Configurando o monitor de tensão de um Termostato Digital

28/06/2017 - Como Configurar, Controladores de Temperatura

Como configurar o Monitor de Tensão em um Termostato Digital

A Ageon possui controladores de temperatura desenvolvidos especialmente para resfriadores de leite: os modelos G104 Color e H104 Color. Esses aparelhos possuem uma saída temporizada para acionamento do agitador e também uma outra característica: o monitor de tensão.

A importância do monitor de tensão em um termostato digital foi tema deste post aqui no blog. Basicamente, o monitor de tensão serve para proteger os equipamentos de flutuações na rede elétrica. Essas flutuações são muito comuns, principalmente em áreas rurais, e podem danificar os compressores do sistema de refrigeração.

 

Como configurar o monitor de tensão nos termostatos Ageon?

Para evitar problemas com as flutuações na rede elétrica é importante configurar corretamente o monitor de tensão do termostato. São seis parâmetros ajustáveis:

Seleção da tensão nominal

Este parâmetro permite selecionar a tensão nominal da rede em 110V ou 220V. Também é possível desativar o controle de tensão ajustando o valor deste parâmetro para “off”.

Tensão mínima permitida

Se o monitor de tensão estiver ativado, é necessário definir a tensão mínima permitida. Quando a tensão permanecer abaixo do valor ajustado neste parâmetro por um tempo superior ao retardo, as saídas do termostato digital serão desativadas. Ao mesmo tempo o display exibirá “Lo”, indicando a subtensão.

Tensão máxima permitida

Da mesma forma que o limite mínimo, também existe um limite máximo para a tensão da rede, definido neste parâmetro. Quando a tensão permanecer acima do valor ajustado neste parâmetro por um tempo superior ao retardo, o controlador irá desativar as saídas. Ao mesmo tempo o display exibirá “Hi”, indicando sobretensão.

Retardo do controle de tensão

Este parâmetro permite ajustar o tempo em que a tensão deve ficar fora da faixa especificada antes da desativação das saídas a relé. O valor é definido em segundos. Caso seja definido o valor 0, os relés serão desativados imediatamente quando uma subtensão ou sobretensão for identificada.

Agitador desligado em caso de erro de tensão

Quando o termostato digital identifica que a tensão está fora da faixa especificada, a saída a relé de temperatura é desativada. Porém, o funcionamento da saída do agitador é configurável nestas ocasiões. Caso este parâmetro seja ajustado para “Si”, em caso de subtensão ou sobretensão o agitador também será desativado. Caso este parâmetro seja ajustado para “no”, o agitador continuará funcionando de acordo com sua temporização.

Calibração do controle de tensão

Se um desvio na medição do controle de tensão for identificado, é possível corrigi-lo através deste parâmetro. O valor ajustado aqui será adicionado à tensão medida.

***

Você utiliza algum termostato digital para resfriadores de leite? Utiliza algum monitor de tensão?

Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Configurando o monitor de tensão de um Termostato Digital"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.