O que é Monitor de Tensão e como Configurá-lo em Termostatos Digitais?

17/02/2021 - Automação
Modelos H104 e A104 para resfriadores de leite

A Ageon possui controladores de temperatura desenvolvidos especialmente para resfriadores de leite: os modelos Linha Black A104 e Série H104 Color. Esses aparelhos possuem uma saída temporizada para acionamento do agitador e também uma outra característica: o monitor de tensão.

Para que serve um monitor de tensão?

A tensão da rede não é algo estável e diversos fatores podem ocasionar as chamadas flutuações da tensão da rede elétrica. Especialmente no Brasil existem regiões onde essa variação é grande o suficiente para danificar os aparelhos elétricos. Portanto, para evitar esse problema existem os monitores de tensão.

Imagine um compressor que possui como especificações de tensão mínima de 210V e máxima de 230V. Contudo se a tensão da rede esteja fora dessa faixa devido a flutuações, é possível que o compressor trabalhe forçado e venha a sofrer danos que muitas vezes podem ser irreversíveis causando prejuizos ao produtor.

Entretanto, caso um monitor de tensão seja configurado com as especificações do compressor, sempre que a tensão da rede estiver fora da faixa programada o compressor será desligado, protegendo o aparelho.

A função de um monitor de tensão é justamente essa, proteger os aparelhos de flutuações na rede que possam prejudicá-los. Ele permite que sejam configurados valores mínimos e máximos nos quais os aparelhos funcionem de maneira segura e qualquer tensão fora desses valores resulta em desligamento por parte do monitor.

Basicamente, o monitor de tensão serve para proteger os equipamentos de flutuações na rede elétrica. Essas flutuações são muito comuns, principalmente em áreas rurais, e podem danificar os compressores do sistema de refrigeração.



Como configurar o monitor de tensão nos termostatos Ageon?

Para evitar problemas com as flutuações na rede elétrica é importante configurar corretamente o monitor de tensão do termostato. São seis parâmetros ajustáveis:

Seleção da tensão nominal

O modelo H104 possui este parâmetro que permite selecionar a tensão nominal da rede em 110V ou 220V. Também é possível desativar o controle de tensão ajustando o valor deste parâmetro para “off”.

Tensão mínima permitida

Se o monitor de tensão estiver ativado, é necessário definir a tensão mínima permitida. Quando a tensão permanecer abaixo do valor ajustado neste parâmetro por um tempo superior ao retardo, as saídas do termostato digital serão desativadas. Ao mesmo tempo o display exibirá “Lo”, indicando a subtensão.

Tensão máxima permitida

Da mesma forma que o limite mínimo, também existe um limite máximo para a tensão da rede, definido neste parâmetro. Quando a tensão permanecer acima do valor ajustado neste parâmetro por um tempo superior ao retardo, o controlador irá desativar as saídas. Ao mesmo tempo o display exibirá “Hi”, indicando sobretensão.

Retardo do controle de tensão

Este parâmetro permite ajustar o tempo em que a tensão deve ficar fora da faixa especificada antes da desativação das saídas a relé. O valor é definido em segundos. Portanto, caso seja definido o valor 0, os relés serão desativados imediatamente quando uma subtensão ou sobretensão for identificada.

Agitador desligado em caso de erro de tensão

Quando o termostato digital identifica que a tensão está fora da faixa especificada, a saída a relé de temperatura é desativada. Contudo se o funcionamento da saída do agitador é configurável nestas ocasiões. Caso este parâmetro seja ajustado para “Si” ou “YES”, em caso de subtensão ou sobretensão o agitador também será desativado. Caso este parâmetro seja ajustado para “no”, o agitador continuará funcionando de acordo com sua temporização.

Calibração do controle de tensão

Se um desvio na medição do controle de tensão for identificado, é possível corrigi-lo através deste parâmetro. O valor ajustado aqui será adicionado à tensão medida.

***

Quer conhecer os controladores Ageon para resfriadores de leite?

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "O que é Monitor de Tensão e como Configurá-lo em Termostatos Digitais?"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.