Novas funções do inversor de frequência IRX Pro para climatizador

14/11/2018 - Climatizadores

Novas funções do inversor de frequência IRX Pro para climatizador

Inversores de frequência para climatizadores evaporativos são diferentes de inversores para automação e possuem funções específicas. Climatizar, dreno e swing, por exemplo, são recursos que inversores comuns não possuem, mas que são indispensáveis para um climatizador.

Além de todas as funções para o controle do climatizador que a linha IRX Pro já possui, a nova versão deste inversor traz novidades. A partir da versão x14 os inversores de frequência IRX Pro possuem chave de programação e controle de temperatura. Veja como esses recursos podem contribuir para o funcionamento do climatizador de temperatura.

 

Função Chave de Programação

Imagine que você precisa instalar 10 climatizadores em um ambiente e que todos possuem as mesmas configurações. Normalmente seria necessário configurar cada um dos inversores individualmente, ou seja, alterar parâmetro por parâmetro 10 vezes. Parece desperdício de tempo, não é mesmo?

As novas versões do inversor IRX Pro facilitam muito este trabalho. As novas IHMs possuem a função de chave de programação que permite copiar a configuração de um inversor para todos os demais.

  1. Para utilizar esta função, primeiramente é preciso ligar o inversor já configurado até que a sigla “RDY” seja apresentada no display.
  2. Em seguida, pressione as teclas Climatizar e Modo simultaneamente por 4 segundos.
  3. Pressione então a tecla Baixo por 4 segundos para copiar a configuração e desligue o inversor ao final do processo.
  4. Conecte esta mesma IHM no inversor que deseja configurar e o energize.
  5. Com o inversor ligado, pressione a tecla Cima por 4 segundos para gravar as configurações da IHM no inversor. Desligue o inversor ao final do processo.
  6. Repita os passos 4 e 5 em todos os inversores que deseja configurar.

Chave de Programação - IRX Pro

Para que a IHM saia do modo de chave de programação, ligue o inversor com a IHM conectada e, em seguida, pressione as teclas Climatizar e Modo simultaneamente por 4 segundos.

Antes de utilizar a função Chave de Programação, certifique-se de que todos os inversores sejam compatíveis (versão x14 ou superior).

 

Controle de temperatura no climatizador

Outra novidade dos inversores IRX Pro é o controle do climatizador de acordo com a temperatura ambiente. Agora é possível utilizar o inversor em Modo Manual ou Modo Automático, alternando através da tecla Modo.

O Modo Manual é o funcionamento normal do inversor de frequência. As teclas Cima e Baixo controlam a velocidade do ventilador, enquanto o controle da bomba é feito pela tecla Climatizar.

Já o Modo Automático controla a velocidade do ventilador e o acionamento da bomba automaticamente, de acordo com a temperatura ambiente. As teclas Cima e Baixo são utilizadas para definir a temperatura de controle.

***

O que você achou destas novidades do inversor de frequência IRX Pro?

Fique por dentro das novidades

Receba novidades dos assuntos do seu interesse diretamente no seu e-mail:

Comentários

Seja o primeiro a comentar o post "Novas funções do inversor de frequência IRX Pro para climatizador"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas sobre Inversores de Frequência
Tire suas dúvidas sobre inversores de frequência. Veja como configurar, como instalar e como aproveitar todos os recursos dos inversores de frequência. Confira outras postagens.