Controle de Temperatura para Chocadeiras

02/07/2015 - Chocadeiras

Termostato para Chocadeira - K103 PID

A criação de aves deixou de ser algo atrasado e pouco tecnológico há muito tempo. Atualmente existem diversos avanços na área da avicultura que contribuem para que essa atividade seja exercida com muito mais eficiência e menor esforço. Um exemplo desta modernização é a utilização de chocadeiras de ovos.

O princípio do funcionamento de uma chocadeira automática é simular o ambiente de um ninho e suas condições de temperatura, umidade e ventilação. De modo geral a chocadeira consiste em um ambiente fechado com suporte para os ovos, um sistema de aquecimento (geralmente uma lâmpada ou resistência elétrica), um reservatório de água, um termostato e aberturas para ventilação.

O controle de temperatura é necessário para simular as condições do ovo sob a ave no momento da chocagem. Em galinhas, por exemplo, essa temperatura é de aproximadamente 37,7°C. Manter a temperatura adequada é essencial para o desenvolvimento saudável dos embriões e uma funcionalidade básica de qualquer chocadeira, por isso a utilização de um termostato.

O controle de umidade é uma característica que não está presente em todas as chocadeiras, mas que evita muitos problemas e aumenta a taxa de eclosão. A casca dos ovos apresenta uma rigidez diferente de acordo com a umidade do ar. Em um ambiente muito seco, por exemplo, os ovos de galinha apresentam cascas rígidas que os pintinhos não conseguem partir, impedindo assim seu nascimento.

A Ageon possui termostatos específicos para chocadeiras. O termostato K103 PID, da Linha Prime, possui a função de ajuste automático e controle PID, o que significa muito mais exatidão no controle de temperatura, maior estabilidade e variação máxima de apenas 0,1°C. Já o modelo K103 PID U possui todas as vantagens do modelo anterior, mas conta também com o controle de umidade. Ambos os aparelhos apresentam gerenciador de eventos cíclicos para viragem dos ovos e também design exclusivo, com frontal em black piano.

Tudo sobre Controladores de Temperatura para Chocadeira

***

Você fabrica ou utiliza chocadeiras de ovos? Acha importante controlar a temperatura e a umidade destes aparelhos?

Deixe sua opinião nos comentários.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Eribaldo disse:

    Estou curioso com alguns detalhes sobre controle de umidade, digamos q minha chocadeira não tem, vou colocar um, que valor marca antes de colocar na chocadeira, dizem que deve marcar de 60 a 70 ( um amigo disse que comprou um e ja marca do 68 69 fora da chocadeira), acho q ao colocar vai aumentar, se estiver na chocadeira e tiver acusando mais de 70 ou menos de 60 o q faço

    Olá Eribaldo, como vai?
    Um controlador de umidade irá acionar um dispositivo umidificador quando a umidade dentro da chocadeira estiver abaixo do valor ajustado. Este é seu princípio básico.
    Caso possua dúvidas sobre como funciona nosso controlador de umidade (o modelo K103 PID U), nossa equipe de suporte técnico pode ajudá-lo pelos seguintes contatos:

    (48) 3028-8878
    (48) 99844-0213
    (48) 99126-9908

    Ou entre em contato por Whatsapp clicando aqui.

    Diego R. Arnold disse:

    Boa noite, eu tenho chocadeira mas o termostato marca somente os gráus e os décimos não, gostaria de saber o valor do K103 PID e como procedo para comprar de vocês. Desde já obrigado.

    Olá, Diego
    Você pode entrar em contato com nosso departamento comercial através do telefone (48) 3028-8878. Se preferir, nos envie seu e-mail e número de telefone para que nossa equipe entre em contato com você.
    Dessa forma poderemos lhe apresentar nossa política comercial, lhe fazendo uma proposta ou indicando um distribuidor dependendo da sua necessidade.

    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    CARLOS PEREIRA DE JESUS disse:

    Ao invés de utilizar resistência helicoidal comum para chocadeira posso utilizar essas resistências de estufa de salgado no controle de temperatura?

    Olá Carlos,

    Os controladores de temperatura Ageon podem acionar os dois tipos de resistências. A única ressalva é que a corrente não deve ultrapassar o limite informado nas especificações do produto. (Ver post Dica Ageon: Corrente Máxima da Saída à Relé).

    Espero que tenhamos sanado sua dúvida.
    Estamos à disposição para mais esclarecimentos.

    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    leandro disse:

    Gostaria de um desse

    Olá, Leandro

    Nosso departamento comercial tentou entrar em contato através do e-mail informado, mas não obtivemos êxito.
    Você poderia nos enviar seu número de telefone?

    Se preferir, você pode entrar em contato conosco diretamente através do telefone (48) 3028-8878.

    Gratos pelo interesse,
    Equipe Ageon

    Edílson F. Lima disse:

    Amigo recebi o Kit hoje, 23/03/16, e não estou sabendo ligar o motorzinho da rolagem dos ovos.
    Meu modelo é o G103 que tem a numeração da elétrica de 2 a 7. Em qual deles devo ligar os fios do motor?
    Agradeço desde já e fiquem com “o Amor e Paz de Jeseus Cristo”.

    Boa tarde, Edílson

    Você poderia nos enviar seu número de telefone para que nossa equipe técnica possa entrar em contato?
    Se preferir, você pode entrar em contato diretamente através do telefone (48) 3028-8878.

    Gratos pelo interesse,
    Equipe Ageon

    VALDIR disse:

    BNOITE, SOU USUARIO DE UMA CHOCADEIRA, MAS O CONTROLAR DE TEMPERATURA ESTRAGOU E GOSTARIA DE SABER COMO ADQUIRIR UMA PEÇA. O MODELO QUE TINHA ERA G103 COLOR.
    GRATO PELA ATENÇAO, VALDIR

    Olá, Sr. Valdir

    Sua solicitação já foi encaminhada para nosso departamento comercial.
    Em breve nossa equipe entrará em contato através do seu e-mail.

    Gratos pelo contato,
    Equipe Ageon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Tire todas as suas dúvidas sobre controle de temperatura para chocadeiras. Neste guia prático você aprende a escolher o modelo, a instalar e configurar o aparelho. Veja as respostas para as principais dúvidas dos usuários e aumente a taxa de eclosão das chocadeiras.