A importância da manutenção preventiva nas esteiras ergométricas
28/03/2019 - FitnessAs esteiras ergométricas estão entre os equipamentos mais disputados da academia. É justamente por isso que os componentes da esteira podem sofrer desgastes e alterações normais de uso. A manutenção preventiva evita problemas na utilização e conservação do aparelho é altamente recomendado realiza-la periodicamente.
Por que realizar manutenções preventivas na esteira ergométrica?
Uma esteira ergométrica é composta de várias partes que trabalham em conjunto. É o caso, por exemplo, do motor, do inversor de frequência, do painel, da lona, entre outros. De acordo com a intensidade de utilização, estas partes podem apresentar algumas alterações e desgastes.
No decorrer do tempo estas alterações podem se acumular, prejudicando a estrutura da esteira ergométrica. Além de danificar o equipamento, isso pode resultar em danos para os usuários.
Dessa forma, as manutenções preventivas servem para evitar problemas na esteira ergométrica, mantendo seu funcionamento correto e garantindo a segurança dos usuários.
Cuidados diários com a esteira ergométrica
Antes mesmo de realizar a manutenção preventiva, alguns cuidados diários podem aumentar a vida útil da esteira ergométrica.
O suor e a poeira, por exemplo, podem danificar os componentes eletrônicos da esteira. Por isso é recomendado limpar o painel todos os dias após o uso.
Da mesma forma, a limpeza da lona e dos estribos laterais também é importante. Estas áreas acumulam sujeira, suor e oleosidade que podem atingir partes sensíveis da esteira, como o motor e o inversor de frequência. Até mesmo o excesso de lubrificação na lona, por exemplo, pode resultar em curto-circuito no inversor de frequência.
Hora da manutenção preventiva: melhor chamar um técnico
Apesar de alguns cuidados simples serem indicados para realização diária na academia, existem alguns procedimentos que exigem certo nível de conhecimento técnico. Por esse motivo é muito importante ter um técnico de confiança para fazer a manutenção preventiva da esteira ergométrica.
A periodicidade da manutenção preventiva pode variar de acordo com intensidade de uso da esteira ergométrica e também das condições ambientais. Fatores como a temperatura e a umidade do ambiente podem interferir diretamente no acúmulo de resíduos no interior da esteira, causando problemas relacionados à oxidação, corrosão, curto-circuitos, entre outros. Através de uma análise, o técnico de manutenção poderá avaliar o estado da esteira e tomar ações para evitar que tais problemas ocorram.
O técnico de manutenção irá verificar toda a estrutura da esteira, se atentando para diversos detalhes. O plug de conexão na tomada, por exemplo, não deve possuir nenhum tipo de deformação causada por aquecimento. A esteira deve estar em uma superfície plana e nivelada, evitando o acúmulo de lubrificação em determinadas áreas da esteira. Os parafusos e porcas devem ser reapertados em caso de afrouxamento. As carenagens e chassis devem ser limpos, retirando todos os resíduos sólidos e líquidos que possam chegar até o conjunto do motor e inversor de frequência.
Antes de tudo, utilize equipamentos de qualidade
Uma forma de evitar problemas com a esteira e reduzir a frequência das manutenções preventivas é utilizar equipamentos de qualidade.
Quando se trata de inversores para esteiras ergométricas, a Ageon tem a solução certa para você: a linha IEX70 Pro.
Os inversores IEX70 Pro possuem gabinete de proteção que dificulta a entrada de resíduos e aumenta sua vida útil. Além disso, possuem proteção contra sobrecorrente, desativando o equipamento caso a corrente solicitada pelo motor seja maior do que o limite suportado.
Outra vantagem dos inversores IEX70 Pro é a facilidade de instalação e configuração. Não é a toa que seu slogan é “instalou, ligou“. Todas as configurações desses inversores são realizadas diretamente em uma chave DIP e em poucos minutos já é possível ver a esteira em funcionamento.
A linha IEX70 Pro é indicada para esteiras ergométricas com motores de até 8,5A. Sua alimentação é bivolt (110V/220V) e são compatíveis com os principais painéis do mercado. Que tal saber mais sobre a linha IEX70 Pro?
Deixe seu comentário, crítica ou sugestão sobre o post no formulário abaixo.
Compramos um silicone indicado numa loja especializada. Porém, ele vira “bolinha”, depois.. como se acumulasse, e não aderisse ou realmente fizesse a lubrificação de forma correta. É normal?
Olá, Luana, tudo bem?
Recomendamos entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico para que possamos entender melhor sua dúvida e ajudar a resolver seu problema. Você pode entrar em contato pelos seguintes canais:
Suporte Técnico Ageon:
(48) 3028-8878
(48) 99996-0430
Ou entre em contato por Whatsapp em https://api.whatsapp.com/send?phone=5548999960430