Como evitar erros em Inversores de Frequência

12/11/2015 - Dicas Ageon, Inversores de Frequência

Evitando erros em Inversores de Frequência

Como já citamos em posts anteriores aqui no blog, inversores de frequência são utilizados para realizar o controle da velocidade de motores de indução trifásicos. Ressaltamos em outro post até mesmo as 5 principais vantagens de utilizar inversores de frequência. Hoje falaremos sobre alguns cuidados simples que podem evitar erros nos inversores de frequência e manter seus equipamentos funcionando a pleno vapor.

 

Rede Elétrica Estável

Em primeiro lugar, uma rede elétrica estável é essencial para o bom funcionamento de um inversor de frequência. Grande parte dos erros que ocorrem nesses aparelhos são causados por flutuações na rede (subtensão ou sobretensão). Em casos extremos essas flutuações podem danificar o inversor e inclusive resultar na queima do mesmo.

 

Superaquecimento

O superaquecimento é outra questão que pode ocasionar erros nos inversores de frequência. De modo geral, os inversores podem superaquecer por dois motivos principais: a temperatura do ambiente está acima das especificações recomendadas ou o inversor está trabalhando com sobrecarga. Na primeira hipótese, recomenda-se melhorar a ventilação no ambiente ou alterar o local da instalação do inversor. No segundo caso é importante verificar se a potência do motor é suportada pelo inversor. O superaquecimento do inversor também pode estar relacionado com a frequência de chaveamento dos IGBTs. O nível de aquecimento é diretamente proporcional à frequência de chaveamento, ou seja, quanto maior a frequência de chaveamento, maior o nível de aquecimento do inversor. Porém, com uma frequência de chaveamento mais baixa, o ruído no motor aumenta.

 

Erros de Comunicação

Alguns erros mais comuns e simples de resolver são relacionados a falhas na comunicação entre o inversor e a IHM. Nesses casos recomenda-se verificar se os cabos estão conectados corretamente ou se estão danificados de alguma forma.

 

Parametrização

Outros erros que podem ocorrer (como a sobrecorrente por hardware ou a sobrecarga na função corrente x tempo), podem ser evitados utilizando um inversor bem dimensionado e bem parametrizado. Por esse motivo a Ageon mantém uma equipe técnica à disposição para tirar dúvidas sobre seus produtos e auxiliar na parametrização. Também recomendamos que a instalação seja feita por um profissional qualificado.

 

Saiba mais sobre os inversores de frequência da Ageon

A Ageon possui três linhas distintas de inversores e frequência. A Série XF possui formato compacto e atende a motores trifásicos de 0,5CV a 2CV. A Série YF possui IHM destacável e atende a motores de 0,5CV a 5CV. Existe ainda a Série IEX70, com modelos de 4A e 6A, destinados especialmente a esteiras ergométricas.

***

O que você achou do post? Acredita que essas dicas podem auxiliar a evitar ou resolver problemas com inversores?
Deixe sua resposta abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    António Mesquita disse:

    Boa
    o que pode ser quando um variador para ligar seja necessário aproximar uma fonte de calor exemplo ( Aquecer o equipamento com um secador de cabelo e passado alguns segundos ele liga e passa a funcionar normalmente )
    Gostaria de saber qual o componente que provoca este problema
    Cumprimentos
    A Mesquita

    Olá António, como vai?
    Qual o modelo do seu inversor de frequência?
    Caso ele seja fabricado pela Ageon, recomendamos entrar em contato com nosso suporte técnico pelo telefone (48) 3028-8878.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Diogenes Bitencourt disse:

    Boa tarde ! Tenho um inversor modelo xf05 esta com pequeno poblema! Trabalha 2 minutos e 30 segundos e para o motor. Gostaria de saber se é um serviço caro ?

    Olá Diogenes, tudo bem?
    Você pode entrar em contato com nossa equipe técnica pelo telefone (48) 3028-8878. Dessa forma poderemos identificar se este é apenas um problema de configuração ou se o inversor está danificado.
    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

    Ivair Rosa disse:

    Obrigado pelas dicas e fique registrado ai que estamos ligados na Ageon

    Muito obrigado pelo seu comentário, Ivair.

    Ficamos felizes em saber que você acompanha o nosso blog e se interessa pelos assuntos que abordamos por aqui.
    Fique à vontade para utilizar os comentários para dar a sua opinião sobre os posts, para tirar dúvidas e até mesmo para sugerir assuntos do seu interesse.

    Atenciosamente,
    Equipe Ageon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guias Práticos
Que tal saber tudo sobre o seu produto em um só lugar? Aprender a instalar, configurar e até mesmo ter acesso às principais dúvidas de outros usuários? Acesse nossos guias práticos e tire todas as suas dúvidas sobre o produto do seu interesse.