Ciclo de degelo de um controlador de temperatura para refrigeração

18/07/2018 - Refrigeração

Ciclo de Degelo nos Controladores de Temperatura Ageon

O degelo é uma etapa muito importante quando se fala em refrigeração. Já falamos aqui no blog sobre sobre os principais tipos de degelo e sobre como esse processo é responsável por manter a eficiência do sistema. O degelo pode ser realizado em ciclos automáticos gerenciados pelo controlador de temperatura, por exemplo. São algumas etapas que ocorrem em sequência e então voltam a se repetir. Neste post vamos falar justamente sobre as etapas de um sistema de refrigeração com ciclo de degelo e como o controlador de temperatura funciona em cada uma delas.

 

Quais as etapas de um sistema de refrigeração com ciclo de degelo?

Primeiramente é essencial identificar as etapas do sistema de refrigeração que possui ciclo de degelo. Podemos considerar quatro etapas ao todo, utilizando como exemplo o processo dos controladores Ageon para refrigeração. As etapas são as seguintes:

1. Refrigeração
2. Degelo
3. Drenagem
4. Atraso nos ventiladores

Cada uma dessas etapas possui um objetivo bem definido e o controlador de temperatura se comporta de forma diferente em cada uma delas. Em seguida você pode visualizar uma explicação mais detalhada de cada etapa.

1. Refrigeração

Ciclo de Degelo - Etapa 1

Esta é a etapa fundamental de qualquer sistema de refrigeração, pois é nela que ocorre o controle de temperatura. Nesta etapa o compressor é acionado automaticamente pelo controlador para atingir a temperatura configurada. Os ventiladores podem funcionar de duas formas durante esta etapa, de acordo com a configuração do controlador. É possível que os ventiladores fiquem sempre acionados durante a refrigeração ou que sejam acionados apenas quando o compressor estiver ligado.

2. Degelo

Ciclo de Degelo - Etapa 2

Como o nome sugere, esta etapa é onde o degelo ocorre efetivamente. O compressor é desativado e, dessa forma, o controle de temperatura é interrompido. Assim, o gelo presente no evaporador começa a derreter.  Em sistemas com degelo natural o compressor permanece desligado pelo tempo definido na configuração. Em sistemas com degelo elétrico ou gás quente, a saída de degelo fica acionada por um tempo configurável ou até que a temperatura do evaporador atinja um determinado valor. Durante a etapa de degelo o ventilador pode ficar ativado ou não, de acordo com a configuração do controlador.

3. Drenagem

Ciclo de Degelo - Etapa 3

Após a realização do degelo, a etapa de drenagem permite que a água presente no evaporador escorra até o reservatório. A duração desta etapa é configurável. As saídas do compressor e do degelo ficam desativadas enquanto a drenagem ocorre. O ventilador pode ou não ser acionado, de acordo com a temperatura do evaporador.

4. Atraso nos ventiladores

Ciclo de Degelo - Etapa 4

Nos sistemas que utilizam degelo elétrico ou por gás quente, a temperatura no evaporador costuma aumentar durante o degelo. Por isso existe a etapa de atraso nos ventiladores. Nesta etapa o compressor é acionado, retirando o calor do evaporador. No entanto os ventiladores permanecem desligados para evitar que o calor se espalhe no interior do equipamento.

 

Verificando a etapa atual do ciclo de degelo nos controladores Ageon

Se você possui um controlador de temperatura Ageon para refrigeração, é possível identificar em qual etapa do ciclo o sistema se encontra. Para isso, basta pressionar a tecla “cima” do controlador. Em seguida, um dos códigos abaixo será exibido no display:

  • rE – Refrigeração
  • dE – Degelo
  • dr – Drenagem
  • Af – Atraso nos ventiladores

Degelo em controladores Ageon para refrigeração

Para visualizar quanto tempo resta para o final do ciclo, mantenha a tecla “Set” pressionada enquanto o estado atual for exibido. O display então mostrará qual o tempo restante para o fim do estado atual, conforme imagem.

Além de visualizar o estado atual, também é possível avançar etapas no ciclo de degelo. Enquanto o estado atual for exibido no display, pressione a tecla “cima” por 4 segundos. Dessa forma, o controlador entrará automaticamente na etapa seguinte. Isto pode ser utilizado para forçar um degelo ou para pular a etapa de drenagem, por exemplo.

***

Este post foi útil? Deixe seus comentários abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

    Lenon Francys de Oliveira Mota disse:

    Meu balcão expositor está entrando em degelo automaticamente, o que seria?

    Olá, Lenon.
    Que bom vê-lo por aqui 🙂
    Quanto ao seu questionamento, é normal! Se o controlador tem a função de degelo e está corretamente programado, deve-se realmente fazer o degelo. Por se um expositor de bebidas, esta função é mais importante ainda, pois abre-se várias vezes a porta e geralmente a temperatura conservação é mais baixa.

    Qualquer dúvida, estaremos sempre à disposição.

    Atenciosamente,
    Equipe AGEON

    Muito bom esta matéria sobre degelo, parabéns.

    Wallace do nascimento Mendonça disse:

    Muinto importante

    Conserto de máquina de Lavar Flamengo RJ disse:

    SHOW!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.