Como instalar um Termostato em Resfriadores de Leite

15/02/2017 - Controladores de Temperatura, Dicas Ageon, Refrigeração

Controladores Ageon em Tanques Resfriadores de Leite

A utilização de termostatos digitais é cada vez mais comum em tanques resfriadores de leite. As vantagens destes aparelhos são muitas, desde a maior precisão no controle de temperatura até o acionamento automático do agitador. As opções com monitor de tensão incorporado ainda possuem outro diferencial: a proteção dos resfriadores de leite.

A instalação dos termostatos nesta aplicação é relativamente simples, mas exige certos cuidados. Todo o processo se resume basicamente em quatro etapas.

 

Como instalar um Termostato em Resfriadores de Leite

  1. Verifique se a tensão da rede é compatível com a tensão de alimentação do aparelho.
  2. Posicione o sensor de temperatura corretamente em um poço termométrico.
  3. Realize a ligação do sensor, do compressor e do agitador.
  4. Energize o aparelho e configure de acordo com sua necessidade.

 

Verifique a tensão da Rede e do Termostato

Antes de iniciar a instalação é necessário verificar se a tensão da rede é compatível com a alimentação do termostato. Energizar o aparelho com uma tensão acima ou abaixo da indicada irá causar danos, podendo até mesmo inutilizar o termostato.

Os controladores G104 devem ser alimentados sempre em 220V. Já os controladores H104 podem ser alimentados em tensões de 85V a 300V.

 

Posicione o Sensor de Temperatura

O sensor de temperatura do termostato nunca deve entrar em contato direto com o líquido. Para realizar sua fixação sem comprometer a leitura de temperatura é importante utilizar um poço termométrico. Vale lembrar que os sensores de temperatura possuem componentes sensíveis que não devem ser expostos à condições extremas de temperatura ou umidade.

 

Realize a Ligação Elétrica

A ligação elétrica do termostato varia de acordo com o modelo escolhido. De modo geral é preciso ligar o termostato ao sensor, ao compressor e ao agitador. Nos diagramas abaixo é possível verificar a forma correta de efetuar este procedimento:

Ligação Elétrica - Termostato G104

Ligação Elétrica - Termostato H104

A Ageon recomenda que a instalação elétrica seja realizada por um profissional capacitado.

 

Configure o Termostato

Com a ligação elétrica concluída é hora de energizar o aparelho e ajustar suas configurações. Nesta etapa é possível ajustar a temperatura desejada, as temporizações do agitador e todas os demais parâmetros. As configurações variam de acordo com a necessidade e com as diferentes opções de tanques resfriadores de leite.

Caso possua alguma dúvida durante a parametrização do termostato, a Ageon dispõe de suporte técnico 24hs. Nossa equipe é especializada em atendimento remoto e poderá auxiliar na compreensão de cada parâmetro.

***

Você utiliza os termostatos da Ageon em tanques resfriadores de leite?

Possui alguma dúvida, crítica ou sugestão?

Deixe seu comentário abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Diovane Gomes Bianchin disse:

    Olá! Gostaria de aplicar um Termostato desses em um resfriador. Porém, gostaria também de instalar um Inversor de Frequência Série YF Standard no meu equipamento. Vocês teriam algum esquema de instalação? Possuem algum exemplo de aplicação? Vi que ele é indicado para esse fim, mas não achei nada na web a respeito da instalação e configuração. Minha ideia principal é baixar a corrente de partida e manter o motor ligado por mais tempo e baixa rotação, fazendo assim com que a temperatura se mantenha baixa e que diminua a demanda de potência para resfriar o leite. Obrigado.

    Olá Diovane, tudo bem?
    Sua solicitação foi encaminhada para nosso suporte técnico.
    Em breve nossa equipe de suporte técnico entrará em contato para entender melhor sua necessidade e lhe dar dicas de como utilizar os produtos mencionados.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.