Tecnologia aplicada à Cadeia de Frio

28/01/2015 - Refrigeração

ArcSys - Ageon Electronic Controls

A Cadeia de Frio (também chamada de Rede de Frio) é o processo que engloba o armazenamento, a conservação, a manipulação, a distribuição e o transporte de produtos que precisam de condições adequadas de refrigeração. Na área da saúde a Cadeia de Frio tem o objetivo de manter vacinas e outros medicamentos em temperatura controlada, visto que uma variação excessiva pode fazer com que os produtos se deteriorem, comprometendo sua potência e eficácia.

O Ministério da Saúde publicou um manual esclarecendo esse processo e dando recomendações que vão desde o laboratório do fabricante até o destino final dos medicamentos. O Manual de Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações aborda, entre vários outros aspectos, tecnologias aplicadas ao controle de temperatura. Um exemplo são os sistemas de monitoramento com dataloggers, que podem substituir o preenchimento manual de planilhas e rondas periódicas para verificação de temperatura.

Um sistema de monitoramento de temperatura como o ArcSys automatiza processos que antes seriam realizados de forma manual. O armazenamento dos dados em um cartão de memória (SD Card) e a geração de gráficos e tabelas proporcionam mais facilidade e comodidade, além de dispensar as rondas periódicas para verificação da temperatura de cada unidade. O acesso a esses dados de forma remota, através de um celular ou computador conectado à internet, permite que o monitoramento seja realizado mesmo fora dos horários de expediente. Há ainda a programação de alarmes por e-mail ou SMS caso a temperatura saia da faixa programada, possibilita a tomada de ações antes que a mercadoria se torne inutilizável.

A modernização Cadeia de Frio é algo que vem ganhando força nos últimos anos. Os benefícios da utilização de novas tecnologias resultam em diminuição da possibilidade de falhas, maior controle do processo como um todo e redução da perda de mercadoria.

FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_rede_frio4ed.pdf

***

Você já conhecia a Cadeia de Frio? Segue suas recomendações? Acha interessante utilizar um sistema de monitoramento?

Comente abaixo e deixe sua opinião.

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Tecnologia aplicada à Cadeia de Frio"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monitoramento de Temperatura Online
Acesse seus controladores de temperatura pelo celular, tablet ou computador. Monitore seus equipamentos em tempo real pela internet a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. É fácil, é rápido, é seguro.