AutomaSol para sistemas de aquecimento solar – Função Arrefecimento

24/05/2017 - Aquecimento Solar

AutomaSol para sistemas de aquecimento solar – Função Arrefecimento

A linha AutomaSol é composta de controladores diferenciais de temperatura desenvolvidos especialmente para sistemas de aquecimento solar. Realizam o acionamento automático da bomba de acordo com a diferença de temperatura entre os coletores e o reservatório. Entre suas principais características estão o seu formato compacto e a facilidade de instalação.

No entanto, os controladores da linha AutomaSol também possuem uma série de parâmetros de proteção. Esses parâmetros permitem o controle total do sistema de forma que sejam evitados danos ao equipamento ou desconforto aos usuários. Uma dessas funções de proteção é a função arrefecimento.

 

O que significa arrefecimento nos controladores AutomaSol?

Os controladores AutomaSol são muito utilizados em sistemas de aquecimento solar para piscinas. Geralmente, nesse tipo de sistema a água fria é bombeada para os coletores, onde é aquecida e retorna à piscina. Dessa forma a água no interior da piscina fica em uma temperatura agradável para o usuário.

No entanto, em alguns casos a temperatura da água na piscina pode ficar acima da desejada pelo usuário, causando desconforto. Para esses casos existe a função de arrefecimento, que altera o funcionamento do AutomaSol para que a àgua passe pelos coletores novamente, reduzindo a temperatura da àgua na piscina. Esta função atua da seguinte forma:

  1. Quando ativado, o arrefecimento funciona sempre que a temperatura da água na piscina estiver acima da temperatura desejada (SetPoint).
  2. Se a temperatura dos coletores estiver pelo menos 3°C abaixo da temperatura na piscina, a bomba é acionada.
  3. A função mantém a bomba acionada até que a temperatura da piscina seja menor que o SetPoint, ou caso a temperatura dos coletores fique apenas 1°C abaixo da temperatura da água na piscina.

 

É importante ressaltar que o arrefecimento nestes casos depende de uma série de variáveis. Fatores como a incidência de sol nos coletores, material da piscina e muitos outros podem interferir no desempenho desta função. Além disso, a função arrefecimento está desativada por padrão nos controladores AutomaSol. Para ativá-la, basta alterar o parâmetro P7.

***

O que você achou da função de arrefecimento presente nos controladores de temperatura AutomaSol?

Deixe sua crítica, elogio ou sugestão nos comentários abaixo.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "AutomaSol para sistemas de aquecimento solar – Função Arrefecimento"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.