial de temperatura) serve para controlar o fluxo de água entre o coletor e o reservatório de acordo com a diferença de temperatura entre esses dois pontos. Esses aparelhos são utilizados em sistemas de circulação forçada.

A linha SolarTouch é composta de controladores diferenciais de temperatura com interface touchscreen e display de LCD de 3,5″. Seu design clean foi projetado para instalação em ambientes residenciais. A linha SolarTouch possui modelos de controladores com agenda de eventos, três apoios simultâneos e opção de filtragem da água.

Os modelos G108 Color, G108 CK e G108 Web são os controladores da Série G para aquecimento solar. Possuem frontal emborrachado resistente a jatos d’água e display colorido que funciona como alarme visual. O modelo G108 CK possui agenda de eventos com relógio em tempo real que permite configurar o tempo de funcionamento do apoio ou o tempo em que o sistema deve ficar desativado. O modelo G108 Web é compatível com o ArcSys e pode ser monitorado online através de um dispositivo conectado à internet.

A Série H possui os controladores H108 Color e H108 Web. Ambos possuem sistema de multifixação que permite a instalação em superfície plana, trilho DIN ou furo Ø60mm. O modelo H108 Web também é compatível com o ArcSys, permitindo o monitoramento online.

***

Você já conhecia as diferenças entre aquecimento solar para banho e piscinas?

Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Ronaldo da Costa Santos disse:

    Olá, Bom Dia… uma dúvida. Adquiri o controlador TDI e queria saber para um eficiente aquecimento da piscina se existe um padrão para o diferencial da temperatura a fim de não sobrecarregar o motor em liga e desliga em intervalos curtos..Obrigado

    Olá, Ronaldo!
    O valor que deve ser posto no diferencial mais mudar muito para cada instalação, pois tem casos onde o sensor é preso ao cano onde a leitura térmica e prejudicada e casos onde o sensor vai em um poço onde a leitura é mais fiel. Então o instalador no momento do start up vai verificar qual melhor valor para que ocorra a troca porém sem a bomba ficar ligando e desligando muitas vezes e também evitando que a bomba fique ligada por longos períodos.

    Joaquim Antonio disse:

    Boa noite foi bom saber a diferença que existe para aquecer chuveiro e piscinas estou em fase final de construção , tenho 3 banheiros , para aquecer ,quero saber se preciso um equipamento um equipamento para os banheiros e outro separado para a piscina , j-a entendi que a piscina não precisa de reservatório . desde agradeço pelas informacão que irão mandar.
    Att, Joaquim

    Olá Joaquim, tudo bem?
    O ideal é entrar em contato com um instalador para identificar o material necessário para sua instalação.
    Ele poderá indicar os equipamentos mais adequados, incluindo os controladores de temperatura.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    clau disse:

    por que não podemos usar o sitema de termo sifão no caso das piscinas?

    Olá Clau, como vai?
    Uma razão pela qual as piscinas possuem o sistema de circulação forçada é a ausência de reservatório. Como a própria piscina funciona como um reservatório e geralmente os coletores estão em pontos mais altos, a circulação natural não ocorreria, já que a água quente tende a subir e a água fria tende a descer. Assim, a água quente ficaria no coletor, enquanto a fria continuaria na piscina.
    De qualquer forma, caso deseje se aprofundar no assunto, recomendamos entrar em contato com os próprios fabricantes de sistemas de aquecimento solar.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Cláudio Berny disse:

    Boa tarde.
    Existe alguma razão, técnica e clara, para não utilizar placa solar de piscina para aquecer água do reservatório aquecido que é utilizado somente para banho de chuveiro?

    Boa tarde, Cláudio
    Na maioria das vezes existem diferenças entre os coletores utilizados para piscinas e para banho de chuveiro.
    Os coletores para piscinas precisam ser resistentes aos produtos químicos utilizados na água. Já os coletores para uso residencial costumam possuir isolamento térmico e cobertura de vidro, evitando a perda de calor para o ambiente.
    Caso desejar detalhes mais específicos sobre a diferença dos tipos de coletores, recomendamos entrar em contato direto com os fabricantes desses produtos.
    No entanto, caso possua dúvidas sobre os controladores diferenciais de temperatura, estamos à disposição para ajudá-los pelo telefone (48) 3028-8878.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Andreo disse:

    Boa noite uma duvida os coletores para banho nesse caso que vc falou sobre a perda de temperatura (exemplo)se eu colocar placas suficientes para aquecer 1000 litro de água sendo que meu reservatório, boiler, caixa de agua é de 500 litros vc acha que não funcionária agradeço se puder me responder.

    Olá Andreo, como vai?
    É bastante difícil afirmar isto, visto que existem muitas variáveis envolvidas. Como se trata de um caso específico, o mais recomendado é realizar um projeto com um engenheiro. Ele poderá projetar um sistema mais eficiente de acordo com a sua necessidade, evitando o desperdício de recursos.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Andreo disse:

    Ok muito obrigado pelo retorno amigo.

    renato disse:

    oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

    Ponto das Piscinas. disse:

    Muito bom o post, o aquecedor solar e uma ótima fonte de energia renovavel.

    Ótima postagem parabéns, as dicas da matéria irá tirar a dúvida muitas pessoas que querem instalar um aquecedor solar em casa.

    César disse:

    Ótimo artigo, me ajudou muito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.